Home Franquia Como escolher uma franquia

Como escolher uma franquia

por Redação
Como escolher uma franquia

Muitas pessoas me perguntam como escolher uma franquia quando desejam fazer um investimento.  Existem diversas maneiras para a compra de um negócio e por isso hoje vou trazer algumas dicas que podem ser importantes para a sua tomada de decisão.

Um dos modelos mais comum para compra de franquias é o chamado “aquele trem é bão”, que consiste em não conhecer o negócio, ver apenas quanto custa e não fazer ideia do desafio que encontrará pela frente. O outro modelo é o “me disseram que dá dinheiro”, esse a pessoa entra por causa da opinião de outras pessoas. Brincadeiras à parte é preciso ser cauteloso quando se tem o plano de abrir o próprio negócio, seja ele franquia ou não, para minimizar os dessabores.

Muito tem se falado sobre como conduzir esse investidor que tem o desejo de começar um negócio próprio. Apenas pela sua percepção e feeling, pela sugestão de amigos próximos e familiares ou por estudos mais elaborados com apoio de psicólogos, suporte financeiro e especialistas do setor de franquias.

O fato é que para ter sucesso é preciso de uma boa dose de informação de qualidade e de estudos de perfis  para ser mais assertivo e apoiar as decisões dos interessados em investir. É importante ressaltar que podemos dividir esse estudo em  3 etapas distintas que podem  ajudar quem deseja começar um negócio no ambiente de franquias.

Etapa 1 – Sou empreendedor ou não? 

A primeira etapa desse processo está ligado a verificação e confirmação do perfil empreendedor. Esse processo deve ser acompanhado por psicólogos que vão traçar a aderência empreendedora. Entender se o desejo é momentâneo ou um “verdadeiro estilo de vida”.

É importante ressaltar que diversas vezes algumas pessoas confundem o momento de vida que estão vivendo para empreender por necessidade. Isso não é errado, mas deve ser feito com mais cautela e estudo de riscos. Nesses momentos, pessoas que buscam um negócio como tábua de salvação podem se deixar levar por opiniões de terceiros ou não estudar de forma adequada os riscos daquele negócio.

Para isso é importante ter esse acompanhamento com profissional especializado para reduzir as chances de dar os primeiros passos numa expectativa muito acima da realidade.

Quanto mais se estudar o perfil empreendedor melhores são as chances de sucesso nos negócios. Essas análises comportamentais somadas as percepções de resiliência e de capacidade de assumir riscos podem ser o seu diferencial caso o seu negócio viva momentos desafiadores.

Etapa 2 – Que franquias combinam comigo?

A segunda etapa consiste analisar os dados do perfil e ligá-los aos segmentos com maior aderência. O mix de lojas foi apresentado a primeira vez pela Abrasce em 1997 e todos os anos recebem atualizações.  Assim, é possível analisar franquias que estão ligadas ao perfil empreendedor. A grande vantagem é diminuir riscos de aquisição de operações que não tenham afinidades adequadas.

Costumo dizer que não adianta gostar de fazer um risoto e acreditar que será um ótimo dono de restaurante. É preciso ter “match” com o segmento que irá atuar, afinal de contas, é sempre bom relembrar, que passará mais tempo dentro do negócio do que com amigos ou familiares.

Etapa 3 – Quanto de dinheiro estou a fim de investir?

A última etapa do projeto está ligada as questões financeiras. Qual o tamanho do dinheiro disponível para esse investimento? Qual a capacidade de captação de recursos no sistema financeiro? Você conhece uma DRE? Essas e outras questões devem ser respondidas.

Os dados da primeira etapa (Aderência), somada ao levantamento de segmentos com maior proximidade do perfil aliado ao volume de dinheiro disponível traça importantes caminhos de pesquisa. Saber quais são as franquias que mais se aproximam do perfil, com a capacidade de investimento e projeções financeiras – conservadoras, moderadas ou arrojadas – trarão mais segurança para realizar seus sonho de empreender.

Ao final dessa etapa a pessoa deverá estar pronta para escolher a franquia que melhor atende suas expectativas pessoais e financeiras. Caso queira conhecer um pouco mais sobre franquias, responda o questionário e enviaremos sugestão de franquias com base no seu perfil para aprofundar o conhecimento e com isso fortalecer seu plano de investimentos.

=======================================================================================================

Acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×