Home Brasil Expansão terceirizada é um novo modelo do varejo

Expansão terceirizada é um novo modelo do varejo

por Rodrigo Campelo
Terceirização da expansão é um novo modelo para o varejo

A expansão terceirizada é um novo modelo do varejo. A redução de custos é uma das maiores vantagens para empresas realizarem a terceirização de serviços, pois assim podem investir recursos em outras áreas e obtenção de maior qualidade em seus processos de elaboração de produtos e com isso tem mais chances de aumentar sua lucratividade.

Outra vantagem da terceirização é a transformação dos custos fixos em custos variáveis, já que transferem as obrigações da atividade à outra empresa, a empresa contratante fica livre de custos como, por exemplo, no caso de contratação de mão de obra terceirizada para execução de serviços fora do espaço físico da empresa, se eximindo de obrigações trabalhistas, gastos com treinamento, alimentação, telefones, de maneira que podem concentrar esforços e usar a estrutura para desenvolver outros processos e aumentar a qualidade de seu produto.

COMO FUNCIONA ESSE MODELO TERCEIRIZADO?

A expansão terceirizada normalmente é feita por franqueadores que desejam crescer de forma rápida e por isso, utilizam esse modelo de trabalho. Existem profissionais capacitados e cursos de especialização para qualificação de pessoas que se interessam por esse tema.

Terceirização de limpeza e segurança são muito comuns

Estamos acostumados com a terceirização de limpeza, segurança, muito comuns na nossa rotina diária. Vemos o trabalho deles em shoppings centers, bancos, lojas de departamento.

Entretanto, apesar da novidade começar a ganhar adeptos, o mercado varejista tem uma grande dificuldade em aceitar algumas mudanças de forma rápida. Isso fica evidente quando se trata da área de expansão que em sua maioria continua sendo feito pelos franqueadores.

Provavelmente o discurso para defender a postura mais lenta do varejista, estará baseada em que informações de expansão são estratégicas e vitais para o futuro das empresas.

No passado, com pouca tecnologia, isso até fazia sentido, nos dias atuais nem tanto.  O acesso a diversas plataformas digitais vem transformando o modo como são organizados essas informações, o que vem transformando e dificultando a manter escondidos alguns tipos de segredos.

O mais importante nos dias de hoje é focar no que é bom. Expandir deve ser feito por empresas especializadas, com referências e padrões estabelecidos pela franqueadora. Toda discussão, avaliação e diretrizes devem ser feitas a 4 mãos. O que estamos percebendo é que manter equipes de expansão e dispositivos georreferenciados tem se tornado caro.

Por isso, ter uma empresa especializada em planejamento de expansão é um excelente negócio, pois além de auxiliar na estratégia da expansão, tem a habilidade para negociar com proprietários de imóveis e empreendedores, e tem a capacidade de interagir e ajudar o franqueador na interação com os clientes. Tudo isso tem um outro objetivo importante: blindar a franqueadora de desgastes iniciais como a negociação de alugueis, por exemplo.

UM MERCADO CHEIO DE NOVIDADES

A terceirização na expansão é um mercado novo no varejo, mas tem demonstrado muitos pontos positivos, como a redução de custos mensais e de agilidade.  O que mais chama atenção de clientes é a possibilidade de ter apenas um interlocutor para conversar com o mercado. Ninguém quer ficar sendo bombardeado com informações sobre lojas, terrenos e espaços. Quando existe um filtro, todos ficam mais produtivos.

E QUANDO É O EMPREENDEDOR QUE PRECISA DE ENCONTRAR UMA FRANQUIA OU UM PONTO?

O mercado tá mudando tanto que de um lado da moeda temos as franquias precisando abrir novas lojas. Do outro lado da moeda temos pessoas que desejam empreender e montar o negócio próprio. Será que a terceirização ajuda nos dois casos?

Uma coisa é certa, ter pessoas especializadas é sempre uma vantagem competitiva. Como dizia minha avó “cada macaco, no seu galho”. Se o empreendedor está em busca de fazer um investimento mais certo e dentro de suas condições financeiras, o ideal é que leia essa matéria que fizemos sobre a jornada do franqueado.

Outro ponto importante pode ser visto no vídeo Sucesso com Franquia que postei logo aqui em baixo. Ela traz dicas interessantes que valem a pena conhecer.

É um novo modelo de pensar o varejo. Como expansão é um tema delicado, a empresa contratada deverá assumir um contrato de confidencialidade, para garantir aos clientes o seu bem mais preciso: A estratégia de crescimento. Em resumo podemos afirmar que depois focar cada vez mais na sua atividade fim, sobra muito mais tempo para tomar um café.

========================================================

Acompanhe o portal Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

2 comentários

Terceirizar a expansão - solução para franqueadores - Negócio e Franquia 8 de abril de 2020 - 11:22

[…] ou não conseguem estruturar uma equipe para cuidar da expansão da rede. A solução tem sido a terceirizar a expansão uma solução para […]

Resposta
Melting Burgers começa a expansão - Negócio e Franquia 23 de junho de 2020 - 10:04

[…] detalhe interessante é que esta nova unidade foi aberta por meio do co-franchising, modelo de negócio desenvolvido em parceria com a CoBiz, empresa especializada em expansão de […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×