Os programas de fidelização surgiram no início da década de 80, quando companhias aéreas dos estados unidos criaram esta estratégia para estreitar o relacionamento com seus clientes.
No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Empresas do Mercado de Fidelização, cerca de 90 milhões de pessoas participam de programas de fidelidade.
A fidelização de clientes tem ganhado corpo a cada ano. Diversas empresas apresentam novos modelos e buscam a sua atenção e atraí-lo com o seu potencial de consumo para perto.
UM MERCADO GIGANTE
É um mercado bilionário. Faturou mais de 2 bilhões de reais e resgataram mais de 245 bilhões em pontos e passagens. Comprar passagens ou produtos com os pontos recebidos é interessante, mas dá um trabalho muito grande acompanhar.
Depois de perder um monte de pontos, um amigo me apresentou uma plataforma para controlar os pontos de todos os programas de fidelidade que tenho.
A plataforma é gratuita e você cadastras os programas nela. O objetivo dela é centralizar as informações e te ajudar a tomar decisões. Quer vender seus pontos de cartão? Ela te diz quanto poderá receber. Quer comprar passagens ou alguma outra coisa, ela te ajuda a tomar a decisão.
E se você descobrisse que está se dedicando às prioridades erradas no seu negócio?
Sabia que esse é o caso de muitas empresas que só pensam em atrair novos clientes quando deveriam na verdade, considerar maneiras de fidelizar os clientes que já têm. A fidelização de clientes é fundamental para qualquer empresa que deseja se tornar referência e continuar no mercado por muito tempo. Podemos dizer então, que se tivéssemos que eleger a maior riqueza de uma empresa, provavelmente diria que é o cliente fiel.
Aqueles que conseguem ter pessoas fieis no seu negócio, tem um exército de porta vozes da sua marca ou do seu negócio.
TIPOS DE PROGRAMA DE FIDELIZAÇÃO
Existem 3 tipos de programas de fidelidade e você deve escolher o que melhor atende a sua empresa.
COALIZÃO
Este tipo de programa funciona como uma parceria entre várias empresas, que se unem para criar uma união em torno de uma moeda alternativa, que geralmente é representada por pontos.
Dependendo dos participantes dessa união, o consumidor pode ‘resgatar’ diferentes tipos de produtos, como recargas para o seu celular, passagens aéreas, gasolinas e até mesmo compras em supermercados.
A lógica desse programa, o fazer com que o cliente esteja constantemente consumindo em empresas parceiras para conseguir realizar a troca.
Participar ou não de um programa de fidelidade, por coalizão como é chamado, pode ser fator decisivo na hora da compra de um cliente.
Uma vez que a qualidade e o preço dos produtos estão equiparados, qualquer vantagem conta (ainda mais se faltarem poucos pontos para atingir o tão sonhado prêmio).
O principal diferencial desse modelo de programa em relação aos outros é o oferecimento de prêmios de diferentes empresas.
Basta juntar os pontos, fazendo as compras normalmente, e escolher o prêmio que mais agradar. Quanto mais diversificados os prêmios e mais parceiros estiverem participando do programa, maior é o público dele.
CASHBACK
O modelo de programa de fidelidade mais recente no Brasil é o Cashback, ou traduzindo ao pé da letra “seu dinheiro de volta”. A proposta desses programas é acabar com o sistema de pontuação. Ao invés de oferecer prêmios, à medida que o cliente compra, é permitido ao usuário receber de volta parte do dinheiro que gastou.
Você deve estar perguntando como? Esse modelo funciona da seguinte forma: o cliente compra em uma loja que tem o programa de fidelidade por Cashback.
A loja, ao registrar o programa de fidelidade, repassa um percentual da compra para a empresa de Cashback, como forma de remuneração pela parceria. A empresa de Cashback, pega uma parte desse valor e devolve ao usuário e por isso você tem o parte do seu dinheiro de volta.
PROGRAMA INDIVIDUAL
Esses programas individuais são menos conhecidos do que os programas de coalizão, mas são muito populares.
Como o próprio nome diz, eles são criados por uma empresa, sendo que os pontos podem ser trocados por produtos e serviços oferecidos pela própria companhia.
Esse modelo de programa de fidelidade é menos abrangente, a recompensa do cliente é escolhida pela empresa que cria o programa, podendo atender de forma eficaz o gosto do consumidor ou engessando e fazendo com que ele não utilize de forma eficiente o programa da empresa.
O importante é saber que a fidelização está na contramão da instabilidade econômica. É um dos setores que continua investindo e auxiliando os varejistas e consumidores a enfrentarem esse momento delicado do país.
O comércio precisa fidelizar o cliente para conhecer e mapear os hábitos de cada um dos seus clientes para oferecer atendimento e promoções especiais.
Por isso, a escolha do programa de fidelidade mais adequado para você envolve fatores que precisam ser observados:
- Ele tem que ser o mais vantajoso possível para o seu cliente e não para você, ok?
- O objetivo de qualquer programa é ajudar seu cliente a tomar uma decisão.
Lembre-se: Quando ele tiver alguma dúvida, o programa possa ser um diferencial e garantir o retorno da sua fidelidade.
Até por que esse é o principal objetivo dessas promoções, né?
Novos modelos de fidelização para ter a sua atenção
- Meliuz –
- Be Blue
- Dotz
- Smiles
- Tudo Azul
- Localiza
- Connect Miles
- Km de Vantagens
- Le Club Accor
- Petrobrás Premmia
- Multiplus
- Movida