Home Varejo Ditados populares que ajudam os negócios

Ditados populares que ajudam os negócios

por Rodrigo Campelo
Ditados que ajudam a empreender

Existem ditados populares que podem ajudam os negócios. Os ditados populares são frases ou expressões consideradas por muitos como sábias, por serem culturais. Ou seja, por transmitirem experiências e conhecimentos. Enquanto, para outros, os ditados são considerados como uma forma de inovar o diálogo, deixando-os em alguns casos mais cômicos, ou mais diferentes.

O conhecimento transformado em ditado pode te ajudar a entender que caminhos tomar. Já parou para pensar nisso?

A pressa é inimiga da perfeição ou Olho do dono é que engorda o boi

Olho do dono que engorda o boi

O conhecimento popular está ligado a experiência e conhecimento.

Alguns ditados populares que ajudam nos negócios

1. Para um bom entendedor, meia palavra basta

Esse ditado é para aquela pessoa que presta atenção no que foi dito. Nem precisa terminar a frase a já entendeu tudo. Como dizia meu velho pai, é um cara que toca de ouvido.

2. De grão em grão, a galinha enche o papo

Não tem jeito de atingir o resultado de uma vez só. Se for comer tudo sozinho vai engasgar e se empanturrar. Esse ditado mostra que seu objetivo pode ser alcançado se for cauteloso, tiver paciência e calma para a conquista. Seguir etapas é um treinamento muito bom para não pular procedimentos.

3. Por ele eu ponho minha mão no fogo

Confiança é a base de qualquer negócio. É preciso confiar no seu chefe, no seu colega e nas pessoas do seu time. Quando dizemos que colocamos a mão no fogo, estamos exaltando a confiança e afirmando que pode confiar no que aquela pessoa está falando.

4. Quando um burro fala, o outro abaixa a orelha

Quando todo mundo fala junto ninguém escuta ninguém. Esse ditado mostra que é preciso aprender a escutar antes de dizer qualquer coisa. É importante conhecer o conteúdo do que está sendo dito para evitar cair em armadilhas ou tomar decisões precitadas.

5. A pressa é inimiga da perfeição

Basicamente, essa é uma frase bem “conselho de avó”. Ela é usada para aconselhar alguém, por exemplo, para não fazer as coisas rápidas e sem qualidade. Ou seja, melhor atrasar o serviço, do que entregar algo mal feito.

6. À noite todos os gatos são pardos

A noite a visão fica turva e podemos confundir o que estamos enxergando. Para justificar atitudes impensadas ou minimizar o impacto do que foi dito, esse ditado serve para amenizar e explicar a tomada de decisão apressada.

7. Deus escreve certo por linhas tortas

Basicamente, essa expressão tem um caráter religioso, e é usada para expressar que de algum modo, tudo dará certo no final. Pode também explicar que as dificuldades que você está vivendo foi uma escolha sua.

8. Quem com ferro fere, com ferro será ferido

Essa basicamente, quer dizer que o destino te devolve tudo que você faz. Ou seja, se você agir de modo negativo para com as outras pessoas, consequências negativas chegarão também um dia até você.

9. Um dia é da caça, outro do caçador

Enquanto essa expressão significa que a vida pode lhe oferecer dias bons e outros ruins. Portanto, sem abaixar a guarda nesses dias ruins, porque os bons também virão.

10. Cada macaco no seu galho

Essa expressão quer dizer, basicamente que cada pessoa deve ficar no seu canto, ou melhor, cada um deve se preocupar somente com aquilo que lhe diz respeito. Não adianta achar que é um cara muito bom financeiro e no marketing e na operação. É preciso ter boas pessoas para atingir resultados melhores. Quando tem pessoas preparadas que conhecem bem o trabalho, podemos afirmar que cada macaco ficou no seu galho e fez um excelente serviço.

11. Casa de ferreiro, espeto de pau

Quando temos habilidades não utilizamos esse conhecimento em favor próprio. Normalmente ajudamos amigos, colegas e pessoas que nos pedem. Mas em algum momento esquecemos de usar aquele conhecimento com a gente.

12. Mente vazia, oficina do diabo

Ficar sem fazer nada, sem atividades por um longo período pode ser o começo do fim. Você esquece das coisas boas que aprendeu e como lidar com os desafios que a vida te apresenta. Quem fica à toa começa a pensar coisas ruins, ou negativas.

Você conhece algum ditado que não está aqui? Escreva nos comentários e vamos pesquisar e ampliar nossa lista de ditados. Ah não esquece de seguir a gente na Rádio Super FM. Toda segunda e quarta a coluna Negócio e Franquia traz novidades para você.

Posts Relacionados

1 comment

Tecnologia ajuda pequenas redes a crescer - Negócio e Franquia 16 de abril de 2020 - 14:17

[…] caso do marketing, por exemplo, não é preciso parar de investir em ações de divulgação offline, mas pode-se […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×