Home Franquia 3 desvantagens de ter uma franquia

3 desvantagens de ter uma franquia

por Rodrigo Campelo
3 desvantagens de ter uma franquia

O ambiente de franquias traz uma sensação de segurança para quem vai empreender, e não é a toa. A experiência dos franqueadores que foi adquirida ao longo dos anos é transferida para quem vai empreender. Mas por trás de tanta coisa legal quais são as desvantagens do modelo de negócios? Provavelmente você já pensou nas vantagens de ter uma franquia, mas e nas desvantagens, alguma vez você parou para pensar?  Trouxemos 3 desvantagens de ter uma franquia.

A primeira desvantagem: Pouca Flexibilidade

O mercado de franquias traz pouca flexibilidade para o franqueado. Os controles sobre as operações do franqueado são constantes e permanentes. O objetivo das auditorias é detectar falhas no cumprimento das obrigações por parte do franqueado, atuando nos controles financeiros e contábeis, assim como no controle de operações reorientando para o rumo certo na gestão do negócio. 

A segunda desvantagem:  Falha no sistema

O risco de falhas no sistema podem acontecer e impactar o seu negócio. Ao escolher uma rede de franquias com um sistema problemático, o franqueado pode fazer mau negócio acarretando problemas operacionais no futuro.  Isso afetará o negócio e poderá ocorrer o descumprimento de algumas cláusulas do contrato, como atraso na entrega de produtos e equipamentos. Pode ainda ter deficiência na variedade de produtos, diminuição da rentabilidade prevista e perda de qualidade e/ou pouca inovação nos produtos comercializados.

A terceira desvantagem: O ponto não é você que escolhe

Por fim, a desvantagem que mais pode incomodar os empreendedores é a localização forçada. Apesar da possibilidade do franqueado dar sugestões de locais apropriados para a instalação do ponto de venda, o fato do franqueador ter a responsabilidade final pela localização faz com que ele, na maioria dos casos, a determine.

O franqueado deve estar ciente de que a interdependência mútua no sistema de franquia é uma condição fundamental para o desenvolvimento da rede. O sucesso e o fracasso serão compartilhados pelo franqueado e pelo franqueador por isso as regras são importantes nesse modelo de negócios. 

=====================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×