Home Brasil A importância da geolocalização para seu negócio

A importância da geolocalização para seu negócio

por Rodrigo Campelo

A localização da sua franquia interfere diretamente no desempenho das vendas

Você já ouviu falar sobre geolocalização? Já pensou que o ponto comercial faz toda diferença no faturamento de seu negócio?  Sabia que existe um profissional para te ajudar nesse processo de escolha? Se você acha que o local está interferindo diretamente na queda das vendas ou se quer abrir uma nova franquia, não pode deixar de estudar melhor o lugar do seu estabelecimento.

A geolocalização, ou seja, a localização do ponto comercial pode acarretar no sucesso ou no fracasso do seu negócio, por isso ela merece muita atenção e cuidado. Para decidir onde será seu estabelecimento é imprescindível que seja feita uma análise geográfica da região em estudo. Por meio de técnicas de geomarketing, os assessores são os responsáveis em auxiliar o franqueado a encontrar o lugar o certo.

Pensando em esclarecer o quanto a localização é importante para seu negócio, apresento, neste post, alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de fazer sua escolha. Confira!

Defina propostas reais

Você acredita em Papai Noel? Então também não pode acreditar na teoria “feeling”, em que tudo é baseado na emoção, na intuição e dedução. O seu negócio precisa ter planejamento, coleta de dados e pesquisas. A geolocalização é um assunto muito sério na hora de definir o seu negócio, por isso a assessoria de um consultor de franquias é necessária. Esse profissional vai auxiliá-lo em todo processo – da escolha até a entrega do seu estabelecimento.

Estude as opções

Mesmo que você opte por uma franquia conhecida e prestigiada, se o ponto comercial for ruim, o negócio não valerá a pena. O local é essencial para garantir o sucesso do seu empreendimento. Para escolher a melhor alternativa, o futuro franqueado deve se atentar a alguns cuidados que estão ligados a questões estratégicas, administrativas, financeiras e jurídicas.

Escolha o lugar ideal

Lembre-se que o ponto comercial pode causar uma boa ou uma má impressão para a marca da franquia e o seu estabelecimento. Para ter certeza que escolheu o lugar certo, você deve levar em consideração alguns fatores, como:

  • Comportamento do público alvo;
  • Horários de maior fluxo de pessoas;
  • Se o local é movimentado;
  • Dados socioeconômicos da região;
  • Quais são seus concorrentes próximos;
  • Se o local é seguro;
  • Visibilidade;
  • Se o preço do aluguel compensa o investimento;
  • Qual será o custo de transporte para o franqueado e seus funcionários;
  • Se existe local para estacionamento;
  • Como é funciona o volume de tráfego na região;
  • Como é feito o acesso ao estabelecimento.

Todas essas informações acima devem ser apresentadas pelo seu consultor por meio de mapas. Assim você poderá visualizar melhor os prós e contras do local analisado e não correr o risco de entrar numa fria.

Vale ressaltar que mesmo que você tenha um assessor que te ajude na escolha do seu ponto comercial, ele não é o responsável por cumprir as exigências burocráticas ligadas à autorização de funcionamento (alvará) ou demais questões legais.

Agora que você já sabe como a geolocalização é importante para o seu negócio, compartilhe esse post nas redes sociais para que seus amigos também tenham acesso a essas informações!

Posts Relacionados

1 comment

Quais são os problemas mais comuns em Franquias - Negócio e Franquia 20 de maio de 2020 - 19:35

[…] dos problemas habituais de todo negócio, de toda empresa, tais como funcionários, consumidores, localização do ponto, capital de giro, concorrência e sazonalidade, existe um problema bastante delicado que é o […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×