Home Franquia O que é uma franquia?

O que é uma franquia?

por Gabriela Castro
O que é uma franquia?

 

Franquia, franchising ou franchise é um negócio que possui como modelo de operação copiar e transferir para outro ponto comercial, com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial. O termo franquia é utilizado para representar a relação entre o franqueado e franqueador, os direitos e obrigações desta relação e a unidade operada pelo franqueado.

O franqueador fornece ao franqueado o direito de comercialização de seus produtos e serviços, além de seu conhecimento, o know how, e gerenciamento. Este modelo de negócio é regido pela lei 8955/94, logo, a circular de franquia é obrigatória e deve ser apresentada pelo franqueador, indicando as condições jurídicas. Já o franqueado investe, trabalha e assume integralmente os custos de montagem e operação de sua loja franqueada e também remunera a franqueadora pela transferência de know how,  treinamentos, uso da marca e assistência contínua.

Investir em um modelo de franquia traz a certeza de colocar o seu dinheiro em uma empresa que já deu certo, passou por desafios e que deseja ampliar o alcance.  O investidor tem apenas o trabalho de adquirir o direito de abrir a loja física ou home office, em marcas que possibilitam esse modelo,  e começar a executar as atividades da marca de acordo com suas regras.

Outro ponto que o interessado deve observar é a possibilidade de oferecer um produto e/ou serviço que já foi testado, comprovado e aprovado pelo público. Como tudo já está à disposição do franqueado, ele só precisa garantir a qualidade do trabalho, a divulgação, a capacitação dos seus colaboradores e o controle de gastos, pois mesmo que a marca não pertença a você, será sua responsabilidade administrar os gastos e investimentos na sua unidade.

Um grande exemplo de  franquia é o  McDonalds, que inicialmente possuía apenas um local de venda, que já fazia bastante sucesso. Porém, o restaurante se recusava a abrir outra unidade própria. O cenário mudou quando um simples vendedor apareceu com uma oferta para copiar o modelo de negócio dos irmãos McDonalds e abrir outras lojas com a mesma bandeira do restaurante.

Assim, anos depois o vendedor (Roy Kroc), abriu a primeira franquia do McDonalds e nunca mais parou. Hoje são mais de 5 mil unidades em todo o planeta. Mais de mil apenas no Brasil.

=======================================================================================================Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×