Home Franquia Você sabe a diferença entre Licença e Franquia?

Você sabe a diferença entre Licença e Franquia?

por Rodrigo Campelo

Escolher no que investir é sempre um grande desafio. Dá aquele frio na barriga e diversas dúvidas aparecem. Você já deve ter visto diversas opções para empreender, mas Você sabe a diferença entre Licença e Franquia?

É preciso ficar claro que franquia e licenciamento são coisas completamente diferentes.

Na franquia, cada unidade adquirida precisa seguir o padrão da marca, que por sua vez oferece suporte, treinamento e a transferência de conhecimento além do desenvolvimento do negócio.

Em outras palavras, uma rede de franquias funciona como uma receita de sucesso que deve ser seguida à risca pelo operador.

O modelo de loja licenciada existem algumas características importantes.

O modelo de loja licenciada traz mais liberdade e consequentemente maiores desafios, uma vez que o empreendedor tem autonomia no negócio. Normalmente tem isenção no pagamento de taxa de adesão. O empresário é o responsável pelo quanto será investido em comunicação local para divulgação da marca.

Outro ponto importante para dizer é que o empreendedor terá apenas a transferência de direito de uso da marca e o contrato também vem com menos tempo de duração e menos responsabilidade.

Você sabe a diferença entre Licença e Franquia

Infográfico – Diferença entre Loja Licenciada e Franquia

Tem como explicar melhor?

Para você entender vou fazer um comparativo: na franquia a receita do bolo já existe e você deve seguir o que está escrito para funcionar. As regras do jogo, ou melhor a receita, são definidos no começo.

No modelo licenciado a receita do bolo deverá ser criada pelo empreendedor. Não há regras definidas no começo. Ele terá que testar, implementar e ver o que dá certo ou não na região dele. Terá maior autonomia para fazer a gestão e claro maior risco.

Uma coisa é certa. Não existe modelo que funcione no automático. Nenhum dos dois modelos vão trazer resposta sem sua disponibilidade, seu empenho e dedicação. Avalie qual o modelo se aproxima do seu perfil e pesquise. Converse e não tenha vergonha de perguntar.

Agora você sabe a diferença entre Licença e Franquia. Com isso fica muito mais fácil tomar a decisão e escolher o investimento adequado para o seu perfil.

========================================================

Acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×