Home Franquia Abrir uma Franquia ou negócio próprio?

Abrir uma Franquia ou negócio próprio?

por Luiz Villar
Abrir uma Franquia ou negócio próprio?

Todo empreendedor faz uma pergunta para ajudar a tomada de decisão. Abrir uma Franquia ou negócio próprio? Mas, antes de se decidir entre negócio próprio ou franquia, o candidato a empreendedor, deverá fazer uma autoanálise se ele possui as características necessárias para montar um negócio:

  1. Vendas: Como ele irá vender seu produto ou serviço ?
  2. Ele está se candidatando a empreender por vontade ou necessidade?
  3. Suas despesas pessoais nos primeiros anos do negócio serão pagas de qual maneira?

Caso tenha as características necessárias para se abrir um negócio, aí sim, o empreendedor deverá analisar se vale a pena abrir um negócio próprio ou franquia. Está e uma análise que sempre aparece ao montarmos uma empresa, seja ela a primeira ou mais um empreendimento, invariavelmente, alcança a discussão entre franquia ou negócio próprio. Ambos modelos têm pontos positivos e negativos. Assim, conhecê-los é o primeiro compromisso do futuro empreendedor antes de decidir qual escolher.

Como decidir?

Ao decidir abrir uma franquia, o empreendedor, tem à disposição a praticidade de um modelo negócio já testado e uma marca consolidada.

Mas, quem decide ser dono do próprio negócio tomando suas próprias decisões, correndo os riscos de se empreender sozinho e criando seu próprio modelo de negócio, sua estrutura é sua marca. Tem a liberdade de criar sua empresa à sua maneira e, assim, inovar e mexer no serviço, atendimento e demais áreas do negócio.

A escolha entre abrir o próprio negócio ou abrir uma franquia, vai depender de vários fatores: perfil do empreendedor, valor do capital disponível para investimento, urgência para ter o retorno do recurso aplicado, conhecimento sobre o segmento que se deseja atuar.

Mas, os dois caminhos, podem trazer bons resultados, antes de escolher qual caminho seguir faça as perguntas abaixo com objetivo de se conhecer como empreendedor:

  1. Tenho conhecimento na área?2- Poder contar com conhecimento é know-how já testado e aprovado, adiantaria a minha jornada empreendedora em quanto tempo?
  2. Quero fazer tudo do meu jeito ou quero fazer parte de uma rede com cultura colaborativa?
  3. Tem alguma empresa no mercado ou no segmento que desejo atuar, que me encanta com sua proposta e jeito de ser?
  4. Existe alguma marca de franquia no segmento que desejo atuar?
  5. Qual a demanda, necessidade do meu mercado?
  6. Opinião pessoal: Ao analisar abrir um negócio próprio ou uma franquia, é muito importante entender qual dos dois caminhos lhe deixa mais confortável seguir como empreendedor, ou seja, você deverá se perguntar: Negócio próprio ou franquia em qual modelo de negócio acredito que terei mais sucesso?

Parabéns para você que deseja empreender, pois, é sempre bom ver que cultura do empreendedorismo está se fortalecendo no Brasil

========================================================

Acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

 

Posts Relacionados

2 comentários

Empreender é o 4º colocado na lista de desejos - Negócio e Franquia 29 de julho de 2020 - 06:19

[…] pessoas me perguntam a importância da franquia dentro do ambiente de empreendedor. Você deve estar se perguntando como posso ter tanta certeza […]

Resposta
Você sabe a diferença entre Licença e Franquia? - Negócio e Franquia 16 de agosto de 2020 - 10:02

[…] preciso ficar claro que franquia e licenciamento são coisas completamente […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×