Home Shopping Center Situação dos Shoppings na Pandemia

Situação dos Shoppings na Pandemia

por Rodrigo Campelo
Situação dos Shoppings na Pandemia

Quem acompanha a Negócio e Franquia sabe do nosso compromisso em levar boas informações para fortalecer o empreendedorismo e ampliar as oportunidades de negócios. Temos trazido muitos temas sobre a importância do pequeno negócio, mas como anda a situação dos shoppings na pandemia

O universo dos shoppings está mudando. A indústria de shopping center se especializou e aprofundou no atendimento a clientes. Para isso tinham como objetivo a seleção criteriosa de operadores. Por isso sempre foram foco de teorias mirabolantes que tratavam o fim dos shoppings como algo inevitável e próximo. Mas isso não é uma verdade absoluta.  E o tempo de fechamento demonstrou mais uma vez a força do setor e a habilidade de adaptação.

Como andam a situação dos shoppings

Situação dos Shoppings na Pandemia

Shoppings fechados durante 9 meses em 2020

Muito tem se falado dos pequenos negócios, mas pouco tem se discutido ou conversado sobre a real situação dos shoppings centers. No ano de 2020 os empreendimentos ficaram mais de 9 meses totalmente fechados em todo país. O espaço que se fortaleceu como local para entretenimento foi deixado de lado por causa do potencial de risco de contaminação.

Entretanto é importante ressaltar que o setor de shopping center tem uma grande importância para o varejo e na economia regional. E que os empreendimentos foram ágeis para encontrar saídas que minimizassem a contaminação e que pudesse higienizar os seus clientes durante o passeio pelo empreendimento. 

Os shoppings no Brasil

O Brasil hoje conta com 601 empreendimentos em funcionamento e com 13 novos projetos que devem ser implantados nos próximos anos. O setor fatura mais de 128 bilhões de reais, gera mais de 998 milhões de empregos diretos e mais de 9 milhões de empregos indiretos.  Dentro dos shoppings funcionam mais de 110 mil lojas espalhadas por todo país, entre pequenos e grande negócios. 

Percebe o tamanho desse mercado? Ele é gigante.

No último dia 29 de março a Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Center soltou um panorama dos empreendimentos que funcionam no país.  Dos 601 shoppings que existem no brasil, 336 estão fechados, 211 estão abertos com restrições e 54 funcionam sem nenhum tipo de restrição.

Os Shopping no Sudeste

O sudeste conta com 52% do número total de shoppings que funcionam pelo país. e a consequência de lockdown acerta em cheio todos os estados do sudeste. O sudeste conta 313 shoppings em funcionamento. Desse total, 215 estão totalmente fechados, 62 funcionam com algumas restrições e 36 operações estão funcionando normalmente.

Minas Gerais é o terceiro estado em volume de shoppings. fica atrás de São Paulo e do Rio de Janeiro. O estado conta com 46 empreendimentos e de acordo com a Abrasce tem 27 shoppings fechado totalmente, 9 abertos sem  restrições e 10 operando com restrições. 

Como pode perceber o desafio econômico que estamos vivendo afeta todo o setor varejista. seja ele grande ou pequeno.  A pandemia e as decisões tomadas de isolamento social trouxeram muitas incertezas e prejuízos para o setor, mas é preciso  que nos cuidemos para que possamos voltar a funcionar de forma ativa. Cuidar da saúde é importante para que lojistas, shoppings centers, entretenimento e lazer possam voltar suas atividades a todo vapor. 

Fique atento, siga as regras determinadas pelos órgãos competentes para que possamos juntos e rapidamente sair dessa situação que não traz boas notícias a ninguém.

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquias está no Instagram, no Linkedin.  Você pode se inscrever também no Canal do Youtube e assistir nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×