Home Franquias A importância dos shoppings para as franquias

A importância dos shoppings para as franquias

por Rodrigo Campelo
0 comentário
A importância dos shoppings para as franquias

É nítido a percepção de que marcas franqueadas estão fortemente dentro dos  shoppings centers pelos 4 cantos do país. Mudam-se os shoppings e existe pouca variação nas marcas. E isso tem uma explicação. Apenas 20% das franquias estão preparadas para atuar no modelo de shopping center. E isso demonstra a verdadeira importância dos shoppings para as franquias.

Atualmente, esse tipo de negócio já representa mais de 60% da ocupação nos empreendimentos por aqui. As franquias são o formato de crescimento que seguem o modelo determinado pela franqueadora.  O empresário que compra uma franquia, recebe direito do uso da marca, recomendações e recursos para montar a loja e repassa parte dos seus lucros para a sede.

Elas são tão populares exatamente por serem um investimento de menor risco para quem monta a loja, sem precisar arcar com custos e o esforço envolvido no marketing e no reconhecimento de um nome no mercado. É uma empresa que já parte de um ponto de maturidade desde o primeiro dia de funcionamento.

Dentro deste ambiente de negócios, os shoppings apostam alto para atrair cada vez marcas com potencial de crescimento nacional. É importante ressaltar que muitas marcas buscam os centros comerciais para ajudar no posicionamento de marcas.  E para atuar dentro de um shopping center é importante entender quais são os pontos relevantes para manter ou montar um negócio dentro de um empreendimento comercial.

banner

Atração de clientes desde o primeiro dia

O reconhecimento da marca é uma questão vital para quem escolhe a franquia — seja para abrir uma, seja para locar espaço para uma. Quando uma loja franqueada já tem seu próprio público formado, a capacidade de atrair clientes aumenta desde a inauguração.

De acordo com a Abrasce – Associação Brasileira de Shoppings Centers,  72% dos consumidores vão aos Shoppings em busca de uma loja específica. E por isso posicionar a marca nos centros comerciais é uma garantia de fluxo nos corredores.

Menos riscos para o contrato

Como franqueados contam com suporte na operação e no marketing de suas lojas, geralmente dado pela franqueadoras,   o risco desse locatário ter prejuízos, problemas ou até se tornar inadimplente é menor. Como qualquer negócio no varejo, os shoppings trabalham com previsibilidade. Se você tem um mix de lojas saudáveis consequentemente traz mais estabilidade para o empreendimento como um todo. É o que chamamos de ciclo virtuoso.

Fortalecimento da marca do Shopping

A troca de força gera marcas mais fortes. Diversas marcas determinam que o posicionamento de uma cidade começará pelo shopping center. Sem descartar as lojas de rua. Isso acontece porque a troca de influências define o público que será atraído para a sua operação assim como o comportamento dos shoppings que cada vez mais estão focados na experiência do usuário, conhecido como UX. Quando uma pessoa adquire uma franquia, ela está apostando na força da marca, do reconhecimento e na transferência de conhecimento prevista pela marca.

Previsibilidade no uso de espaço

As grandes franquias, as que conseguem um sucesso maior no mercado, têm regras rígidas que seus franqueados devem seguir. Entre essas regras estão o tamanho da loja, organização, distribuição do espaço, por exemplo. Se você tem acesso a essas recomendações, consegue planejar bem quais franquias vão se encaixar melhor nos espaços que você tem disponível. Sua estratégia de atração se torna mais precisa e é possível otimizar a área locável.

Como encontrar franquias para seu shopping

Alguns caminhos devem ser trilhados para atrair atenção de franquias para os shoppings centers. Visibilidade regional, campanhas de marketing, mas vai além disso.

Crie uma lista dos sonhos

A criação da WishList, ou a lista de lojas sonho é um caminho inicial. Também conhecida como ABM, siga para Account Based Marketing, ou seja, criar estratégias específicas para as empresas (contas) que você quer atrair. Defina por segmento, público-alvo e mesmo que não esteja no radar da região inclua na sua lista.

Ofereça a estrutura necessária

Deixe de forma clara e aberta os dados sobre o shopping. Deixe de forma transparente e fácil o acesso a essas informações. Mostre as regras de reforma e horário de funcionamento.

A importância dos shoppings para as franquiasDê visibilidade e seja visto

Os grandes franqueadores exigem bastante dos franqueados para assinar contrato, como relatórios de localização, projeção de público, previsão de vendas e outras informações. Para atrair atenção de marcas renomadas tenha um plano de visibilidade interna que possa ser oferecida as marcas de seu interesse. Além disso, se posicione no mercado regional com matérias em jornais demonstrando os resultados das ações e planejamentos. Faça isso nos veículos tradicionais e busque também portais específicos. Cada vez mais investidores e franquias têm buscado dados em canais diferentes.

Apresente o plano de crises do shopping

Poucas empresas se preocupam com o Plano de Gestão de Crises. Tenha um plano bem definido, direto e resolutivo. Mostrar para as franquias que está preparado para situações desafiadoras traz segurança e confiança.

Aposte nos quiosques

Quanto menor a área, melhor o aluguel por metro quadrado. Isso é um fato de conhecimento comum a todos os empreendimentos. Para melhorar os resultados, crie oportunidades para implantação de quiosques. Aproveite o formato para testar operações que poderão um dia se tornar lojas. Quanto mais inovador o formato do quiosque, melhor.

Tenha o olhar atento a marcas regionais

A importância dos shoppings para as franquiasNão foque apenas em marcas nacionais. Existem marcas regionais que tem o poder de engajamento e de atração de novos clientes. Visite e demonstre os pontos positivos. Ajude a marca a se organizar para funcionar bem dentro de um shopping. Se ela tiver bons resultados pode ser um impulsionador para outros empreendimentos.

Crie Regras do jogo de forma clara e objetiva

Fuja do juridiquês. Mostre de forma clara e objetiva as regras do jogo. O que você espera da franquia e ouça o que a franquia espera do shopping. Quanto mais clara for a informação, menor são as chances de problemas durante o funcionamento da operação.

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na FM O Tempo.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais