Home Shopping Center Diferença entre Shopping e Strip Mall

Diferença entre Shopping e Strip Mall

por Rodrigo Campelo

Todo mundo chama de shopping, mas existem diferenças entre eles. Alguma vez você já parou para pensar sobre a diferença entre Shopping e Strip Mall? Então vamos lá, conhecer um pouco sobre o ambiente de cada um pode ajudar na hora de escolher sobre o investimento do seu negócio.

A primeira coisa a entender é que esses espaços não são considerados concorrentes ferrenhos, pelo menos na teoria, podem existir nas cidades, e coexistir em regiões, sem grandes problemas, inclusive atendendo ao mesmo público, para funções e situações diferentes.

A Abrasce – Associação Brasileira de Shopping Center considera shopping center os empreendimentos com Área Bruta Locável (ABL), normalmente, superior a 5 mil m² e são formados por diversas unidades comerciais, com administração única e centralizada, que pratica aluguel fixo e percentual, como pode ser observado na página da própria entidade.

Na maioria das vezes, dispõe de lojas âncoras e vagas de estacionamento compatível com a legislação da região onde está instalado.

Entenda mais vendo o quadro abaixo

Tradicional Mega Acima de 60.000 m²
Regional De 30.000 a 59.999 m²
Médios De 20.000 a 29.999 m²
Pequenos Até 19.999 m²
Especializado
Podem ser do tipo Outlet, Life Style ou Temáticos
Grandes Acima de 20.000 m²
Médios De 10.000 a 19.999 m²
Pequenos Até 9.999 m²

SHOPPING CENTER

Shopping centers alteram horários e têm operações temporariamente suspensas  | Empresas | Valor InvesteA palavra “shopping” vem do inglês, mas o tipo de empreendimento, fora do país é chamado de “mall”. Se você se perdeu nessa sopa de letrinhas, fica calmo que vou transformar de um jeito mais fácil. É preciso entender as regras determinadas para que as palavras não se confundam.

Shopping como regra no Brasil é preciso ter uma ABL ou seja,  Área Bruta locável grande, acima de 25 mil metros quadrados. Para isso os aspectos arquitetônicos e urbanísticos são levados em conta, tais como, além do tamanho da edificação e da quantidade de lojas e locações.

Outro ponto importante é que o estacionamento geralmente é fechado e coberto, uma atmosfera única, com ações de marketing unificadas e uma relação com o transporte público da cidade que normalmente é impactada. Por isso shopping costuma alterar a paisagem e as relações de consumo em uma cidade inteira.

O Mall por aqui, são os corredores do shopping. “Você encontra isso no mall das lojas Americanas”, ou “no mall da loja de bolsa”.  A confusão entre “mall” e “shopping”, pelo menos em português, nos leva a acreditar que seja apenas uma questão de conceito usado no mercado.

Strip Mall

Com pandemia, país vive febre de strip malls

Os strip malls são empreendimentos que vêm crescendo muito no Brasil, especialmente em grandes cidades ou em cidades que não comportam um shopping. O nome quer dizer “shopping em tiras”, já que, geralmente, são projetados em espaços abertos, com estacionamentos sem cobertura e lojas menores. Costumam estar localizados em bairros e em espaços de circulação mais regional, o que traz diferenças em relação ao acesso, ao transporte público e à relação entre consumidores e lojistas.

É possível existir strip malls administrados de maneira menos unificada, entretanto nos últimos anos, temos percebido uma grande preocupação dos empreendedores deste segmento em manter uma ação estratégica para cada empreendimento. Isso torna ações dos “equipamentos” homogêneas e mais atraentes ao público-alvo.

Também é comum que o mix de produtos e lojas oferecido seja temático: alimentos, beleza, roupas, etc. Alguns strip malls congregam salões de beleza, boutiques, docerias, lanchonetes e uma série de lojas e serviços que são consumidos de maneira diferente pelo consumidor, que não pode ou não deseja ir até um shopping que esteja longe da sua região.

O tempo e o modo de consumo são outros, ou seja, o strip mall é mais rápido, inclusive para se chegar e sair. De acordo com o levantamento da Parada Fácil, um strip mall retém o cliente pelo tempo médio de 40 minutos, enquanto no shopping por 3 horas.

Outro ponto importante que deve ser ressaltado está nas diferenças arquitetônicas, administrativas, de marketing e de práticas de consumo entre shoppings e strip malls. É fundamental que o empreendedor interessado em oferecer produtos e serviços em algum desses espaços tenha a noção de suas necessidades e possibilidades, custos, área, tipo de administração, comportamento do consumidor, etc.

Agora que você entendeu como funciona a diferença entre Strip Mall e Shopping Center, indica para quem você conhece. O maior benefício que temos é levar a informação correta a quem queremos bem.  Nossa preocupação e objetivo é levar bons conteúdos e informações relevantes para você e para o seu negócio. Visite o portal da Negócio e Franquia.  Poderá descobrir que existe muita informação importante que pode te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares.

Ah!!! SIGA A GENTE NAS REDES SOCIAIS.

Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×