As inscrições para o Selo de Excelência em Franchising (SEF) da ABF já estão abertas e você pode inscrever sua franquia até o dia 22 de novembro. Esse selo reconhece a excelência das empresas em sua atuação como franqueadoras. O SEF visa também fomentar a melhoria de desempenho das marcas, por isso valoriza as melhores práticas e o profissionalismo de diferentes franqueadoras em diversos nichos. Por consequência, as franquias participantes devem cumprir elevados padrões de qualidade.

O SEF completa sua 30ª edição em 2020 e tem traçado um retrato fiel da evolução das franquias no Brasil, incluindo sua relação com franqueados. Por exemplo: são os franqueados que, por meio da Pesquisa do SEF, avaliam a marca. Desse modo, de acordo com a pontuação obtida pela franqueadora, a chancela é ratificada.

Na edição 2019, o selo, que é o principal reconhecimento do mercado de franquias brasileiro, teve recorde de inscritos. Foram 277 inscrições sendo que 231 marcas conquistaram a chancela. Devido a esse recorde, a ABF provavelmente terá ainda mais inscrições para a edição 2020.

Afinal, já são quase 3 décadas da premiação e hoje o logo do SEF nas unidades de franquia confere qualidade e credibilidade no mercado brasileiro.

Por último, é importante frisar também que existem no país cerca de 2800 redes de franquias e menos de dez por cento fazem parte do grupo seleto que recebeu o selo.

Metodologia do Selo de Excelência em Franchising

A ABF realiza anualmente uma pesquisa de satisfação junto aos franqueados das marcas inscritas. Essa pesquisa avalia o apoio efetivamente fornecido pela marca desde o processo de seleção do franqueado até o retorno do investimento, dentre outros. Em outras palavras, os franqueados são parte fundamental no reconhecimento concedido pelo selo. Por isso, se você está interessado por uma franquia, vale a pena acompanhar os resultados da premiação. Assim você saberá o que esperar de sua franqueadora podendo até mesmo optar por outra mais adequada.

Hoje o questionário de satisfação tem 21 perguntas, que são agrupadas em 5 Índices de Performance (Global, Econômica, Operacional, Relacionamento e Sustentabilidade). Cada questão possui um peso diferente na composição de seu índice. Por fim, ocorre a concessão de um bônus que se baseia em critérios de sustentabilidade e retorno financeiro.

Assim sendo, dependendo do nível de satisfação alcançado pela rede individualmente (medido por uma média ponderada dos itens mencionados), a franqueadora poderá ser chancelada com Selo de Excelência em Franchising.

Categorias do Selo de Excelência em Franchising

Em primeiro lugar, é preciso saber que na edição 2019 houve a inclusão de uma nova categoria no SEF, a “Mega”. Essa nova categoria abrange marcas com, no mínimo, 100 franqueados, 200 unidades em operação e que atuam no franchising há pelo menos 15 anos. Como resultado, a chancela com o selo deve ser ainda mais significativa este ano.

Além da Mega, as demais categorias são:

Pleno: referente às redes de franquias com no mínimo 5 franqueados, 10 unidades e 2 anos atuando no mercado;

Sênior: marcas que possuem acima de 15 franqueados, de 30 operações e pelo menos 5 anos no franchising e, por último,

Máster: redes que contam com no mínimo 30 franqueados, 60 unidades e estão no mercado há mais de 10 anos.

Confira a seguir algumas das principais marcas chanceladas com o Selo de Excelência em Franchising ABF 2019.

  • Categoria Pleno: Ronaldo Academy, Valisere, Acqio, Casa da Empada e Casa Bauducco.
  • Categoria Sênior: Acquazero, Actioncoach Brasil, Café do Ponto e Vivenda do Camarão.
  • Categoria Máster: Colcci, Tip Top, Sodiê Doces, Quality Lavanderia e Puket.
  • E finalmente, Categoria Mega: 5àsec, Arezzo, CNA, Hering Store, Habib´s e Chilli Beans.

Leia a seguir: Como funciona um repasse de franquia?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here