Home Brasil Mercado de franquias: a relação do Master Franqueado com a segurança do seu negócio

Mercado de franquias: a relação do Master Franqueado com a segurança do seu negócio

por Rodrigo Campelo

A maior parte dos empreendedores ao escolherem trabalhar com uma franquia almejam duas coisas: que o seu negócio seja um sucesso e que o retorno do investimento aconteça em curto prazo.

Para que o sua franquia seja bem sucedida, é preciso contar com o trabalho de profissionais capazes de dar toda a assistência durante o processo de abertura. Afinal, o seu investimento nesse tipo de empreitada vai ser alto.

Qualquer erro cometido nesta fase inicial, mesmo que seja uma franquia de renome, vai ter problemas futuramente. Diante dessa questão, resolvi pontuar o trabalho de um Master Franqueado e refletir se ele está realmente preocupado com o propósito de novos investidores. Acompanhe!

O que é um Master Franqueado

Para entendermos como esse profissional atua, primeiramente, temos que saber o que é Master Franquia. Esse modelo de negócios trabalha com o objetivo de expandir a sua própria franqueadora (marca) por outras regiões, ou até mesmo, outros países.

Como nem sempre uma Master Franquia tem o conhecimento necessário sobre o local que quer atingir, ela procura o suporte dos Master Franqueados. Esses profissionais, em conjunto com a franqueadora, elaboram um planejamento estratégico com intuito de captar novos investidores.

Mas, como eles fazem isso?

A partir desse plano o Master Franqueado sai em busca de novas pessoas interessadas em abrir uma franquia e oferece seus serviços apresentando a marca que ele representa.

Conceitualmente por força de contrato esse profissional tem um formato diferenciado no sistema e tem a concessão para transmitir o know-how de implantação, operação e comercialização da linha de produtos ou serviços de uma franquia. Ele passa a ser os  braços da franqueadora (marca).

Por exemplo, o Ragazzo é uma rede de fast food de comida italiana do Brasil. Ela está presente em 6 estados, são eles: Amazonas, Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Caso essa franqueadora resolva expandir sua atuação no estado de Minas Gerais, ela pode solicitar o serviço de um Master Franqueado para ajudar na divulgação e buscar de novos franqueados.

O perfil de um Master Franqueado

O tipo de atuação desses profissionais é de responsabilidade da franqueadora. A rede resolve quais são os direitos e obrigações do Master Franqueado.

Para chegar a esse nível, esse profissional vai ter pagar a Taxa de Master Franquia.  Por outro lado, ele recebe uma parte do faturamento e dos royalties gerados pelos investidores que comprarem sua ideia.

Em resumo, esse profissional é considerado pela marca um franqueado capacitado, que está mais por dentro dos produtos, serviços oferecidos, operações da franquia e que pode captar novos empreendedores. Compete ao Master Franqueado, depois de conseguir o investidor, dar suporte e treinamento para nova filial.

Segurança para o seu negócio

Devido ao crescimento do mercado franchising no Brasil, atualmente, existe um leque de opções de franquias. Se você pensa em investir nesse ramo, deve ficar atento ao seu perfil como empreendedor e a constante mudança do universo dos negócios para ver se vale a pena investir.

A grande questão do Master Franqueador é: será que esse profissional está preocupado com o bem estar do novo investidor ou ele se preocupa em “garantir o seu peixe”?

É complicado pensar nesse cenário em geral. Claro, que existem Master Franqueadores sérios, que vão te auxiliar corretamente e, que se a marca, que ele representa não for um bom negócio ele vai te alertar. Porém, você não pode ficar seguro quanto a isso.

Não estou dizendo que o Master Franqueador não liga para o futuro do seu negócio, até mesmo, porque se a sua franquia não der certo, a marca também pode ficar comprometida. Então, para ele é melhor que os dois saiam ganhando.

O que estou querendo pontuar é que hoje em dia é muito difícil encontrar um representante que coloque o desejo e sonhos do cliente na frente dos seus. Portanto, se o Master Franqueador precisa vender pode ser que ele coloque suas próprias metas em primeiro plano.

O interesse na comercialização das novas franquias não deve transformar a consulta do Master Franqueador em apenas venda. Isso, com certeza, vai prejudicar o futuro do seu negócio.

Enfim, se você deseja investir em uma franquia analise se você quer contratar um Master Franqueado ou um consultor especializado – que não está ligado a uma diretamente a franqueadora.  Independente da escolha que fizer, lembre-se que deve ser planejado e apresentado a forma com que a futura franquia será sustentável.

Esse artigo sobre Master Franqueadores foi esclarecedor? Quer saber mais sobre o mercado das franquias? Então me siga nas redes sociais e fique por dentro das novidades!

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×