Home Brasil Brasileiro não sabe comprar serviços

Brasileiro não sabe comprar serviços

por Rodrigo Campelo
Brasileiro não sabe comprar serviços

O Brasileiro não sabe comprar serviços. Temos a capacidade de negociar e discutir sobre o peso, preço ou quantidade de um produto. Quando se trata de fazermos isso com serviços temos algumas dificuldades.

Isso pode ficar evidente ao responder essas questões abaixo:

             a) Você acha caro o serviço que seu contador presta para a sua empresa?

b) Você pensa que seu advogado poderia cobrar mais barato pelo serviço que cobra de você ou da sua empresa?

c) A sua agência de publicidade cobra muito caro só para apresentar idéias?

É importante ressaltar que a dificuldade de aceitar os valores proposto pelos prestadores de serviços ocorre muitas vezes pelo fato da entrega não ser algo palpável. Por causa disso, muitas vezes achamos tudo caro, mesmo que esse trabalho traga benefícios a curto, médio ou até mesmo a longo prazo.

Por outro lado, fica transparente a capacidade de negociação do brasileiro. Com o passar do tempo tem se tornado um exímio negociador de produtos. Sabe comparar, pesquisar e discutir o preço de produtos. Tem agilidade e dados para a tomada de decisão quando se trata de comprar um produto. Mas você sabe a diferença entre produto e serviço?

Conceitos de produto e serviço

Diante dessa informação de que o brasileiro não sabe comprar serviços é importante definir bem os conceitos para que possa perceber e entender as diferenças.Brasileiro não sabe comprar serviços

O que é produto

Na economia, produtos são bens duráveis e não duráveis que podem ser guardados e armazenados em estoque, podendo esgotar e perder o prazo de validade.

Produto é o resultado de uma atividade humana ou de processo natural, e tem relação com um processo de produção. Também designa bens de consumo ou de comércio, como um artigo ou mercadoria à venda.

Em economia, bens duráveis e não duráveis são produtos, itens que possuem um dono, com direitos sobre ele. Para exemplificar, o que uma loja vende, o que uma fazenda colhe e o que uma indústria comercializa são produtos, sejam roupas, carros, alimentos etc.

O que é serviço

 Serviço é a realização de uma ou mais atividades para atender demandas sem envolver mercadorias, como transporte, educação, refeições, serviços de telefonia, assessoria e consultorias.

A configuração de serviço não permite que haja um consumidor com posse exclusiva da coisa adquirida. Os serviços prestados precisam oferecer benefícios, quando lhe é atribuído um preço, para que seja evidente para o comprador.

O termo tem origem na ideia de servir, atender à necessidade de outra pessoa executando uma tarefa ou ação pontual.

A diferença entre Produto e Serviço

Outra forma de perceber a diferença diz respeito à forma de medir e de cobrar o preço. Um produto vendido pode ser mensurado com métricas de massa (gramas, quilogramas, toneladas), tamanho (centímetros, metros) ou volume (litros ou metros cúbicos), por exemplo. No caso de serviços, é comum verificar que são usadas unidades de tempo (diária, hora de trabalho, mensalidade) ou de esforço.

Pronto, agora você está começando a ter mais informação e poderá em pouco tempo definir se deseja ter uma franquia de produtos ou de serviços.

======================================================

Acompanhe a gente nas redes sociais. Siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Você pode também acompanhar tudo pelo Grupo de WhatsApp da Negócio e Franquia. Simples, rápido e direto.

Negócio e Franquia – Se é um bom negócio, passa por aqui.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×