Home Franquias Desemprego gera oportunidade nas franquias

Desemprego gera oportunidade nas franquias

por Rodrigo Campelo
0 comentário
Desemprego gera oportunidade nas franquias

A taxa de desemprego no Brasil neste ano está em 4%, com 13,5 milhões de desempregados, cerca de 3,4 milhões a mais que o mesmo período do ano anterior. Isso representa uma aumento de 33,1%. Mesmo diante de números tão ruins, o varejo pode ser a oportunidade para fortalecer a economia. Desemprego gera oportunidade nas franquias e estima-se que depois da pandemia será a vez da franquia. A procura de franquias tem começado a subir nos últimos meses.

Diante de momentos com taxa de desemprego alta, muitas pessoas acabam buscando no setor de franquias uma ponto de sobrevivência profissional. O que torna complicado é a equação entre expectativa e realidade, uma vez que muitas pessoas pensam que a operação de franquias funcionará sem a presença ou a gestão deles. Como se tudo fosse um passe de mágica.

 

banner

COMO O AUMENTO DO DESEMPREGO PODE FORTALECER A ECONOMIA

Muitas pessoas que foram desligadas nos últimos meses buscam oportunidades de voltar ao mercado de trabalho. Empreender para muito delas pode ser a saída para sustentar a família e voltar a ter alguma atividade profissional.  Só para você ter uma ideia, empreender é o 4º desejo dos brasileiros, conforme pesquisa da Nielsen.

Por outro lado, O setor de franquias traz segurança e diversas oportunidades, uma vez que atua em diversos setores. Outro ponto importante é que diversos formatos de franquias existem para que pessoas possam escolher o modelo que mais combina com o sua capacidade de investimento. Além disso, pode encontrar franquias à partir de 3 mil reais.

Aumento do desemprego gera oportunidade nas franquias

TIPOS DE FRANQUIAS

O que pouca gente sabe é que existem diversos tipos de franquias. Existe a FRANQUIA UNITÁRIA, que é o mais comum, a FRANQUIA MASTER em que é responsável pela expansão e capacitação dos franqueados de uma região, FRANQUIA DE DESENVOLVMENTO DE ÁREA para quando uma empresa decide implantar e fortalecer uma área de atuação.

Modelos como MICROFRANQUIAS são comuns por terem investimentos baixos e a possibilidade de trabalhar dentro de casa, são os modelos HomeBased.  Mas não para por ai, existem também a SHOP IN SHOP, modelo para implantação de lojas dentro de lojas, FRANQUIA DE CONVERSÃO, normalmente é procurada por pessoas que já tem um negócio e desejam se tornar parte de um grupo.  Além desses modelos existem as FRANQUIAS COMBINADAS e as FRANQUIAS SOCIAIS.

O QUE É O MODELO DE FRANQUIAS?

O modelo de franquias traz algumas vantagens que podem ajudar na estruturação e na implantação de novos negócios no varejo. Isso não significa que tudo acontecerá sem a sua presença e a sua gestão.

Para entender franquias é preciso saber que a formatação do modelo está pautada por 3 grandes questões. A padronização, a capacidade de expandir e a transmissão de conhecimento. Ser um franqueado significa utilizar a experiência e o conhecimento adquirido por outras pessoas na gestão de um negócio.

Diversas teorias sobre o início do modelo existem. Alguns historiadores costumam afirmar que a Igreja Católica foi a primeira franqueadora (teórica) do mundo.  Isso é um jogo de metáfora apenas para ilustrar que o padrão de franquias poderia facilmente ter sido elaborado pela igreja católica. Nesse texto que marcamos você entenderá direitinho como foi elaborado essa comparação.

O SETOR DE FRANQUIAS HOJE

De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franquias foram 25 novas unidades de franquias abertas por dia no país. Entre os setores estão lanchonetes, artigos esportivos, farmácias, lojas de roupas e calçados, lavanderias e outros. O setor registrou aumento de 6,9% no faturamento em relação ao ano anterior.

Para a Associação Brasileira de Franchising (ABF) a grande maioria das franquias já estará 100% restabelecida em dezembro. Porém, será necessário fortalecer a rede de franqueadores e franqueados e compartilhar informações. A recuperação mais rápida do que negócios independentes é possível porque a franquia tem várias cabeças pensando e atuação em diversos mercados.

=======================================================================================================

Acompanhe o portal Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Newsletter

Assine nossa newsletter para novos conteúdos especializados. Mantenha-se atualizado.

©2023 Negócio e Franquia. Todos os Direitos Reservados. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais