Home Negócio e FranquiaFranquia 51% das franquias prevê queda

51% das franquias prevê queda

por Rodrigo Campelo
51% das franquias prevê queda

Desde março de 2020 quando começou a pandemia e o isolamento social, diversas empresas foram afetadas pelos decretos de fechamento do comércio e dos serviços não essenciais à população. As franquias sofreram redução drásticas nas vendas e estão tendo de se adaptar ao novo cenário. Antes da pandemia, 64% das franquias estimavam crescimento de mais de 10% para 2020. Agora, o cenário mudou: 51% das franquias prevê queda e 49% afirmam que a empresa ou irá se manter no mesmo patamar ou irá crescer até o final do ano, conforme informações da Praxis Business.

Entre as mudanças e adequações feitas ficou evidente que 36% dos franqueadores suspenderam ou adiaram as taxas de royalties, e 43% fizeram o mesmo com as taxas de marketing. Mais da metade dos diretores das marcas franqueadoras têm se comunicado diariamente com a rede.

Esse período econômico desafiador trouxe alguns aprendizados importantes para a gestores. Entre esse aprendizado podemos citar:

  • É preciso ter fluxo de caixa alinhado e com reservas para momentos críticos;
  • Aprendemos que a proximidade com franqueados e lojistas é fundamental para criarmos bons negócios, oportunidades e trabalho em conjunto.

Essa proximidade foi uma ferramenta importante para ajudar os franqueados na renegociação de aluguéis, feito por 87% das franquias, e a criação de novas soluções de venda como o uso de delivery e/ou vendas online. Outro ponto significativo foi o apoio no corte de custos da unidade e a renegociação com fornecedores.

Novas vendas de franquias

As vendas de novas franquias foi afetado muito no início da pandemia, entretanto, alguns franqueadores apontam que estão tendo mais procuras e tem criados novas metodologias de vendas. É a oportunidade que pessoas que buscam ter o negócio próprio estão tendo para negociar, conhecer e conversar para serem assertivas nos investimentos.

=======================================================================================================

Acompanhe o portal Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×