Home RegiõesCentro-Oeste Uma franquia com mais de 2000 anos

Uma franquia com mais de 2000 anos

por Rodrigo Campelo

Muito se especula sobre o começo das franquias. Alguns afirmam que os primeiros passos no modelo que conhecemos hoje foram desenhados pela Igreja Católica ainda na idade média. Nessa época, ainda de forma rudimentar.

O termo Franchising vem do francês “franchise” onde “fran” significa concessão de um privilégio ou autorização.

Diante do que vai ler, podemos resumir o modelo de franquias com a seguinte estrutura: os franqueados seriam os padres, a paróquia seria a franquia, o manual seria a Bíblia, o royalties seria o dízimo e o símbolo seria a cruz.

Um tanto curioso parar e analisar as coisas por esse prisma, não é mesmo?

IDADE MÉDIA

Uma franquia com mais de 2000 anos

A Idade Média se destaca pelo processo de ruralização que a Europa viveu entre os séculos V e X, quando a Igreja Católica se fortaleceu com a grande quantidade de terras e se estruturou o sistema feudal.

Neste período a Igreja Católica passou a conceder licenças ou “franquias” a senhores de terras e a outras pessoas para que, em seu nome, coletassem impostos e taxas.

IGREJA CATÓLICA

Enquanto o Império Romano desmanchava-se em crises internas, a Igreja Católica fortaleceu-se e firmou suas bases. A força da Igreja Católica se fez não apenas economicamente mas também política e socialmente, uma vez que estava presente no universo rural e nas decisões políticas daquele período.

Talvez a instituição mais poderosa da Europa, a Igreja Católica possuía (e possui até hoje) um gigantesco patrimônio (grande parte deste patrimônio foi obtido aos custos de fiéis em busca da glória divina). Foi ela a responsável por perpetuar certos costumes Greco-romanos, e também foi a responsável pela sobrevivência da Europa Ocidental atacada por bárbaros Germânicos e a conversão deles ao cristianismo.

A Igreja Católica era a grande responsável pelo pensamento social e cultural na época, seu poder era tão grande que influenciava até a própria monarquia.

Nesta época, a igreja pregava para seus súditos oferecerem seus bens para conquistar a tão sonhada salvação, já que a vida terrena supostamente não valia de absolutamente nada. Com esse pensamento de desprendimento, o Clero conquistou cerca de um terço das terras cultiváveis da Europa Ocidental, sendo ela uma grande senhora feudal.

FRANQUEADOR

Uma franquia com mais de 2000 anos

Para controlar todo esse patrimônio era preciso ter uma administração centralizada. Essa gestão atua de forma totalizante, focada no modelo de tomada de decisões pautado na verticalidade.

Ela impacta na forma em que os gestores e funcionários interagem, na organização da empresa e execução de tarefas.

As Principais vantagens desse modelo são:

  • Maior controle organizacional;
  • Uniformidade nas decisões;
  • Comunicação vertical;
  • Maior facilidade de avaliar determinadas decisões;
  • Evitar alguns prejuízos e desperdícios;
  • Evitar duplicação de processos e tarefas.

PADRONIZAÇÃO

Igreja também teve grande monopólio sob o mundo letrado daquele período.  Pouquíssimas pessoas, além dos membros da Igreja eram alfabetizadas ou tinham acesso às obras escritas. O que facilitava a disseminação das informações de forma padronizada.

A padronização é o conceito que estrutura o sistema de franchising. Uma rede de franquias se forma a partir da possibilidade de replicação de um negócio em novas unidades e na transferência de conhecimento.

Com o modelo, franqueados exercem suas funções, respeitando parâmetros de qualidade e normas estabelecido para a gestão.

MANUAL

Uma franquia com mais de 2000 anos

O manual de franquia deve retratar fielmente à realidade a que se propõe, pois ele é a ferramenta que representa a transferência de know how do franqueador para o franqueado.

ROYALTIES

Royalties é uma palavra em inglês que significa regalia ou privilégio. Consiste em uma quantia que é paga por alguém ao proprietário pelo direito de usar, explorar ou comercializar um produto, obra ou pelo uso de um terreno.

Esta palavra é o plural de royalty, que significa realeza. Isso explica a origem desta forma de pagamento pelo direito de usufruir de algo, que começou quando as pessoas tinham que pagar ao rei para usar os minerais nas suas propriedades.

Os royalties são muito comuns no sistema de franquia, uma taxa que é paga de forma periódica pelo franqueado ao franqueador. Esse valor é uma porcentagem do faturamento bruto obtido pela franquia.

LAYOUT

Uma franquia com mais de 2000 anos

Investir na padronização de franquias é essencial para garantir a identidade e a qualidade em todas as unidades da rede. O diferencial desse segmento está na uniformidade.

Uma franquia de sucesso precisa seguir um padrão: marca, layout da loja, cores, uniforme, produtos, preços e tipo de atendimento. Todos esses elementos devem ser os mesmos em qualquer estabelecimento franqueado.

EXPANSÃO

A expansão de redes de franquias deve ser planejada, em geral, com base na complexidade da operação e área de interesse da franqueadora. Deve ser levado em consideração a força da marcas e principalmente seu modelo de negócio, que podem requerer ou não planejamentos de logística.

Assim, os planos de expansão mais comuns no setor de franchising estão as estratégias de crescimento em espiral – a partir de um ponto central, por meio de máster franqueados ou mesmo por regiões ou estados.

FORÇA DA MARCAUma franquia com mais de 2000 anos

Marca é o maior item do patrimônio da empresa, é um ativo intangível cujo valor ainda causa discórdias na hora de ser contabilizado.

A “Força da Marca” não é simples, não basta tão somente falar do impacto que ela tem numa sociedade, na cultura que ela pode gerar ao longo do tempo, mas também da força que isso gera na economia, na abertura de fronteiras, enfim, a marca é mais que um símbolo.

Atualmente 18% da população mundial são cristãos e estão distribuídos principalmente na Europa e na América, mas também em outras regiões do mundo. São mais de 1,3 bilhão de católicos e estão distribuídos por continente: 48,5% na América, 21,8% na Europa, 17,8% na África, 11,1% na Ásia e 0,8% na Oceania.

========================================================

Acompanhe a gente nas redes sociais. Siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

 

 

 

related posts

Deixe um comentário

×