Home BrasilNordeste Dados das atividades econômicas no Nordeste

Dados das atividades econômicas no Nordeste

por Cleo Gomes
Dados das atividades econômicas no Nordeste

Em todos os estados do Brasil, quem tem interesse em ganhar dinheiro, está sempre em busca de excelentes oportunidades e do melhor local para viver, aliando os negócios a um estilo de vida que permita está sempre próximo a natureza e que garanta uma economia que se encaixe nos padrões. Dados das atividades econômicas no Nordeste acreditam no empreendedorismo regional e estão com os olhos na mira de boas oportunidades.

Em algo temos que concordar, que qualquer estado pode garantir o que o empresário está buscando, mas aliar os negócios a proximidade de grandes lugares de belezas naturais, isso não tem preço e o Nordeste pode oferecer. Além do mais, os olhos de alguns empresários já se voltaram para as cidades de pequeno e médio porte e hoje oferecem grandes oportunidades empreendedoras.

Hoje, vamos abordar um pouco sobre como está funcionando o mercado no Nordeste e quais melhores instituições para buscar um financiamento para tirar o projeto do papel, Vamos lá?

Afinal, é confiável investir no Nordeste?

O Nordeste vem crescendo assustadoramente e muitos empresários já cresceram os olhos ara boa oportunidades na região. Contudo, como em qualquer lugar necessita de estudos e analise de viabilidade. Por exemplo: Uma confecção de gorros e roupas de frio dificilmente terá sucesso na região.

O Nordeste é local de pontos turísticos, praias e paisagens e isso deve ser usado como um bom aliado na hora de decidir sobre que tipo de empreendimento comporta a região. No entanto, existem outros fatores que são igualmente importantes, como seu nível de conhecimento nas áreas que mais tem público e aliar a um bom projeto de pesquisa e viabilidade.

Segundo o Sebrae, o Nordeste tem crescido muito em função do desenvolvimento de oportunidades, que está diretamente ligado ao dinamismo do setor regional. Além disso, existem um grande crescimento das iniciativas empreendedoras feminina, contando com um percentual de 17,6%, igualando a taxa nacional e indivíduos na faixa etária de 25 a 34 anos são os mais arrojados na hora de empreender.

Assim, podemos contar com alguns pontos favoráveis que vai indicar a confiabilidade de realizar investimentos no Nordeste, como:

  • Políticas públicas que incentivam o empreendedorismo
  • Linhas de rédito disponíveis para todos os níveis de negócios
  • Favorecimento no empreendedorismo no Brasil, com uma visão maior para as oportunidades que estão surgindo nos últimos anos
  • O surgimento do Simples Nacional
  • Acesso a um vasto material sobre empreendedorismo
  • A criação do MEI com tributação mais acessíveis e facilitada
  • Acesso a serviços e suporte ao empreendedor
  • Atuação significativa de incubadoras, aceleradoras e associações no segmento

Por isso pode-se dizer que o Nordeste é uma região totalmente confiável para realizar investimentos, desde que o empreendedor faça uma análise minuciosa e conheça todos os artifícios locais para abrir um empreendimento que comporte todas as peculiaridades locais.

Preciso de um financiamento para o meu negócio, como buscar?

Dados das atividades econômicas no Nordeste

O ideal é tentar empreender utilizando menos recursos possíveis que venham de financiamentos pois esse recurso compromete parte dos ganhos mensais da empresa já no primeiro mês de funcionamento. Mas, se sonho é grande e este empréstimo se faz necessário, é fundamental que seja incluso no plano de negócio.

Contudo, hoje existem alguns bancos e algumas políticas púbicas que podem facilitar o acesso ao crédito a taxas mais atrativas. Veja alguns exemplos:

1.      Banco do Nordeste

Banco pertencente ao governo, possui diversas linhas de crédito para empresários de todos os níveis e atuação, com taxas mais atraentes e podem se moldar as necessidades e condições dos empreendedores iniciantes ou veteranos. Um de seus produtos mais procurados são: Crediamigo que funciona como um financiamento coletivo, um grupo formado por um agente de crédito ou por pessoas que almejam empreender individual ou coletivamente se unem e acionam o financiamento; linha de crédito para as startups que auxiliam no desenvolvimento inicial do projeto; capital de giro; créditos de longo prazo cartão de credito e uma infinidade de produtos que vão te auxiliar a tirar seu projeto e garantir sucesso na empreitada empreendedor.

Por se tratar de um banco especificamente ligado ao empreendedorismo, o Banco do Nordeste atua fortemente na área com taxas atraentes e soluções para o seu problema.

2.      Incentivos públicos

As prefeituras disponibilizam editais periodicamente para captação de projetos que possam oferecer desenvolvimento para as regiões, essa opção é um pouco mais demorada e burocrática, mas para os empreendedores que conseguirem vencer o edital é garantia de apoio através de financiamentos com taxas praticamente nulas, como é o caso da prefeitura de Fortaleza que possui um projeto chamado Meu Bairro empreendedor Financiamento Orientado, é direcionado para pequenos empreendedores.

Vale a pena pesquisa na prefeitura local se existe projetos para quem deseja empreender na cidade ou algum incentivo público que facilite o desenvolvimento de um excelente projeto que possa dar visibilidade a localidade.

3.      Caixa Econômica Federal

Banco público reconhecido por ter uma cartela de produtos que funcionam muito para quem está iniciando, possui muitos projetos que valem a pena serem pesquisados e acionados nos momentos oportunos. Um dos produtos novos da casa é o Mais mulheres que visa o acesso de financiamentos a mulheres empreendedoras, segundo a instituição o programa oferece taxas diferenciadas, para maiores informações sobre os programas existentes na CEF e importante fazer uma pesquisa no site da instituição, possuir um projeto bem elaborado e se dirigir para uma das diversas agencias.

4.      Banco do Brasil

Possui o programa Empresa Simples de Crédito, funciona em parceria com o Sebrae e oferece credito para empresas que sejam enquadradas como MEI. As principais operações são: empréstimos, financiamentos, descontos de títulos de crédito. As ESC oferecem assistência técnica de crédito e taxas reduzidas e cartão do empreendedor.

Além das opções listadas é importante que você pesquise também nas entidades financeiras que atuam de forma digital. Algumas delas estão criando modelos de empréstimos e financiamento para empreendedores. Para isso é preciso que sua ideia seja capaz de ser escalonada.

Viu que as opções são diversas? É importante salientar que esses empréstimos e financiamentos devem ser analisadas e verificar a real intenção e se há necessidade de comprometer parte dos lucros com financiamentos e empréstimos. Contudo, se for uma ideia promissora e se é necessário buscar dinheiro em alguma instituição é melhor buscar uma consultoria e ver a real necessidade através de projetos de viabilidade.

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquias está no Instagram, no Linkedin.  Você pode se inscrever também no Canal do Youtube e assistir nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×