Home Microfranquias Abra um negócio e fique Rico

Abra um negócio e fique Rico

por Luiz Villar
Abra um negócio e fique Rico

Abra um negócio e fique rico. Esta é uma das afirmações “Fakes”, que nos acostumamos ver com muita frequência, nos últimos anos, mas tem sido colocada em risco com os índices de desemprego em pleno crescimento no Brasil, tirando muita gente do mercado de trabalho e estimulando várias pessoas a empreender, por necessidade.

A pandemia agravou esta situação para boa parte da população, onde abrir um negócio passou a ser uma tábua de salvação. A internet e tarde sócias está cheio de anúncios prometendo a “Fórmula para se enriquecer”, mas boa parte destas receitas de sucesso esquece apenas de informar em sua bula que empreender tem a haver com riscos, ou seja, empreender e assumir riscos.

Poções mágicas de ilusão

Muitos acreditam que encontrarão no modelo de franquias algo mágico, com poções que vão acabar com o trabalho. Uma coisa é certa. Como forma de diminuir os riscos que envolvem abrir um negócio, as franquias são o melhor caminho, é o mais seguro para quem não tem experiência nos negócios.

É importante ressaltar que mesmo assim não existe garantia de que o seu negócio, vai dar certo. Você tem que entender o conceito.

Você sabe o que é uma franquia? 

Franquia, é uma estratégia utilizada onde é um negócio cujo modelo de operação é copiado e transferido para outro ponto comercial com autorização de quem detém os direitos e criou aquele modelo inicial.

O que envolve a transferência de conhecimento (Know-How)?

A transferência de know-how nada mais é cópia de um estratégia, de um modelo de negócio que está dando certo e utilizá-lo como forma de replicar em outras unidades. Ou seja, tudo que envolve a gestão, operação e divulgação da empresa é copiado e transferido, sempre procurando que uma unidade seja igual a outra.

Ter uma franquia de uma determinada marca significa que você utiliza o modelo de negócio, os procedimentos, oferece os mesmos produtos ou serviços, usa mesma marca, mas, o empreendedor a frente do negócio é diferente.

Um aviso que dou a todos candidatos a franqueado é que a franqueadora da a receita, indica onde buscar os ingredientes e como utilizá-los, entretanto, não existe garantia que a receita dará certo, uma vez que o sucesso do modelo padronizado corresponde a 20%, os outros 80% depende exclusivamente do empreendedor.

Depende se o empreendedor irá seguir as orientações da franqueadora e até mesmo se o franqueado se adaptará ao negócio. Um outro segredo está na venda. Não existe negócio sem venda e não existem franquias de sucesso que o franqueado não esteja a frente da operação para cuidar das vendas. Esqueça esse negócio de investir em franquias. Se quiser investir procure outros meios, não o modelo de franquias.

Franquia que é operada apenas por sócios investidores tem maiores chances de dar errado. Vai abrir um negócio? Optou por uma franquia? Saiba que qualquer um dos dois modelos só trará resultados e sucesso com muito estudo, dedicação, planejamento, foco e uma grande dose de persistência.

========================================================

Acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×