Home Franquia Vantagens e desvantagens de montar uma franquia

Vantagens e desvantagens de montar uma franquia

por Redação
Vantagens e desvantagens de montar uma franquia

Já parou para pensar nas vantagens e desvantagens de montar uma franquia? Que é um modelo de negócio já estruturado cresce a cada dia no Brasil, afirma Olindo Caverzan Junior, diretor na Água de Cheiro. Uma pesquisa recente da ABF (Associação Brasileira de Franchising) mostrou que o setor de franquias apresentou uma variação positiva de 4,4%, atingindo a receita de R$ 178,950 bilhões. O sistema cede aos franqueados o direito de usar a marca ou patente, associada ao direito de distribuição exclusiva de produtos ou serviços.

Vantagens e desvantagens de montar uma franquia

Olindo Caverzan Junior, diretor na Água de Cheiro

Como qualquer novo negócio, as franquias têm suas vantagens e desafios. Entrar no mercado com uma marca já consolidada traz junto a credibilidade que a empresa já estabeleceu no mercado e com seus clientes. Sendo este um dos grandes pontos positivos, a franqueada já fez testes e pesquisas de públicos e mercado e sabe exatamente o que dá certo ou não, diminuindo o risco de rejeição. Além disso, o suporte e orientações da franqueadora somam pontos para que o negócio seja bem sucedido, já que possui inúmeros cases e números atrativos e de sucesso.

Quando falamos de desafios, é importante entender que em uma franquia, por mais que o “dono” seja o franqueado, existem algumas regras e padrões a serem seguidos, e que para alguns, pode ser um limitador. Por isso, é fundamental que, havendo interesse em abrir uma franquia, deve-se entender a visão e a cultura da marca, como ela é vista no mercado e por seus públicos, com o objetivo de alinhar as expectativas sobre a empresa.

Além disso, custos específicos, como publicidade por exemplo, muitas vezes são destinados aos franqueados. Mas, neste ponto também temos uma vantagem atrelada. A publicidade é uma estratégica de divulgação realizada por muitas marcas. Sendo assim, ela seria parte do processo tratando-se de uma franquia ou não. Neste caso, ao contrário de um negócio próprio, geralmente, esse custo é dividido com os franqueados da rede, finalizando em um preço acessível, mas com altas possiblidades de retorno.

Todos os modelos para empreender têm suas vantagens e desafios. Para apostar em qualquer novo negócio, sendo uma franquia ou não, deve-se pesar as vantagens e os desafios do investimento, além de entender o que procura relacionado ao próprio estilo de vida. Contudo, avalio que, com um planejamento estratégico, ter uma franquia no Brasil pode ser sinônimo de sucesso, com ótimo faturamento e retorno sobre o investimento.

==================================================================================================Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×