Home Inovação Como escolher uma franquia? O que deve ser analisado?

Como escolher uma franquia? O que deve ser analisado?

por Rodrigo Campelo
Como escolher uma franquia

Existem muitas opções de franquias no mercado brasileiro, mas nem todas são adequadas ao seu perfil. Por isso, escolher a franquia certa é um dos maiores desafios para os empreendedores do franchising. Afinal, quais os critérios a serem analisados? Como escolher uma franquia?

A franquia não apenas tem que “ter a ver” com você, mas tem que ser lucrativa. Escolher a franquia só pelos números atraentes também pode ser um erro. Afinal, você irá conviver com essa escolha por um longo período. E tem que se identificar com ela.

Pensando nisso, listamos abaixo os principais pontos determinantes para uma escolha acertada. Tudo feito para nortear suas pesquisas e coleta de informação. Estude-os com calma antes de dar o primeiro passo.

Faça uma análise do seu perfil empreendedor

Antes de mais nada, conheça você mesmo. É imprescindível definir o que você deseja para sua vida e para seu negócio. É claro que a franquia deverá fazer com que você se sinta realizado e não se tornar uma obrigação chata no seu dia a dia. Só depois de pensar bem sobre isso você deve focar no tamanho do negócio, seu faturamento e suas perspectivas.

Assim, uma franquia de sucesso será aquela que não só você se identifica, mas cuja metodologia e práticas administrativas do negócio também combinam com você. E fique atento: amar uma marca na condição de comprador de produtos ou utilizador de serviços não garante nada. Afinal, conhecer uma marca como cliente é uma experiência diferente de gerenciar essa franquia.

Caso você sinta que não está preparado, lembre-se também que os franqueadores dão treinamentos. E nada o impede de buscar qualquer outro curso que considere necessário para aprimorar seus conhecimentos antes de dar esse passo tão importante.

Localização

Onde você pretende abrir sua franquia? O Brasil é um país de dimensões continentais, com inúmeras culturas dentro dele. Por isso, nem sempre o que dá certo numa praça funciona em outra. Pesquise: qual a aceitação do produto, nível de demanda e grau de competição na área escolhida para instalação do negócio. Conheça muito bem o mercado antes de se instalar.

Sua capacidade financeira

Você tem “bala na agulha” para a franquia dos seus sonhos? Avalie muito bem sua capacidade financeira sabendo que o retorno do investimento pode levar 24 meses ou até mais.

Na hora de analisar suas opções de franquias, verifique todos os custos envolvidos, como custos de locação do imóvel, instalações e capital de giro. E ainda: Taxa de Franquia, Royalties, Taxa de Publicidade e outras, dependendo da empresa. Será necessário um financiamento? Avalie bem sua situação financeira para não ter surpresas depois que tiver embarcado no negócio.

O que o franqueador está oferecendo?

Transferência de Know-how – Busque franquias que já tenham uma experiência mínima de dois ou três anos no mercado, pois um contrato de franquia pressupõe a transferência de know-how. O franqueador deve deixar bem claro que tipo de expertise será transferida. Franquias muito novas são startups, o que é outro tipo de negócio.

Treinamentos Oferecidos – Os Manuais de Franquia podem ajudar na transferência de conhecimento, mas nada substitui um bom treinamento presencial para gestores e colaboradores. Só assim se mergulha de cabeça na cultura do negócio.

Quais as obrigações contratuais?

Circular de Oferta de Franquia – Ou simplesmente COF. Esse documento é fundamental e sua leitura requer o suporte de um advogado ou de uma consultoria em franquias. Ali estão registradas “as regras do jogo”, por isso, leia atentamente todos os pontos e tire suas dúvidas antes de ir adiante.

Tempo de Contrato – Todo contrato de franquia possui um prazo, ao fim do qual o franqueador pode ou não fazer a renovação. Esse prazo tem que ser adequado ao fluxo de caixa do negócio, por isso, deve ser superior ao tempo de retorno do investimento. Do contrário, você terá prejuízo.

Converse com outros franqueados e ex-franqueados

Franqueados e ex-franqueados são excelentes fontes de informação. Não hesite em fazer contato com eles, afinal, eles provavelmente fizeram isso também.

Os franqueados poderão lhe dar informações fundamentais sobre o que o franqueador realmente entrega em termos de transferência de know-how, treinamentos e suporte ao negócio.

Quanto aos ex-franqueados, eles poderão lhe dizer o que deu errado e cabe a você filtrar as informações para detectar o quanto o insucesso se deve ao franqueador ou ao franqueado. Vale o esforço. Use uma boa dose de bom senso e precaução, mas não deixe de conversar com eles.

Como escolher uma franquia? Tenha um plano B

Opções de franquias não faltam no mercado brasileiro. Por isso, se uma determinada marca não é exatamente o que você procura, busque sua concorrente e descubra se ela tem condições mais adequadas ao seu perfil de investidor e ao seu capital disponível.

Só fique atento: mesmo atuando na mesma área e com modelos semelhantes, algumas franquias estão mais consolidadas que outras. Aí vale a pena pensar no plano C. Afinal, opções não faltam.

Agora você já sabe como escolher uma franquia. Siga estas dicas e obtenha sucesso!

Para se aprofundar no assunto:

Conhecimento no Desafio da Gestão de uma Franquia

Associação Brasileira de Franchising 

related posts

5 comentários

O ato heróico de empreender no Brasil. Por que a franquia pode ser um bom negócio para empreender? - Negócio e Franquia 26 de julho de 2019 - 14:19

[…] Saiba mais: Como escolher uma franquia? O que deve ser analisado? […]

Resposta
Para que pago o fundo de propaganda para as franqueadoras? - Negócio e Franquia 26 de julho de 2019 - 16:09

[…] Como escolher uma franquia? O que deve ser analisado? […]

Resposta
Quais os cuidados que devem ser tomados para comprar uma franquia? - Negócio e Franquia 26 de julho de 2019 - 17:36

[…] Link de interesse: Como escolher uma franquia? O que deve ser analisado? […]

Resposta
Devo continuar em uma franquia ou devo ter um negócio próprio? - Negócio e Franquia 27 de julho de 2019 - 20:18

[…] isso, a franquia bem escolhida é ideal para aquelas pessoas que não pretendem inventar nada. Com isso , os que almejam […]

Resposta
Abra um negócio e fique Rico - Negócio e Franquia 12 de julho de 2020 - 14:38

[…] transferência de know-how nada mais é cópia de um estratégia, de um modelo de negócio que está dando certo e utilizá-lo […]

Resposta

Deixe um comentário

×