Home Negócios 5 lições do Coronavírus na gestão de empresas

5 lições do Coronavírus na gestão de empresas

por Adeilson Mendes
5 lições do Coronavírus na gestão de empresas

Que o Coronavírus mudou a rotina de muitas empresas, isso não é novidade para ninguém. Mas podemos dizer que o vírus ainda trouxe com ele em sua bagagem uma série de lições para o mundo dos negócios. Trouxe 5 lições do Coronavírus na gestão de empresas. Todo empreendedor que souber aproveitar os ensinamentos, vai fazer seu negócio ser cada vez mais sustentável e dinâmico.

Lições que aprendemos em tempos de crise

Durante o artigo vamos elencar as principais lições que esse momento de pandemia mundial agregou e reforçou para a gestão de empresas:

1- Reserva de caixa:

Diversas empresas fecharam definitivamente as portas no inicio da pandemia. Muitos colocaram a causa mortis como da pandemia. Mas a realidade é que essas empresas fecharam as portas por não terem fluxo de caixa suficiente para suportar ao menos 1 mês sem faturamento. A falta de fluxo de caixa é um problema recorrente entre os empreendedores, que estão habituados a viver no limite do caixa, dependendo do fluxo diário. É de extrema importância para toda e qualquer empresa, ter um capital de giro sólido, afim de suportar as adversidades.

2- Vendas Online:

O mundo de vendas online não era novidade para ninguém. Inclusive vem se destacando como a maior tendência mundial, mas mesmo com toda tecnologia, muitas empresas ne negavam a entrar para o mundo digital. Os motivos eram diversos o medo ou a falta de interesse, ou até mesmo falta de tempo. Com lojas fechas e precisando vender, até o empreendedor mais conservador precisou se aliar a internet para que pudesse gerar o mínimo de faturamento mensal. Muitas empresas vão ficar no online e provavelmente nem irão voltar as lojas físicas.

3- Reduzir custos:

A pandemia mostrou para muitas empresas, como elas mantinham custos altos, as vezes até desnecessários. Com as dificuldades advindas da crise, foi necessário uma profunda reflexão sobre onde poderia reduzir custos. Para manter a sobrevivência do negócio, essa análise, muito esquecida, deveria ser realizada de forma recorrente, afim de manter a competitividade da empresa, mas com o dia a dia, muitas vezes é esquecida.

4- Home Office:

Tendência mundial de atuação das empresas o home office ainda era pouco utilizado pelo empresariado brasileiro. O medo e a falta de conhecimento sobre como gerir uma equipe a distância era o principal desafio. Entretanto a crise provocada pelo vírus, forçou as empresas a aprenderem a como trabalhar nesse formato, e até os mais resistentes ao método de trabalho Home Office, já pensam em adotar esse formato de forma permanente.

5- Inovar é a chave do sucesso:

A inovação é o principal fator de competitividade entre empresas de um mesmo segmento, quando o empreendedor inova, ele consegue se destacar dos demais. A inovação era pouco aplicado na grande parte dos empreendedores, mas durante esse momento desafiador, todos precisaram inovar de alguma forma. Para chamar a atenção dos clientes, para aperfeiçoar um método de venda ou entrega do produto, a empresa que sempre está inovando, sempre estará a frente em seu mercado.

Esses aprendizados servem como reflexão, para que todo empreendedor possa atuar de forma consistente em sua empresa de forma constante e não somente em momento de turbulência. Aprenda com as lições do Coronavírus a transformar sua empresa mais antena e competitiva, sempre agindo independente das dificuldades e crises.

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquias está no Instagram, no Linkedin.  Você pode se inscrever também no Canal do Youtube e assistir nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×