Home Destaques A vantagem de ter aluguéis como fonte de renda

A vantagem de ter aluguéis como fonte de renda

Aluguel pode não ser o vilão do varejo

por Ana Raquel Lelles
A vantagem de ter alugueis como fonte de renda

Investir em aluguéis é uma tática antiga para ter uma renda extra. Aluguel e o varejo uma parceria que tem futuro e gera oportunidades e vantagens para quem entra nesse universo. Porém, no imaginário popular, o locador de imóveis e o investidor imobiliário e shoppings são vistos como “vilões”das contas do mês. 

A realidade é bem diferente. Com estratégia, alugar um imóvel te dá uma praticidade que não teria com o imóvel próprio. Por exemplo: reformas e manutenção.  A mobilidade que o aluguel dá também um ponto de destaque e tem mais opções disponíveis do que para a compra.

No outro lado da moeda, o locador vive com o constante risco do local não ser alugado, o desgaste do imóvel e a volatilidade da economia, que impactam diretamente o lucro. Mas, todo mundo precisa de um local para morar. Se tem produto, é necessário um espaço de produção e armazenamento.

Ou seja, o que não falta é demanda para ambos os lados. O ponto é ser estratégico para escolher: alugar ou comprar?

Para muitos, a imobiliária e as construtoras são vistas como “vilões”, naquela mesma linha de pensamento. Mas, elas podem ser – e são – aliados para o empreendedor, seja para cuidar das finanças do local ou fazer a ponte com o cliente. É uma via de mão tripla em que todo mundo sai ganhando, mas que tem um risco e um gasto.  Assim como todo empreendimento, não se ganha dinheiro se não investir dinheiro.

Estratégia antiga

O engenheiro eletricista George Humberto Nunes Domingues, de 50 anos, seguiu os conselhos de seu pai para empreender em mais de uma área e conseguir uma estabilidade financeira.  

“A estratégia de tirar uma renda com aluguéis eu espelhei no meu pai que já diversificava o investimento dele no comércio e em aluguéis”, conta o engenheiro. O pai de George tinha uma loja de tecidos e também investiu nesta estratégia, o que gerou para ele duas rendas de aposentadoria.

A vantagem de ter alugueis

A estratégia, que é bastante conhecida, principalmente entre os mais velhos, consiste em construir ou comprar imóveis para alugar. Dessa forma, o dinheiro do aluguel do cliente, a longo prazo, torna-se uma renda fixa que ajuda nas despesas da vida e também pode ser uma economia. 

Você pode contar com a ajuda de uma Imobiliária para fazer a ponte com o cliente, ou não. 

George completa que essa tática pode aumentar os lucros conforme o tempo, visto que o imóvel valoriza de acordo com a área que está localizado. Assim, mesmo que você não esteja alugando a sala que você comprou, ou não conseguiu vender ou alugar o local que está construindo, seu rendimento futuro pode ser grande por causa da valorização do imóvel. 

“A estratégia do aluguel é que tem um valor baixo e você paga 7,5% de imposto de renda. Então, você paga 10% da imobiliária. Mas, com o passar dos anos, aquele imóvel se valoriza muito. Porque se você construiu em um local estratégico, o investimento será a longo prazo, coisa de 20 anos, que é onde eu cheguei hoje”, explica George. 

Por isso, o ponto principal antes de comprar um espaço ou um imóvel ou uma sala para investir é analisar a área em que está localizado. Como dito pelo engenheiro, é necessário uma estratégia para que tenha um lucro, pois você deve gastar com a compra do local e deve repor este dinheiro para lucrar. 

“Esse investimento nos últimos 20 anos eu vejo que eu acertei porque o próprio retorno do aluguel me deu condições de continuar construindo. Hoje eu tenho um retorno dos aluguéis que eu posso desfrutar dele para poder custear as despesas como faculdade das minhas filhas, viagem, uma renda extra”, afirma. 

Por que investir em aluguel? 

O principal objetivo desta estratégia é diversificar as fontes de renda e investimentos para ter um lucro a longo prazo. No caso de George, ele começou como engenheiro, depois investiu no aluguel de salas, seguindo para prédios e galpões. Atualmente, o empreendedor administra dois galpões, três lojas e dois andares de salas.

A vantagem de ter alugueis

O empresário conta com a ajuda de uma imobiliária para administrar os recebimentos de aluguéis. “É melhor do que fazer o contato direto com o cliente porque aí eu não crio um vínculo com o cliente. Ele é da imobiliária e não é diretamente ligado a mim, o que fica melhor para fazer no futuro as negociações pela imobiliária e não diretamente com o cliente”, explica.

Durante a pandemia, o engenheiro teve que mudar suas estratégias para continuar com a clientela nas salas. “Eu tive que reavaliar os valores dos aluguéis para que a pessoa não entregasse o imóvel. Agora, no cenário pós-pandêmico, a gente volta aos valores normais e o aluguel dá menos que uma aplicação”, comentou. 

Apesar da queda do lucro na pandemia e os riscos de administrações, George lembra que imóveis são valorizados com o tempo, o que ajudou neste período. 

Atualmente, a renda do empreendedor vem mais dos aluguéis do que da engenharia. Ele explica que a saturação do mercado para engenheiros dificultou os trabalhos e a pandemia também deu uma “paralisada” nas demandas. “O aluguel me salva nas minhas despesas muito mais que a engenharia”, diz, com bom humor. 

Dicas para quem quer começar a investir em aluguéis 

Comece agora mesmo! Por ser um investimento a longo prazo, nunca é tarde para começar, mas lembre-se de quando os lucros serão colhidos. 

“A minha dica é a seguinte: você vai comprar primeiro um imóvel ou ponto já pronto ou lote em um local estratégico onde com o passar dos anos aquele local ali vai ser um local de comércio. Em seguida, você compra um lote em uma avenida que hoje é nova e o comércio ainda está abrindo por lá”

Essa foi a estratégia usada por George, que comprou um lote em uma avenida que estava começando a se popularizar por um preço muito mais baixo do que é vendido atualmente. “Comecei a construir devagar. Com o passar dos anos, o lote foi valorizando, e o imóvel também”, afirma. 

“Se eu tivesse construído em um local menos valorizado, eu não teria o retorno que eu tenho hoje. Porque o custo do investimento é o mesmo: se eu construir em um bairro simples é o mesmo preço de eu construir em um bairro de luxo. Então o retorno que eu vou ter no bairro de luxo a longo prazo vai ser maior que um outro bairro simples. Então, se você quer a longo prazo, você vai comprar o lote em um lugar que você vê que vai crescer para você investir naquele local. Então, com o passar de 10 anos, 15 anos, você vai ver aquele seu investimento dar retorno”, explica. 

Mercado de Imobiliária 

Abrir uma construtora ou imobiliária também é outra forma de investir em aluguéis. Uma das maiores empresas do mercado imobiliário no Brasil, a EPO completou 30 anos de mercado em 2022. Fundado pelo engenheiro Gilmar Santos e sua esposa, Eliana Santos, o empreendimento tem o foco na construção de imóveis em Minas Gerais. 

“A EPO é fruto de um trabalho e de uma longa história que eu já vinha construindo enquanto profissional e estudante de engenharia”, contA vantagem de ter alugueisa. Ele, assim como George, começou a investir no mercado imobiliário enquanto trabalhava como engenheiro.

Trabalhou em consultoras em Belo Horizonte e também foi sócio de construtora entre 1987 e 1992. Ele e sua esposa saíram deste empreendimento e fundaram a EPO, depois seu irmão entrou para a empresa.

“A gente tinha um sonho acalentado de fazer algo próprio, de empreender. Então, nós constituímos. Nos juntamos e constituímos com esse propósito. Éramos profissionais jovens que acalentavam uma busca de buscar melhoria de vida, melhoria de ambiente e com a veia empreendedora”, conta.

A EPO oferece “muito mais que empreendimentGIFs animados: 25 anos de história - TecMundoos: soluções inovadoras que mudam a vida das pessoas”. Seguindo este lema, a empresa está ligada nas novidades do mercado para melhor atender o cliente em suas especificidades. 

Ou seja, caso você queira construir um prédio comercial, o tipo de projeto será diferente do prédio residencial, por exemplo. No site da empresa, você pode conferir os empreendimentos já prontos e fazer uma busca sob a perspectiva de compra para aluguéis ou venda. 

“Os Empreendimentos comerciais, tipo os escritos nos Centros Comerciais, parece corporativos é uma atividade imobiliária que você oferece tanto para o usuário, que seja lojista ou seja empresas que precisam de escritório. Então, você oferece espaços que essas pessoas também vão trabalhar produzir e empreender os seus negócios ali dentro”, completou Gilmar. 

O novo empreendimento da EPO é o Shopping 356, que fica na BR – 356, que liga BH ao Rio de Janeiro. O local será um mall aberto que oferece entretenimento, eventos e compras. 

A proposta é que seja um ambiente conceitual que se destaque: seja pela arquitetura moderna, seja pelas atividades disponíveis. “Nós vamos oferecer ao cliente final – ou cidadão que for utilizar aquele espaço para comprar, gastronomia ou frequentar um evento – um espaço acolhedor”, afirma. 

O Shopping está previsto para ser inaugurado no ano que vem. 

Chave do negócio

A “chave do sucesso” é resiliência, competência, responsabilidade e construção de credibilidade em um ambiente de que exige cada vez mais que as empresas que lidam com esse setor sejam empresas que entregam o que promete e que honra compromisso.  Além disso, Gilmar diz que é necessário ter muita coragem para continuar. Mas, a todo tempo, ele ressalta a importância de manter a credibilidade da empresa com o cliente. 

“Não é honrar compromisso a qualquer custo. É honrar o compromisso dentro de um contexto de negócio que permite você continuar. É se comprometer com as coisas que promete fazer”, completa. 

“Com o rigor nos prazos, as tecnologias utilizadas, o alto padrão das obras, a segurança dos colaboradores e o respeito à arquitetura e ao meio ambiente, a EPO se destaca pela renovação no jeito de executar seus projetos e pensar a construção civil no Brasil”, descreve a EPO sobre seus serviços no site oficial. 

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender. Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais.
A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin. Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×