Home Franquia Spoleto é o novo dono do China in Box e Gendai

Spoleto é o novo dono do China in Box e Gendai

por Rodrigo Campelo
Spoleto é o novo dono do China in Box e Gendai

O mundo da alimentação está mudando novamente. O Spoleto é o novo dono do China in Box e do Gendai. O Grupo Triggo assume a gestão do TrendFoods, donos das marcas. A transação firmada nesta última semana, cria um negócio de R$ 1,4 bilhão em vendas ao ano.

O namoro entre as duas companhias é mais antigo que a pandemia. As primeiras conversas começaram ainda com Robinson Shiba, que foi um dos tubarões no Shark Tank, programa de TV produzido pela rede Sony no canal fechado. Entretanto, em maio de 2019, voltando das gravações do programa,  Shiba sofreu um acidente um grave acidente de maio. Isso foi em maio de 2019. Ficou durante quase 2 anos em coma e ainda está em tratamento.

Quem assumiu a cadeira de CEO do grupo foi o sócio e Carlos Sadaki. As conversas começaram voltaram nos últimos meses tendo como resultado a criação deste novo negócio na alimentação. 

China in Box

Robinson Shiba era um estudante de odontologia, com 20 anos quando viajou aos Estados Unidos para estudar inglês. O plano era ficar lá por dois meses, mas ainda no início da viagem, foi assaltado, ficou sem dinheiro e para aprender e se sustentar, conseguiu um trabalho temporário numa de restaurantes, onde trabalhou como lavador de pratos e entregador. foi lá que conheceu o conceito de comida em caixinha, que o inspirou a lançar no Brasil em 1992 o China in Box. Shiba junto com sua irmã Helen e seu irmão Hideaki Shiba, inaugurou a primeira loja no bairro de Moema, em São Paulo. O serviço, então, era exclusivamente de entregas.

Gendai

 O Gendai foi criado por Carlos Sadaki Kaidei que trabalhava no departamento de marketing de alimentos da Sakura, tradicional fabricante de molhos. No início de 1992, o executivo resolveu concretizar um sonho e fundou, com a ajuda de outros sócios, entre os quais o amigo de infância Alexandre Miqui e Robinson Shiba, que havia acabado de criar a rede China in Box.

O GENDAI começou com um restaurante localizado na área de mercado do Shopping Morumbi em São Paulo. O local tinha um “sushi bar”, onde pratos eram preparados na hora e podiam ser levados para viagem, que ganhava destaque junto aos molhos orientais, bebidas importadas, utensílios de cozinha japonesa e outros produtos desta tradicional culinária. A proposta pioneira era de uma loja de produtos japoneses fora do circuito comercial da Liberdade, bairro tradicional de imigrantes japoneses da capital paulista. O termo “Gendai”, que em japonês significa “Tempos Modernos”, surgiu por meio de uma sugestão de um dos pais dos sócios da empresa. O nome traduzia a filosofia da empresa, que era oferecer um serviço moderno com inovações no ambiente dos shoppings centers.

A criação do TrendFoods

O Grupo TrendFoods é considerado o maior grupo especializado em fast-food, restaurantes e delivery do Brasil. Nascido em 2008, após a fusão das marcas China In Box e Gendai com o objetivo de alavancar vendas. Hoje a TrendFoods é considerada um dos líderes do mercado com mais de 164 lojas do China in Box e mais de 50 lojas do Gendai espalhadas pelo Brasil.

Spoleto

Grupo Trigo começou em 1999 com a marca Spoleto, com forte atuação em shoppings centers. Nas décadas seguintes, a companhia criada por Eduardo Ourivio e Mário Chady se expandiu, entrando em culinária asiática com Koni e Gurumê que tem foco na comida japonesa contemporânea e no LeBonton, com foco e inspiração francesa.

O Spoleto é líder no segmento de culinária rápida italiana no Brasil, possuindo atualmente 350 restaurantes, sendo 283 no Brasil (296 abertas) e 28 no exterior – 26 no México (21 inauguradas) e duas em operação.

Spoleto é o novo dono do China in Box e Gendai

o na Espanha.1

Com o TrendFoods, o Grupo Trigo ganha um reforço em sua vertical de delivery e lojas de rua, já que as duas marcas de culinária chinesa e japonesa têm isso como parte essencial de sua estratégia, enquanto as marcas do grupo carioca têm presença carimbada em shopping centers.

Entre 2019 e 2020, as vendas no delivery no China in Box, por exemplo, cresceram mais de 20%, e hoje as vendas por esse canal já representam 75% do total comercializado pelo grupo. Isso também deve elevar a participação digital do Trigo, que hoje é de cerca de 40%.

Mudanças que fizeram crescer no meio da pandemia

Após o acidente ocorrida com Shiba, o amigo e sócio Carlos Sadaki assumiu o controle da empresa com uma meta bem definida, ampliar a atuação da rede no Brasil. O China in Box já tinha em seu DNA o conceito do delivery o que acabou fazendo com que a Gendai adotasse o modelo e  com isso pudesse divide suas cozinhas com outras marcas. Juntas, todas as redes que operam no modelo de dark kitchens faturaram 32 milhões de reais em 2020, com mais de 197 cozinhas espalhadas em 21 estados e no distrito federal.

Em 2021, a empresa já começou a enxergar um cenário de pré-pandemia, segundo Sadaki. “com a vacinação e a reabertura das praças, já estamos em um momento muito diferente do que vivemos em maio do ano passado”. A pretensão, segundo CEO, é que o delivery se estabilize como um modelo resiliente de negócios, mas que as lojas físicas ainda sejam o grande ponto focal da atuação do China in Box, e também do Gendai.

Em números, a expectativa é que a China in Box cresça algo em torno de 5%, enquanto o Gendai deve crescer 10% até o final do ano. Já as DARK KITCHENS miram um aumento ainda maior. Os planos são um aumento de 33% saltando de 197 cozinhas, para 295 dark kitchens em funcionamento até o final do ano.

Tamanho do novo negócio

Spoleto conta, atualmente, com mais de 350 restaurantes espalhados por todo o Brasil. A incorporação do TrendFoods traz ao grupo Trigo uma base de 613 restaurantes, contando com as unidades Gendai e China in Box.

=======================================================================================================Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×