Franquias de serviços costumam ser atraentes devido aos baixos custos de manutenção e maior flexibilidade administrativa, uma vez que não há estoque de produtos físicos.

Mas é claro que os mesmos cuidados devem ser observados em qualquer tipo de franquia. É preciso saber quem é o público-alvo, é necessário montar um plano de negócios e, acima de tudo, é preciso saber o quanto de suporte a franqueadora oferecerá ao franqueado nas diversas fases do negócio.

Nesse contexto, o mercado de prestação de serviços costuma ser uma ótima opção de negócio rentável por ser considerado “linear”. Em outras palavras, tem poucas variações e grandes possibilidades de faturamento recorrente.

Os tipos mais comuns de franquias de serviços são serviços financeiros, planejamento tributário, tarefas administrativas, marketing digital, consultoria, auditoria, limpeza, serviços domésticos, reformas, serviços automotivos, lavanderias, costura, serviços de crédito, recursos de multas, serviços de energia alternativa e saúde veterinária, dentre outros.

Em alguns casos, as franquias de serviços dispensam a contratação de funcionários e também não precisam da instalação de um ponto comercial. Isso porque muitos desses negócios funcionam no modelo home office. Ou seja, o franqueados pode trabalhar de sua casa via internet e/ou visitando os clientes.

franquias de serviços

Desafios e desvantagens das franquias de serviços

É claro que não existe negócio que só tenha vantagens e as franquias de serviço não são diferentes.

Assim sendo, esses modelos de negócio devem ser analisados com os mesmos cuidados que qualquer outra franquia requer. Por isso, cabe a você, empreendedor, estudar a reputação da marca no mercado, saber qual a expectativa de crescimento e saber se a franquia realmente combina com você.

Outro fator importante: você é um bom vendedor? Nem todo mundo tem vocação para isso e as franquias de serviços exigem essa habilidade. Isso porque é preciso prospectar clientes continuamente para vender os serviços de sua franquia. E nem todo mundo tem excelente relacionamento interpessoal, requisito básico para esse tipo de atividade.

Uma desvantagem das franquias de serviços é a elevada concorrência em qualquer nicho escolhido. Não só da parte de outras franquias e empreendimentos independentes, mas de também advinda de prestadores de serviços autônomos.

Além disso, quando o assunto é franquias de serviços, podemos citar outro desafio comum, o processo de recrutamento, seleção e capacitação de mão-de-obra. Lembre-se: a excelência no atendimento é vital para qualquer franquia e mais ainda quando você se propõe a disponibilizar serviços no mercado. Aliás, esse item pode se converter rapidamente em desvantagem caso os treinamentos e manuais operacionais da franqueadora não sejam suficientes para garantir padronização e qualidade dos serviços prestados. Fique atento e investigue esses aspectos antes de embarcar no negócio.

Conclusão

Enxergando com clareza essas vantagens e desvantagens, você terá maior chance de sucesso em sua escolha, seja sozinho ou com uma equipe bem treinada. O importante é se identificar com o negócio, “vestir a camisa” e ter os pés no chão, pois para cada vantagem haverá sempre um desafio. E o bom empreendedor não foge de desafios, apenas se prepara bem antes de enfrenta-los.

Boa sorte e bons lucros!

Leitura recomendada: 5 motivos para investir em microfranquias

Visite o site da Associação Brasileira de Franchising 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here