Trabalhar em casa, em home office, sem o estresse do trânsito e fazendo seu próprio horário é o sonho de muitos pequenos empreendedores. E dados levantados pela Associação Brasileira de Franchising parecem confirmar isso. De acordo com a entidade, 577 redes brasileiras operam com franquias de baixo custo, incluindo as de home office.

Essas franquias “home based” ou “home office” surgiram para driblar a crise econômica de forma criativa e com custo acessível (algumas até com custo de apenas R$1.200,00!). Por consequência, uma vez que não exige capital para instalação, esse modelo é um excelente ponto de partida para o universo das franquias, podendo ser até conciliado com outras atividades.

Assim sendo, pessoas que exercem atividades informais, têm tempo e querem complementar sua renda costumam ser atraídas por esse tipo de negócio. Além disso, dentre as vantagens desse modelo também pode ser citada a maior proximidade com a família no dia a dia.

No entanto, as dicas que valem para as demais franquias também se aplicam neste caso e não adianta forçar a barra só pensando no lucro. Em outras palavras, você deve sempre escolher uma franquia que combina com você, seja ela de 250 mil ou de 5 mil reais.

Talvez você esteja em dúvida quanto a seu próprio perfil: será que você trabalharia bem em home office? Confira as dicas a seguir e descubra.

Dicas para trabalhar em home office

Tenha um local de trabalho fixo e organizado. Em primeiro lugar, não é por estar em casa que você vai ficar trabalhando em qualquer canto e em ambiente bagunçado. Por isso, evite distrações escolhendo um local reservado para você e que não entre em conflito com outros habitantes da casa.

Por último, vale a pena também investir em uma cadeira ergonômica confortável, já que você passará muito tempo sentado na frente do computador. Dor nas costas, por exemplo, não combina com produtividade.

Tenha uma rotina. Por um lado, é muito bom trabalhar sem um chefe pegando no seu pé. Entretanto, você terá que ser seu próprio chefe e manter a disciplina. Mesmo em casa é preciso ter uma rotina de trabalho com início e término das tarefas. É claro que isso incluirá pausas em horários pré-determinados, pois ninguém é de ferro. Só não caia no erro de tirar um cochilo no sofá ou ligar a televisão. Devido a essa pausa você pode acabar perdendo horas preciosas.

Avise que está trabalhando

Sim, os demais moradores da casa devem saber que em determinado horário você não está disponível para eles. Antes de mais nada, enfatize que aquele é seu horário de trabalho e que esse período deve ser respeitado, mesmo você estando ali presente ao invés de estar num escritório convencional.

Fique longe de redes sociais e do celular. A tentação é grande, mas essas são fontes de distração que você deve ignorar. Em primeiro lugar, desligue as notificações do celular e espere um pouco até postar novidades no Facebook. Parece exagero, mas se você cronometrar todas as vezes que para pra olhar, verá que essas atividades sugam muito tempo. Tenha foco.

Agora que você já conhece algumas dicas básicas para trabalhar em home office, talvez queira conhecer franquias que funcionam nesse modelo. Confira abaixo e escolha a sua.

Franquias home office

  1. Drs. Protect é uma corretora de seguros que atua com foco nos micro e pequenos empresários. Segundo a própria rede de franquias, ela age buscando “os remédios certos para alguns incômodos financeiros, aliviando o caixa da sua empresa ou o seu bolso”. Finalmente, a rede também afirma ser “um investimento pequeno com retorno rápido”.

SAIBA MAIS 

  1. Guia-se Negócios pela Internet está no mercado de marketing digital desde 1997 e oferece soluções e oportunidades de negócios para a web. A marca entrou para o sistema de franquias em 2010. Por isso, hoje ela possui 120 franqueados, atendendo em 18 estados e mais de 70 cidades.

SAIBA MAIS

  1. JAN-PRO

É a maior franquia de limpeza comercial do mundo e está classificada como a décima maior franquia americana. A marca foi criada em 1991, nos Estados Unidos. Atualmente ela está presente em 15 países do mundo, com mais de 8 mil franqueados.

A maior franquia de limpeza do mundo
Foto divulgação

A rede chegou ao Brasil desde 2011 e, como resultado de sua expansão agressiva, a JAN-PRO tem franquias máster nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Salvador, Recife, Manaus, Porto Velho, Belo Horizonte, Triângulo Mineiro, Campinas e Florianópolis.

SAIBA MAIS 

Outras opções de franquias home office

  1. Nutrimais

    comercializa produtos de suplementação mineral para diferentes tipos de animais, como bovinos, equinos, ovinos, caprinos, suínos, aves e peixes.

Seus produtos são enriquecidos com probióticos, prebióticos e leveduras, fontes de proteína e energia que fazem parte do equilíbrio do metabolismo do animal e por consequência permitem maior aproveitamento dos nutrientes.

A Nutrimais foi fundada em 2012 e já conta com mais de 150 franqueados em todo o Brasil. A rede acredita que “ainda há muito espaço para crescer”.

SAIBA MAIS 

  1. PremiaPão

    é uma empresa especializada na comercialização de Publicidade em sacos de pão, método que permite criar propagandas de marcas e produtos voltadas diretamente ao público-alvo.

Acima de tudo, essa forma inovadora e impactante de publicidade sustentável evita desperdícios ao trabalhar com material ecologicamente correto. Por último, a rede ainda tem a iniciativa de plantar uma árvore a cada produção fornecida aos seus franqueados.

SAIBA MAIS 

Você agora provavelmente já está pronto para lucrar sem sair de casa. Estude atentamente as opções e boa sorte!

Leitura recomendada: Por que o mercado de franquias é a melhor opção de negócio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here