Home Franquia Consultor de Campo não é um palpiteiro

Consultor de Campo não é um palpiteiro

por Rodrigo Campelo
Consultor de Campo não é um palpiteiro

A sensação de invasão é comum quando o consultor de campo chega e dá dicas e sugestões de mudanças. No começo os franqueados aceitam muito bem, mas com o passar do tempo a relação costuma ficar um pouco desgastada. Entretanto é importante dizer que o Consultor de Campo não é um palpiteiro.

O franqueado muitas vezes descobre atalhos e maneiras para fazer algumas coisas, que podem interferir no resultado daquela operação. Para evitar que coisas assim aconteçam, o consultor tem uma cartilha a seguir e avaliar com o objetivo de manter aquela operação dentro dos padrões da franqueadora.

Vamos Simplificar tudo

O consultor de campo tem um papel importante no seu negócio. Ele é o maestro de uma orquestra. Traz em sua  bagagem a visão do franqueador, os caminhos que deverão ser seguidos. Traz o conhecimento adquirido na sua rotina de avaliação diária de diversas lojas.

Consultor de Campo não é um palpiteiro

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Função do Consultor de Campo

Seu principal objetivo é manter o padrão. Fazer com que a banda toque em sintonia, sem deixar ninguém desafinar. Para isso ele observa alguns itens muito importantes como:

Na loja

  • Entrada da Loja – Vitrine, letreiros, manequins. A entrada é o cartão de visita de qualquer varejista.
  • Atmosfera da loja – Som ambiente, ruídos, se o ambiente está aromatizado. Itens como esse, podem atrair ou afugentar clientes. Já pensou nisso?
  • Manutenção da área de vendas – Interruptores limpos, vidros e espelhos limpos
  • Qualidade dos provadores – Iluminação, espelho, afinal de contas é um momento importante para venda quando o cliente usa os provadores.
  • Balcão de vendas – Rodizio de vendedores, estoque do balcão limpo e arrumado, computador e impressoras funcionado corretamente, POS, enfim tudo que se não estiver funcionando corretamente pode fazê-lo perder venda.

No Estoque

  • Estoque Escritório – Quantidade de material de expediente, se estão sendo armazenados em locais corretos o estoque, se a mesa está organizada, entre outros detalhes. O objetivo é te ajudar a se organizar. 
  • Mercadoria – Avaliar se o mix está correto, se os complementos estão adequados, se o estoque está adequado com tamanhos e cores.
  • Prevenção de Acidentes – Essa é uma função muito importante e cuidadosa do consultor de campo. Verificar se existem obstáculos que possam causar acidentes, escadas livres, extintores funcionando.
  • Programação Visual – Arrumação dos produtos e com os preços corretos

Nas Vendas

  • Força de vendas – Equipe uniformizada, maquiada, entusiasmada. Além disso, tem a função de ajudar a contornar desentendimentos, encontrar soluções para auxiliá-lo na gestão.
  • Relacionamento – Análise de lista de frequência, relacionamento com o cliente, estruturação de ações para atrair atenção de clientes e gerar fato novo e aumentar o interesse pela marca e seus produtos de forma regional.
  • Promoções – Verificar se a equipe está inteirada das promoções, verificar o feedback que está sendo dada aos clientes, entender a resposta dos clientes referente a promoção daquele período.
  • Satisfação dos clientes – Acompanhamento da taxa de conversão, entender o que levou a não comprar, satisfação do cliente interno (funcionários), etc.

Na Operação

  • Procedimentos Operacionais – Avaliação se os lançamentos estão sendo feito corretamente, se mercadoria com defeito estão dentro dos padrões estabelecidos, redução da utilização de telefone pessoal dentro do PDV, por exemplo são itens observado pelo consultor.
  • Segurança – Avaliação do procedimento de abertura e fechamento de caixa, bem como os recursos em espécie que ficam no caixa.
  • Habilidades do Gerente – Orientar o salão de vendas, verificar a separação entre profissional e amizades com as funcionários (as).
  • Quadro de Pessoal – Avaliação do quadro de funcionários, escala, motivação.

A conclusão disso tudo

Como pode observar o acompanhamento tem uma função muito estratégica e que muitas vezes não são seguidas em sua totalidade. Ter um Consultor de Campo é ajudar o seu modelo de negócio atingir resultados e entender aonde precisa ser ajustado.

Pense nisto. Verá que se tiver cabeça aberta para escutar o seu consultor de campo, muitas coisas poderão ficar melhor.

======================================================

Acompanhe a gente nas redes sociais. Siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Você pode também acompanhar tudo pelo Grupo de WhatsApp da Negócio e Franquia. Simples, rápido e direto.

Negócio e Franquia – Se é um bom negócio, passa por aqui.

Posts Relacionados

1 comment

Realidade Virtual como solução para o varejo - Negócio e Franquia 28 de dezembro de 2019 - 00:02

[…] completas que apoiam boa parte das áreas de uma empresa franqueada, por exemplo, a expansão, consultoria de campo, gestão de performance, treinamentos e […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×