Home Empreendedorismo Que tipo de empreendedor eu sou?

Que tipo de empreendedor eu sou?

por Cleo Gomes
Que tipo de empreendedor eu sou?

Em uma coisa temos que concordar, o empreendedorismos vem salvando muitas famílias da situação de vulnerabilidade e dando subsistência a esses indivíduos, isso não há como negar, mas afinal, Que tipo de empreendedor eu sou? Muitas pessoas tem ainda uma certa dúvida do que seja o empreendedorismo e como a prática de empreender pode trazer a tão sonhada independência financeira e alavancar a realidade de muitos pessoas que sofrem com o desemprego e com a falta de oportunidades.

Por isso, no post de hoje, mostraremos um pouco mais sobre os tipos mais comuns do empreendedorismo com o radar apontado para o nordeste, uma vez que tem se tornado uma das principais fontes de oportunidade para fomentar novas ideias a partir de estímulos criativos.

Que tipo de empreendedor eu sou?

O empreendedorismo é um tema bastante vasto e rico, além de estar em alta na mídia e em diversas rodas de conversas sobre o tema. Afinal, quem não gostaria de trabalhar em seu próprio negócio?

Porém, é importante destacar que o as pessoas que se tornam empreendedoras, pode escolher diversas formas de percorrer esse caminho, como herdar um negócio, abrir, comprar. Enfim, existem várias formas. Por isso, é fundamental destacar que independente do caminho, o empreendedor ele será sempre a pessoa que assume as responsabilidades e está constantemente em busca de algo diferente.

Mas, para explicar melhor o funcionamento dos tipos de empreendedorismo mais existentes no Nordeste, temos que levar em consideração, oportunidades do individuo obteve na vida, necessidade de subsistência e demais aspectos que contribuem para criar ambientes favoráveis, veja a seguir os tipos mais comuns:

Empreendedor que aprende

São os empreendedores que tiveram a oportunidade de ter grande ideia e resolveram mudar o foco da vida profissional e abrir um negócio, esse tipo de empreendedor demora um pouco a tomar a decisão por diversos fatores e um dos primeiros é o medo de não conseguir trazer condições necessárias para a família ficar bem economicamente.

Empreendedor por necessidade

Cria o próprio negócio,  por falta de meios de levar o sustento para a família sobreviver de outras formas, então surgi a necessidade de empreender, aqui no Nordeste,  é o mais comum pela pouca oferta de emprego, muitas vezes, falta de requisito necessário para ocupar vagas de empregos existentes no mercado. Esse tipo de empreendedorismo,  normalmente não tem acesso a recursos, formação na área de atuação e não possui estruturação para o desenvolvimento do negócio. Dessa forma, na maioria das vezes trabalham na informalidade e sem planejamento necessário.

Empreendedor social

A sua maior missão é contribuir com desenvolvimento pessoal, econômico e social da comunidade que estão inseridos, no Nordeste essa onda de cooperativas, coletivos e associações vem crescendo e trazendo muitos benefícios para a vida do empreendedor social e para as comunidades, oferece grandes oportunidades de crescimento, pois esse tipo de empreendedor não busca o dinheiro como finalidade, mas busca o bem estar e o desenvolvimento profissional de cada membro que ele acolhe.

Contudo, existem outros tipos de empreendedorismo, mas esses são os mais comuns encontrados no Nordeste, isso não quer dizer que não existam outros casos, tais como: Empreendedor normal; empreendedor corporativo; empreendedor nato. Apenas, ouvi uma avaliação e os empreendedores citado acima são facilmente encontrados.

Como vimos acima os tipos de empreendedorismo, também é fundamental abordar fontes que podem gerar grandes sacadas e levar a ideias empreendedoras incríveis, veja:

Como encontrar fontes para desenvolver o empreendedorismo?

Que tipo de empreendedor eu sou

Para ter boas ideias empreendedoras primeiro é necessários criar situações geradoras, esse processo pode ser feito de maneira individual ou coletiva. Alguns empreendedores buscam criar ideias através de participação em cursos de idiomas, pintura, arte e atividades que busquem a recreação, pois essas atividades buscam trabalhar no cérebro a parte criativa que necessita ser explorada.

Porém, existe a possibilidade de criar novas ideias através de algumas fontes que são primordiais, são elas:

  • Entendimento das necessidades locais
  • Inovação no setor de atuação
  • Hobbies
  • Entender a deficiência de algum produto e buscar melhorias

Com isso existem inúmeras formas para geração de ideias, mas é preciso entender que após a ideia formulada existe um processo e ele necessita ser cumprido, através de avaliações de viabilidade, entender como o empreendedorismo deve ser implementada e a partir daí buscar executar o plano, contundo, é fundamental proteger a ideia através de registros oficiais.

Por fim, é necessário entender que o empreendedorismo é um tema extenso e não existe caminhos certos ou errados, todo caminho, com paciência e persistência e muito estudo, pode sim levar ao sucesso empreendedor, lembrando sempre que todo empreendimento é feita de fase e todas elas devem ser respeitadas.

Existem diversas maneiras para empreender. Tornar-se um empreendedor é mudar o estilo de vida. Para isso é importante que a família esteja alinhada com esse propósito e acredite em suas ideias. Converse, ouça atentamente as opiniões alheias, perceba caminhos que possam ser sugeridos por essas pessoas. Comece pequeno e tenha atitudes de grande no atendimento, busque encantar seu cliente, esteja atento e acompanhe os caminhos e saiba exatamente quem é seu público-alvo

Estude o melhor modelo de negócio, converse com o contador e entenda os impactos tributários no seu negócio com base no CNAE e não se canse de fazer estudos analisando diversos cenários com a projeção de faturamento e claro nas despesas fixas e variáveis que terá. Invista seu tempo para amadurecer a ideia.

=======================================================================================================

Acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×