Home Empreendedorismo Melhor público-alvo é o G, de Gente

Melhor público-alvo é o G, de Gente

por Rodrigo Campelo
Melhor público-alvo é o G, de Gente

A simplicidade é algo que me irrita. Me irrita por que muitas vezes um tema que parece ser complexo tem soluções tão simples. Muitas pessoas gostam de encher a boca para falar do público-alvo. Alguns dizem que o seu público é o A, outros afirmam que o público é o B. O fato é simples: O melhor público-alvo é o G, de Gente.

Cansei de ver pessoas que trazem dados mágicos, soluções mirabolantes para um mercado que sofre com todo tipo de situação. Alterações políticas e econômicas causam cada vez mais dores no empresariado. Aproveitando isso, surgem os magos das boas novas, trazendo técnicas de definição de público-alvo.

Antes faziam palestras, enchiam lugares com as novidades para falar do tema. Apresentavam fórmulas mágicas, com características traçadas por psicólogos, estudiosos, muitos dados feitos por pesquisas e diversos outros meios. Eram os papas do negócio.

Assisti uma palestra online há pouco tempo de um professor de filosofia. Ele recebeu uma pergunta um tanto inusitada: “O que você gostaria que dissessem quando estivesse morto?” Ele buscou explicações em Kant, Platão, filosofou sobre o desejo, experiências. Divagou muito sobre o tema, mas num dado momento, ele devolve a pergunta a interlocutora e diz “O que você gostaria que dissessem no dia do seu velório?” Numa simplicidade objetiva ela responde: Gostaria que dissessem “ó ela tá viva”.

E não é que ela estava certa. A melhor resposta nesse momento é saber que ainda permaneceria por aqui durante um tempo maior, para fazer as coisas que ainda não fiz ou para completar aquilo que comecei.

Tenho comigo que não precisa de tanto estudo, o melhor público que existe é o G. Se não tiver gente que anda e está ali para consumir o seu produto, não tem venda. Então a minha teoria diz que o melhor público que existe é o G, de Gente.  

Melhor público-alvo é o G, de GentePrecisamos de momentos com clientes em estado de graça, com vontade de comprar. É isso que impulsiona o negócio. E muitas vezes o caminho da simplicidade pode ser um grande aliado nos períodos de instabilidade.

Sabemos que a maior preocupação de investidores e de empresários estão associadas a itens ligados a melhoria do desempenho com redução de gastos, análise sistemática do resultados das operações em funcionamento e claro definição de público-alvo.

O público-alvo nesses períodos de incertezas tornam-se infiéis. Mudam de hábitos, mudam de planos sem avisar, por estratégia ou por necessidade. Toda essa matemática impacta diretamente ao negócio e nos resultados.

O fato é que neste momento é importante identificar qual o melhor público consumidor do seu negócio, qual o melhor lugar para implantar ou manter a sua empresa. Não há mágica, apenas análise de resultados e conhecimento profundo do seu negócio.

=======================================================

Acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

 

Posts Relacionados

2 comentários

Setor educacional cresce na pandemia - Negócio e Franquia 15 de julho de 2020 - 07:37

[…] Esse novo momento tem demonstrado que a educação não se resume apenas a sala de aula, e que o nicho educacional tem um papel fundamental. O segmento tem percebido que o formato de ensino criado na revolução industrial, com carteiras colocadas uma atrás da outra, uniformes, regras e padronização no conteúdo não tem sido suficiente para atender e atingir o público-chave. […]

Resposta
você já parou para pensar como gerar valor na crise 25 de julho de 2020 - 17:59

[…] necessário conhecer o seu público-alvo, a presença dele nas redes sociais, as mídias que interagem mais e outros aspectos para […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×