Home Empreendedorismo O papel importante do empreendedorismo no nordeste

O papel importante do empreendedorismo no nordeste

por Cleo Gomes
empreendedorismo

Você já imaginou que que a região Nordeste tem usado o empreendedorismo com mola propulsora para o desenvolvimento local, colaborando dessa forma para o crescimento econômico e aumento do PIB, redução de inflações e de quebra melhorando o poder de compra da população local? O papel social e econômica do empreendedorismo no Nordeste tem ganhado muita atenção.

Assim, o crescimento econômico e social atingido no Nordeste pode ser considerado como referência de superação e melhoria do poder aquisitivo da população. Dessa forma, pode-se considerar que o desenvolvimento é bem mais amplo pois supera aspectos históricos e sociais impregnados ao longo dos anos.

Neste artigo, você vai aprender os principais aspectos referentes ao empreendedorismo no Nordeste, qualidade de vida, geração de trabalho e preocupações ambientais, veja logo abaixo:

Principais benefícios alcançados nos empreendimentos do Nordeste

empreendedorismo no nordeste

O Nordeste esta encontrando muitos benefícios com o olhar atento da população no setor empresarial e movimentações eficazes da população, é fundamental destacar que o empreendedorismo gera maior mobilidade a região e transforma em molas propulsoras eventuais oportunidades para o crescimento regional.

Os principais benefícios gerados pelo empreendedorismo na região nordestina que se destacam:

  • Geração de trabalho;
  • Maior qualidade de vida da população;
  • Maiores ganhos com a produtividade;
  • Maior desenvolvimento local;
  • Crescimento educacional

Com isso, pode-se notar as condutas éticas na região nordestina, com a preocupação que visa atingir o coletivo, criando conexões com seus entornos, desenvolvendo laços que auxiliem na formação de redes, conexões e parcerias impactando a sociedade de modo eficaz, gerando uma capacidade de crescimento  e melhores condições de vida na localidade como todo.

Ferramentas necessárias para o empreendedorismo funcionar no Nordeste

Para que os empreendimentos nordestinos tenha uma sobrevida esperada, existem algumas peculiaridades que não podem deixar de serem comentadas, pois tudo deve ser usada para o favorecimento e fortalecimento do negócio. Visto que, as caraterísticas predominantes no Nordeste é o calor, praias mais acessíveis e sistema de turismo, essas devem ser levadas em consideração e pensadas profundamente antes da decisão definitiva e futuro investimento.

Além disso, é importante discutir e estimular os negócios através de oportunidades adequando a estrutura empreendedora, diminuindo chances de falência e alavancando as possibilidades de sucesso. No entanto, vale destacar que parte dos negócios abertos no Nordeste, se tratam de micro e pequenos negócios e são fundamentais para geração de emprego. Para entender a força do micro empresário, de acordo com dados do Sebrae, 52% dos empregos formais com carteiras assinada vem dos micro empresários, assim como uma parte relevante do PIB brasileiro. Estima-se que 25% do PIB venham dos pequenos negócios.

Por isso, é importante um olhar atento para a grande relevância do empreendedorismo no Nordeste.  As iniciativas geram desenvolvimento que impactam a região de forma social e econômica, sem contar que é um meio de subsistência dos empreendedores da região.

Por fim, vale salientar que o empreendedorismo se tornou forte por vários fatores, o mais impactante é o desemprego. Contudo, vem sido driblado pelo empreendedorismo, onde os nordestinos aprenderam a utilizar ideias para a geração de renda e melhorias sociais, com ênfase no cooperativismo que na região exerce grande influência, pois este modifica fatores econômicos e comunitários.

Para você que deseja saber um pouco mais sobre o empreendedorismo no Nordeste, faça uma busca aqui no portal e descobrirá diversos temas que valem a pena conhecer. Agora se deseja realmente começar um novo negócio e investir mais em seguimentos que estão com grande notoriedade no nordeste, conte com assessorias especializadas e entidades para dar o suporte necessário.

=======================================================================================================

Acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×