Home Brasil Mercado de franquias: cresce o consumo de alimentação saudável no Brasil

Mercado de franquias: cresce o consumo de alimentação saudável no Brasil

por Rodrigo Campelo

O Brasil é um dos maiores mercados de beleza do mundo! Primeiro lugar em cirurgias plásticas, segundo em cuidados com o cabelo e o terceiro em uso de cosméticos. Porém, para a população, não é só a vaidade que importa. A preocupação também passou a ser a alimentação em prol da saúde e bem estar.

De acordo com as pesquisas feitas pelo Euromonitor Internacional, em 2016, o mercado brasileiro de comidas e bebidas saudáveis chegou a vender R$ 93,6 bilhões em produtos, o que deixou o Brasil na quinta posição no ranking mundial. Até 2021 estima-se que esse mercado cresça 4,4% ao ano.

Os números comprovam que o ramo de produtos saudáveis no Brasil se tornou uma ótima opção de investimento, pois a crise está longe deste setor. Conheça agora 3 seguimentos e franquias que optaram por esse mercado de alimentação saudável!

1. Lojas de produtos naturais

A busca por uma alimentação mais saudável está em alta no Brasil. Refeições mais leves e balanceadas podem até não ser o prato favorito, mas são a preferência de muitos consumidores preocupados com a saúde e bem estar.  

As lojas de produtos naturais surgiram como um Mini Market, onde você pode encontrar as mais diversas opções de alimentos desde integrais, diet, light, orgânicos, sem lactose, sem glúten e funcionais, até suplementos para atletas e complementos alimentares.

Mundo Verde 

Com mais de 30 anos no mercado, a franquia Mundo Verde é a maior rede de produtos orgânicos e naturais da América Latina. Atualmente, existem 400 unidades da marca espalhadas por todo Brasil.

Seu intuito é ajudar as pessoas a adquirirem um propósito de vida mais saudável e sustentável. Por isso, a equipe e os franqueados são treinados para dar informações nutricionais e ajudar os consumidores na hora da escolha dos produtos. Algumas das unidades da marca também oferecem palestras sobre cuidados com a saúde e alimentação.

2. Restaurantes de culinária

Em shoppings centers, lojas de rua ou até mesmo dentro de academias, o importante é esses restaurantes sugerirem um cardápio saudável, com comida natural, prática e menos calórica.

Os empreendedores viram nesse tipo de mercado uma grande oportunidade de negócio, pois na correria do dia a dia conseguir ter uma alimentação mais leve, nutritiva e equilibrada faz toda a diferença para quem está querendo manter uma dieta saudável.

Baoli 

Fundada em 2015, em São Paulo, a Baoli é uma franquia de culinária saudável, onde o consumidor tem a opção de montar a sua salada. Além disso, ele pode escolher outros pratos da casa, como crepes, quiches, wraps, grelhados e saladas exclusivas. O restaurante também oferece sobremesas funcionais, sucos naturais, detox, chás e água de coco.

A Baoli está em fase de crescimento e evolução. Atualmente, existem 6 unidades e funcionamento e 24 em implantação por 13 estados brasileiros – 85% dos restaurantes da rede estão em shoppings.

3. Snacks

O que você come nos intervalos das refeições? Saiba que os lanches do meio da manhã e da tarde são tão importantes como o café da manhã, almoço e jantar.  Entretanto, com essa rotina apertada nem sempre sobra tempo e criatividade para pensar no que comprar para esses intervalos.

Pensando na dieta saudável, na comodidade, praticidade e no bem estar do consumidor surgiram as franquias conhecidas como snacks. Nelas os idealizadores montam um clube de assinatura com opções de lanchinhos saudáveis que são entregues no endereço que o cliente desejar.

Snack Saudável 

A correria do dia a dia não pode ser uma barreira para que as pessoas mantenham uma alimentação saudável. A Snack Saudável surgiu como uma solução para os pais que não tem tempo para pensar no lanchinho dos filhos.

A franquia oferece três planos (diário, mensal e trimestral), após a escolha é feita a elaboração do cardápio por uma nutricionista.  Todos os dias, o lanche é preparado fresquinho e entregue para os pequenos na escola. Assim, os pais estimulam a alimentação saudável de seus filhos.

A Snack Saudável foi criada em janeiro de 2017, no estado de Rondônia, e os sócios já comemoram os bons resultados. Até o final deste ano eles esperam fechar até 25 contratos espalhadas pelos estados brasileiros.

Uma franquia mais consolidada no mercado, as outras ainda em fase de desenvolvimento. Isso nos mostra como esse tipo de empreendimento é sustentável e como ele tem sido um setor de crescimento no país.

Gostou do nosso post e quer ficar por dentro das novidades? Então, siga-nos nas redes sociais Facebook e acompanhe tudo que acontece no mercado de franquias.  

 

Posts Relacionados

1 comment

Um investimento saudável - Negócio e Franquia 6 de julho de 2019 - 08:02

[…] destaca que há poucos restaurantes que oferecem alimentos realmente saudáveis. Além disso, o menu do Saladenha inclui produtos que satisfazem a todos os tipos de públicos, […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×