Home Franquia Franquias em operação no Brasil: quantas são?

Franquias em operação no Brasil: quantas são?

por Gabriela Ravazzi
Franquias em operação no Brasil

Impossível passar pela praça de alimentação de um shopping e não se deparar com pelo menos cinco franquias. Elas estão em todos os lugares e oferecem serviços e produtos dos mais variados segmentos. Afinal, quantas franquias estão em operação no Brasil?

Números oficiais das franquias em operação no Brasil 

Mulher olhando blusa infantil branca

Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), em 2019 haviam 2.918 redes em operação no Brasil (um aumento de 1,4% em relação ao ano anterior). No ano passado, 160.958 unidades estavam ativas no país, com alta de 4,7% em comparação a 2018.

O número médio de unidades por redes também aumentou significativamente (+ 3,4%) e passou a ser de 55,2. A ABF também notou que em 2019 novas marcas entraram para o mercado de franquias, sendo que também houve “desenvolvimento de novos formatos e modelos de negócios” pelas redes que já estavam em atuação.

O último estudo divulgado pela ABF sobre a quantidade de franquias em operação no Brasil foi em 2019.

Franquias em operação no Brasil: participação de unidades por região

Dados do 2º trimestre de 2020:

  • Sudeste: 54,3%
  • Sul: 16,6%
  • Nordeste: 15,3%
  • Centro-oeste: 8,4%
  • Norte: 5,3%

Fonte: Associação Brasileira de Franchising

Geração de empregos e renda

Milhares de unidades em atividade no país só pode significar uma coisa: geração de empregos e renda. Estamos falando de inúmeras pessoas que diariamente fazem parte da enorme engrenagem que movimenta o mercado de franquias brasileiro. Para ser mais exata, 1.358.139 empregos foram gerados pelo franchising em 2019, segundo a ABF. É muita gente!

Mas o que esses números significam na prática?

O mercado de franquias é um grande aliado dos empreendedores brasileiros, especialmente os de primeira viagem. É que o franchising é uma opção segura de começar o próprio negócio: ter uma franquia é investir em uma marca testada e aprovada no mercado.

Assim, o empreendedor tem os riscos reduzidos e garantias no retorno do investimento e também no faturamento de sua unidade.

Como isso é possível?

Quando falamos de franquias falamos de padronização. Tudo no mercado de franquias é padronizado para garantir a excelência do serviço. Quer um exemplo? Um lanche do McDonald’s, uma das maiores franquias do mundo, tem o mesmo gosto em São Paulo ou na Bahia.

O atendimento também será o mesmo, as cores da loja, o uniforme dos funcionários. Tudo! Isso só é possível a partir de muito treinamento e alinhamento da equipe, esteja ela onde estiver. Quem tem a responsabilidade pelos treinamentos e orientações de todos os franqueados é a franqueadora.

Ao comprar uma unidade de franquia todo novo franqueado, junto com sua equipe, passa por um meticuloso treinamento para garantir que a nova operação cumprirá os padrões especificados pela franqueadora. Ou seja, mesmo sendo uma novidade para quem acabou de entrar no franchising, não há segredo.

Todo o processo é acompanhado de perto pela franqueadora, desde a assinatura do contrato até o andamento da operação.  Por isso, se você quer ter segurança para começar o próprio negócio, saiba que o mercado de franquias é ideal para você!

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquias está no Instagram, no Linkedin.  Você pode se inscrever também no Canal do Youtube e assistir nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×