Home Franquia Franquia em Latim escreve APERTUS

Franquia em Latim escreve APERTUS

por Rodrigo Campelo
Franquia em Latim escreve APERTUS

Toda palavra tem um significado. Uns mais diferentes do que outros. Estava procurando no Google tradução para franquias, quando me deparei com essa ai. Para a minha surpresa Franquia em Latim escreve APERTUS.

Logo que falei isso num grupo, fui corrigido por um amigo do Rio Grande do Sul que disse:

O sentido de apertus em latin é de abertura (como em espanhol) e o sentido de franquia aqui seria o mesmo de entrada “franca”. O aperto de “apertado” em latin seria strictu.

Pedro Martins de Oliveira

Mesmo com a correção não queria perder a oportunidade de montar esse texto. Foi um período de pesquisas. Quando vi isso corri para o dicionário e tentei encontrar um outro significado para a palavra aperto.

No dicionário a palavra aperto significa:

  1. fig. dificuldade temporária; embaraço, contratempo.
    “desempregado, passou por grande a.”
  2. fig. grande angústia; aflição, constrição.
    “a. no coração”

Nada melhor do que trazer para a nossa rotina as ideias que surgem. Diante disso, provavelmente todo mundo conhece um empresário que passa por algum tipo de aperto no início do mês quando tem que pagar empregados, comissões, aluguéis, IPTU, Fundo de Propaganda e por ai vai.

Franquia em Latim escreve APERTUS

carro apertado é que canta expressão da época que a produção agrícola brasileira era transportada em carros de boi

Por outro lado, minha avó costumava dizer que carro apertado é que canta.  Traduzindo gente apertada é que encontra soluções para os problemas que surgem.

O que fica claro é que não adianta achar que vai montar uma franquia ou começar um negócio e ter sossego. Lamento desapontá-lo, mas isso não vai acontecer. Você terá que trabalhar muito, seguir regras, pensar, criar, atender, sorrir e no final entender uma DRE para descobrir se teve lucro ou não.

O que a gente pode aprender

O mais importante é você entender que não pode ficar parado. Tem que se mover em busca de algo novo. Vale a pena estudar, capacitar, treinar a equipe, pensar e olhar o que tem acontecido no mercado.

Não sofra ou desista no começo. O melhor é buscar apoio com terceiros e fazer a coisa certa. Empreender significa correr riscos, mas esses riscos podem ser calculados e minimizados.

Depois que postei o texto, tive que fazer uma alteração, na verdade, incluí o que você está lendo agora. A ajuda do Pedro Martins de Oliveira, do Rio Grande do Sul, que participa do grupo de WhatsApp Investidores em Franquia, foi fundamental para esclarecer e corrigir algumas informações.

Como disse no começo do texto, estava procurando traduções e a pesquisa veio com alguns erros de tradução e não poderiam ser esquecidos. A informação correta sobre a tradução das palavras são essas:

Sabemos que o Google tradutor comete alguns equívocos de vez em quando, e essa pesquisa serviu de aprendizado e descoberta de uma pauta. A gente vai vivendo e aprendendo! Obrigado pela ajuda, Pedro! Desejo uma boa pesquisa e bons negócios.

Conheça mais o Portal Negócio e Franquia. Acesse as redes sociais e fique por dentro do que é importante para o setor de franquias. Siga a gente no instagram e no Linkedin e escute a gente na Rádio Super FM. Se quiser ter essa coluna na sua rádio, clique aqui.

Você pode também acompanhar tudo pelo Grupo de WhatsApp da Negócio e Franquia. Simples, rápido e direto.

Negócio e Franquia – Se é um bom negócio, passa por aqui.

Posts Relacionados

1 comment

O perfil do novo executivo de Shopping - Negócio e Franquia 13 de maio de 2020 - 03:23

[…] operação. Deverá conhecer o perfil e as características de cada um de seus lojistas, sejam eles franqueados ou não, para identificar aqueles que ainda estão a frente da operação e conhecer bem aqueles […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

Don`t copy text!
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×