Home Franquias A primeira impressão é que fica, você acredita nisso?

A primeira impressão é que fica, você acredita nisso?

por Rodrigo Campelo
0 comentário
A primeira impressão é que fica

Será que a maneira como nos vestimos ou o que vestimos influencia na hora de fecharmos um negócio, em uma promoção ou em uma entrevista de emprego? Afinal de contas, as roupas que usamos transmitem alguma mensagem? Será que a primeira impressão é a que fica?

De acordo com Grace Kelly, consultora de imagem e estilo, a nossa imagem é o primeiro ponto de contato com o mundo. Ela se apresenta de imediato, antes mesmo que possamos ter tempo de fazer uma explanação sobre os assuntos que dominamos e de que o interlocutor consiga perceber nossos atributos intelectuais, principalmente no mundo dos negócios.

Estudos recentes afirmam que o cérebro humano leva apenas três segundos para formar a “primeira impressão” sobre alguém. Por isso, Grace afirma que a famosa frase: “a primeira impressão é a que fica”, pode ser traduzida em outra sentença: “Você jamais tem uma segunda chance de impressionar alguém pela primeira vez”.

A consultora argumenta que a imagem pessoal é um dos nossos maiores patrimônios. “A utilização da aparência de forma estratégica tem o poder de transmitir às pessoas credibilidade e confiança, características essenciais para o fechamento de negócios e entrevistas de emprego.  Assim, como um visual que não comunique a nossa essência, qualidades e atributos, pode contribuir fortemente para uma imagem não muito positiva. A sua aparência precisa comunicar realmente o profissional que você é ou deseja ser. Não basta ser, precisa parecer”, explica.

banner

Grace orienta que peças curtas, justas, transparentes, desconfortáveis, que emitam sons (que façam barulho), rasgadas, amassadas e que causem odores desagradáveis devem ser evitadas em entrevistas ou reuniões de negócios.

Outro fator que deve ser considerado é a cor, já que ela é um dos principais elementos de comunicação visual. “Antes de quaisquer outras informações chegarem ao cérebro da pessoa que nos ver, a cor é o primeiro elemento a ser percebido, a transmitir uma mensagem. Por esse motivo, ela é tão importante. Claro que os outros elementos da roupa também são importantes e ajudam na comunicação não verbal. Vamos lá: cores claras transmitem leveza, acessibilidade, informalidade, flexibilidade; já as cores escuras comunicam força, formalidade, seriedade, autoridade, poder e credibilidade”, diz Grace.

Infelizmente, segundo a consultora é comum as pessoas perderam oportunidades de negócios e emprego por conta do visual. “Quando sabemos qual a mensagem que desejamos transmitir com a nossa imagem, quais roupas e acessórios precisamos usar para isso, fica mais difícil perder oportunidades, pois a nossa imagem pessoal pode literalmente abrir ou fechar portas”, salienta.

Não erre na hora de se vestir

Mas, afinal de contas se é caro se vestir bem? De acordo com Grace não, ela explica que se vestir bem tem muitos mais relação com conhecimento do que com dinheiro.

Seria excelente ter uma receita, uma regra que não falhasse nunca, mas Grace afirma que não existe uma fórmula mágica, tudo vai depender do estilo pessoal e de vida de cada pessoa. No entanto ela separou algumas dicas que podem ser aplicadas no universo dos negócios:

Para as mulheres as peças mais indicadas são blazers (de preferência em tons mais sóbrios), calças em alfaiataria, calça jeans sem lavagem e de corte reto, camisa branca, sapatilhas de bico fino, saia lápis.  Já para os homens, calça sarja; calça jeans tradicional, sem lavagem; camisas lisas de manga longa; camisetas lisas em cores neutras (cinza, preto e branco); blazer e/ou paletós em cores sóbrias.

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na FM O Tempo.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais