Home Tecnologia e inovação Encontrar o desenvolvedor ideal para startup dar certo

Encontrar o desenvolvedor ideal para startup dar certo

por Redação
Encontrar o desenvolvedor ideal para startup dar certo

A abertura de uma startup costuma ser um processo repleto de desafios. Muitas das decisões que são tomadas no início da história de uma organização podem ser consideradas fundamentais para a continuidade do negócio, sendo ela de sucesso ou não. E sempre fica aquela dúvida: como encontrar o desenvolvedor ideal para a startup dar certo? Ainda que o ato de iniciar uma startup envolva assumir riscos, é importante que seus primeiros passos sejam dados com toda a cautela possível.

Vale lembrar que a tecnologia faz parte da grande maioria das novas empresas e, sendo assim, podem precisar de uma equipe de desenvolvimento. Se esse for o seu caso, dá uma olhada nessas dicas para escolher as pessoas desenvolvedoras mais adequadas para a sua startup:

Como posso buscar profissionais?

Utilize ferramentas de recrutamento

Através delas, é possível divulgar as vagas disponíveis em sua startup e definir os critérios a que as pessoas que se candidatarem devem atender, sendo possível até a aplicação de testes em algumas delas. Alguns exemplos de tais ferramentas são os sites vagas.com, trabalhabrasil.com e o conhecido LinkedIn, que possui um recurso que permite a realização desta tarefa.

Faça parte de comunidades

Existem comunidades em que profissionais de desenvolvimento compartilham e buscam informação e ideias relacionadas à tecnologia. Sendo assim, é um ótimo ambiente para encontrar pessoas desenvolvedoras que tenham perfil interessante para seu negócio e com ideias que podem ser úteis à sua startup. Tais comunidades podem ser encontradas em redes sociais, fóruns ou outros ambientes. Um exemplo é a comunidade Ez.heroes no Discord, na qual participantes anunciam vagas de trabalho e também compartilham conhecimentos entre si.

Peça indicações de profissionais de confiança

Perguntar a colegas de profissão sobre pessoas desenvolvedoras conhecidas é um ótimo meio de se informar. Afinal, uma indicação confiável pode trazer muito mais conteúdo sobre a pessoa do que seu próprio currículo, como, por exemplo, a maneira com a qual ela se relacionava com seus colegas de equipe, o quão bem ela geria seu tempo, o quão organizada ela é, ou qualquer informação que você considere importante para que alguém passe a fazer parte de sua startup.

E como devo avaliar tais profissionais?

Realize testes técnicos

Dessa forma, você pode avaliar se os conhecimentos técnicos, ou hard skills, da pessoa desenvolvedora que se candidatou são adequados e suficientes ao serviço que a ela será designado. Além disso, tais testes permitem que você perceba se o candidato ou candidata executa seu trabalho pensando em otimização e qualidade de código, que é um fator que contribui tanto para o bom desempenho do software que está sendo desenvolvido quanto para o bom trabalho em equipe, já que facilita o entendimento das alterações feitas por cada membro.

Avalie seu trabalho

Além dos testes técnicos que acabamos de citar, isso também pode ser feito por meio da análise de materiais que as pessoas desenvolvedoras apresentem no momento da entrevista ou disponibilizem na internet. Muitas delas possuem o próprio portfólio, por vezes apresentados em sites que elas mesmas criaram, ou disponibilizam seus códigos no Github, uma plataforma que possibilita o compartilhamento de projetos e códigos de profissionais que participam da comunidade e também funciona como um ambiente de informação e aprendizado, onde uns opinam e contribuem com o desenvolvimento do trabalho de outros.

Faça entrevistas

Na entrevista, peça para a pessoa contar mais sobre experiências profissionais, convivência com ex-colegas de trabalho, obtendo informações que permitam a avaliação tanto de seu estilo de trabalho quanto de suas soft skills, que são as habilidades não relacionadas a desenvolvimento, mas que fazem toda a diferença no cotidiano da pessoa desenvolvedora e de seus colegas. Algumas soft skills desejáveis são: uma boa comunicação, já que pessoas desenvolvedoras geralmente trabalham em equipe e devem se comunicar entre si para a resolução de problemas e propositura de ideias; resiliência e flexibilidade, para que tais profissionais possam lidar com as mudanças rotineiras da profissão de desenvolvimento da melhor maneira possível, se adaptando rapidamente a elas; boa organização e gestão de tempo, para que possam acompanhar os prazos dos projetos e para que haja alinhamento e sintonia no decorrer de seu desenvolvimento, entre outras.

Viu como é mais simples do que imaginava encontrar o desenvolvedor ideal para startup dar certo? Esperamos que essas dicas possam ser úteis para toda a sua jornada, mas especialmente no início dela. Procure sempre estudar muito para que qualquer decisão em sua startup seja tomada com consciência. Boa sorte em sua carreira e muito sucesso!

=======================================================================================================

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquias está no Instagram, no Linkedin.  Você pode se inscrever também no Canal do Youtube e assistir nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×