Home Franquias Dar crédito ou não dar, eis a questão?

Dar crédito ou não dar, eis a questão?

Dar crédito não é pelo tamanho do cliente, mas pelo seu tamanho. É um conceito que precisa ficar claro

por Rodrigo Campelo
0 comentário
Dar crédito ou não dar

Dar crédito ao cliente é sinal de confiança e aposta. Dar crédito ou não dar, eis a questão? A concessão de crédito é o procedimento no qual uma instituição ou uma empresa libera um valor para uma pessoa física ou jurídica poder comprar seus produtos ou serviços.

Este montante pode ser um empréstimo, um financiamento, um cartão de crédito e, até mesmo, um parcelamento na compra de um produto ou serviço. Não importa, o fato é que poucos sabem que o crédito deve ser concedido com base NO SEU TAMANHO E NÃO NO TAMANHO DO SEU CLIENTE. Essa confusão conceitual em muitos casos pode gerar alguns problemas de caixa e até mesmo causar sérios danos a imagem da empresa e ao negócio.

Faça uma análise de crédito mais detalhada

Fazer uma análise de crédito antes de efetivar uma venda a prazo é o primeiro passo. Mas, nesse processo, vá além das informações que possui no seu banco de dados e faça uma pesquisa mais ampla. Para isso existem os órgãos de proteção ao crédito.  Entender os objetivos de sua empresa e transformá-los em um processo (Políticas, Regras) é o primeiro passo para que se construa um perfil individual dos clientes. Este perfil normalmente é resultado da análise de crédito, que considera informações de Provedores de informações e o comportamento do cliente com nossa empresa.

Dar crédito ou não darUse também a tecnologia a seu favor. Faça uma busca rápida na Internet digitando o nome completo da pessoa entre aspas no Google e, se houver algum protesto contra ela, aparecerá nas primeiras posições do buscador. Não tenha medo de fazer isso achando que o cliente pode ficar irritado e ir embora. Esse processo é muito comum e eles já estão acostumados com isso.

banner

Considere históricos de pagamentos para aumentar o crédito

Se o cliente for novo, mesmo com boas referências, evite conceder crédito muito alto logo na primeira compra. Seja cauteloso. Registre todas as vendas e pagamentos separados por cliente e forme um histórico para ser utilizado como banco de dados de consulta. Identifique os padrões de compra de cada cliente e realize uma projeção futura de vendas considerando um percentual de aumento no crédito sempre que a compra for paga conforme o combinado.

Solicite referências de outras empresas

Outra opção que pode ser utilizada para conceder crédito com maior grau de confiabilidade é solicitar referências comerciais para outras empresas em que o cliente compra frequentemente. Além disso, os bancos são ótimos meios de conseguir boas informações. Afinal, é por eles que passam a maioria das transações financeiras efetuadas pelo cliente como: compras efetuadas no débito, por meio de cartões de crédito, transferências entre contas, cheques e etc.

Exija garantias dos clientes

Algumas empresas exigem garantias antes de conceder crédito para compras a prazo, principalmente se a compra for de um bem durável e de alto valor – o caso de imóveis e automóveis, por exemplo. Se esse for o caso da sua empresa, solicite alguma forma de garantia e também o aval de terceiros em um contrato bem formulado para garantir a proteção da empresa em caso de inadimplência.

Automatize a gestão de crédito

Dar crédito ou não darA solução para reduzir as taxas de inadimplência em qualquer negócio depende de cuidados e medidas adotadas estrategicamente. Uma dessas soluções é a automatização da gestão de créditos. Com o avanço das tecnologias de comunicação e principalmente da Internet, um software específico pode entregar informações unificadas em tempo reduzido, exigindo menos esforços e garantindo vendas mais seguras e rápidas.

Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na FM O Tempo.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais