Home Tecnologia e inovação Tecnologia ajuda pequenas redes a crescer

Tecnologia ajuda pequenas redes a crescer

por Gilberto Mendes
Tecnologia ajuda pequenas redes a crescer

O franchising é um dos mercados mais atraentes para empresas que querem expandir suas operações e elevar o nível comercial. A Tecnologia ajuda pequenas redes de franquias a crescer.

De acordo com o balanço da ABF – Associação Brasileira de Franchising, o setor de franquias cresceu 6,8% em 2019 e a projeção para 2020 é de um crescimento de cerca de 8%.

Porém, se franquear pode oferecer novas possibilidades de faturamento e reconhecimento para as empresas, também pode exigir maiores investimentos em ferramentas de gestão.

Felizmente, principalmente para as pequenas redes que estão começando agora no franchising, existem recursos que tornam os processos de expansão muito mais simples e econômicos. A tecnologia está ligada à maioria deles, e muitas redes já perceberam isso.

A 1ª Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, produzida pela ABF e pela Confederação Nacional de Serviços (CNS), apurou que 88,5% das franquias investiram no desenvolvimento de novas tecnologias entre 2014 e 2016.

Tecnologia ajuda pequenas redes a crescer

Redução de Custos

A pesquisa de inovação da ABF apontou a redução de custos como uma das vantagens do uso de tecnologias pelas redes de franquias. Pode ser pelo uso de softwares de conferência online e de edição de documentos via CLOUD, por exemplo, fazendo com que os profissionais possam trabalhar de forma remota a partir de qualquer local, inclusive em home office ou Coworking, diminuindo assim, consideravelmente custos com despesas estruturais.

Outro ponto relevante é que reduzir o custo no trabalho permite maiores investimentos na expansão, o que é fundamental para garantir um crescimento saudável e sustentável.

Automatização de Tarefas

A automação de tarefas foi uma outra vantagem para as pequenas redes. A tecnologia ajuda pequenas redes a crescer de forma sustentável. A implantação de  tecnologia como ferramentas que possam agilizar completamente atividades como emissão de nota fiscal, envio de e-mails, mensagens, análise de estoque e sugestão de compra, são fundamentais para ter uma boa gestão da operação.

Quando a franqueadora conta com a tecnologia para realizar esse tipo de ação, ela pode manter um quadro de funcionários mais enxuto e deixá-los focados em atividades que realmente exijam a sua atenção.

Dessa forma, além de acelerar processos e reduzir a incidência de erros, a tecnologia também ajuda as empresas a cortar despesas com a folha de pagamento.

Argumento de Vendas

O mais recomendável é que a inclusão da tecnologia em pequenas redes atinja não só a gestão interna, mas também as franquias. Franqueadora e franqueado devem usufruir de boas ferramentas tecnológicas para ter um dia a dia mais eficiente e boas perspectivas de crescimento.

A tecnologia pode, inclusive, ser usada como um argumento de vendas pelo time de expansão.

Pensando que o candidato pode estar comparando a uma rede de franquias com a concorrência, é fundamental oferecer para ele o máximo de vantagens que for possível. E ter bons sistemas para trabalhar é um benefício que pode ser decisivo.

Diversificação de Estratégias

Agregar tecnologia à rede de franquias também não significa a substituição de todas as estratégias, mas sim a diversificação das formas de captação e das atividades ligadas à expansão.

No caso do marketing, por exemplo, não é preciso parar de investir em ações de divulgação offline, mas pode-se contar, também, com plataformas digitais que tornam a captação e relacionamento ainda melhores.

O mesmo acontece com o atendimento. Não é necessário abrir mão das conversas pelo telefone e até encontros presenciais, mas é uma boa ideia oferecer atendimento por meio de plataformas que agilizam o contato e que já são apreciadas pelo franqueado, como o WhatsApp, por exemplo.

Manutenção da Qualidade

A tecnologia também se mostra fundamental frente a dois dos principais pilares do franchising: a transmissão de know-how e a manutenção de padrões.

Mesmo as redes menores podem ter unidades franqueadas em localidades distantes, e é importante que elas mantenham a comunicação para garantir que os franqueados estejam atualizados e suas ações tenham compliance com os padrões da companhia.

Pensando nisso, recursos como o ensino a distância, reuniões online e análise periódica dos resultados das franquias são boas alternativas. Todas essas soluções utilizam a tecnologia para aproximar franqueados e franqueadores e garantir que a distância não comprometa a comunicação e nem a qualidade.

Solutto: Tecnologia para ajudar pequenas redes a crescer

Especialista em sistemas de gestão para franquias, a Solutto é pioneira em ajudar pequenas redes de franquias a implementarem tecnologia de ponta em suas operações.

Com planos flexíveis e alto nível de personalização, a Solutto permite que as redes escolham os recursos mais interessantes e adaptem os pacotes de acordo com o tamanho e necessidades da rede. Você pode conhecer mais sobre os projetos da serviços da Solutto acessando o link: http://solutto.com.br/

Você pode acompanhar as redes sociais da Negócio e Franquia no Instagram e no Linkedin. Pode assistir a coluna pela Rádio Super FM. Se é um bom negócio, passa por aqui.

Posts Relacionados

1 comment

30 coisas que aprendi em 30 dias de isolamento - Negócio e Franquia 4 de maio de 2020 - 14:52

[…] tecnologia é fundamental para manutenção do negócio nos dias de […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×