Home Varejo Café tem um mercado inexplorado

Café tem um mercado inexplorado

por Rodrigo Campelo
Café tem um mercado inexplorado

O café tem um mercado inexplorado. Pode-se afirmar que é um mercado inovador. Número de cafeterias chega a mais de 13 mil no país e termo ‘especial’ ainda é um desafio de conceito para comunicar o consumidor. Mesmo diante desses desafios, o  mercado de café especiais movimentou no varejo, em R$ 1,7 bilhões.

Assim como Produzir a própria cerveja tem sido um hobby para algumas pessoas e um trabalho muito prazeroso para outras. O Brasil é o terceiro maior consumidor de cerveja, ficando atrás da EUA (23,6 bilhões de litros/ano e CHINA (35 bilhões de litros/ano). E a tendência é que este número só aumente com o passar dos anos e principalmente com a maturidade do mercado.

 

O mesmo movimento está acontecendo com o café. O levantamento da Euromonitor International encomendado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) foi realizado durante o ano de 2017  trouxe alguns resultados inesperados para o mercado de cafés especiais.

O que pode se perceber é que assim como aconteceu com a cerveja, a grande variedade, qualidade e a busca por sabores e regiões diferentes de origem têm influenciado o crescimento desse mercado.

Quem tem influenciado o crescimento do varejo ainda são as cápsulas, que aumentam dois dígitos anualmente. A grande preocupação ambiental com o produto terá resposta em versões de cápsulas retornáveis e biodegradáveis que, segundo dados, ajudarão na expansão desta categoria.

A projeção feita pela pesquisa é que até 2020 o varejo de café especiais dobrará de tamanho em vendas, passando a movimentar R$ 3,9 bilhões.

Perfil do consumidor de especial

A pesquisa conseguiu identificar dois grupos de consumidor neste mercado que hoje são mais perceptíveis e que continuam em crescimento.  O grupo intitulado de coffee lovers, que além de frequentarem cafeterias, fazem o café em casa, usando acessórios e cafés especiais adquiridos principalmente nos próprios estabelecimentos e internet. Eles compram o produto em grãos para replicar a experiência no lar e são geralmente mais jovens.

O segundo grupo é o que aprecia cafés de maior valor agregado, porém compra no varejo (geralmente em empórios com produtos diferenciados) e em cápsulas, devido à conveniência e preparação rápida. Em valor, segundo a pesquisa, os gastos são similares entre os dois grupos, sendo o segundo grupo o que paga mais pelo café, devido às cápsulas terem um preço mais alto por quilo.

Outro ponto importante da pesquisa é em relação ao baixo conhecimento do consumidor ainda sobre as certificações. Como são pouco valorizadas na embalagem, a melhor comunicação poderia ajudar na decisão da compra.

Em contrapartida, as regiões produtoras são hoje mais conhecidas do que as certificações. Porém, segundo dados apurados, também é necessário um trabalho efetivo para mostrar ao consumidor o selo da região e qual é o diferencial em ser uma Indicação Geográfica.

Cafeterias no Brasil

A ABIC projeta que neste ano o mercado supere 19% de crescimento. Os dados do estudo apontam também que o mercado de cafés especiais continuou a avançar apesar dos desafios econômicos que estamos vivendo nos últimos anos.

Entretanto, o Brasil vem se destacando e  conta com 13.095 cafeterias e que são dividas em 3 tipos de perfil de estabelecimentos: especialistas, não especialistas e outras cafeterias premium.

Como você gosta de café? Que tipo de café você já tomou? Só para você ter uma ideia existem 15 maneiras diferentes de fazer café, sem entrar no expresso o que traz uma variedade de sabores e de experiências.

  • Pressca (engenhoca 100% brasileira),
  • prensa francesa,
  • Eva Solo,
  • Cafeor,
  • pano,
  • papel,
  • melitta,
  • Kalita,
  • Bonmac,
  • Hario V60,
  • Chemex,
  • Clever,
  • Aeropress,
  • Moka
  • Ibrik

Como pode observar são muitas maneiras para saborear e se divertir e com isso pensar no seu plano de empreendedor.

Posts Relacionados

1 comment

Negócio e Franquia Havanna começa a doce Expansão 10 de novembro de 2019 - 02:45

[…] Dulce de Leche, além de oferecer snacks; bombons; tabletes; panettones; sobremesas e um cardápio completo de cafés e […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×