Home Tecnologia e inovação Tendência: aplicativos de franquias

Tendência: aplicativos de franquias

por Luiz Marcondes
aplicativos de franquias

Os aplicativos (ou apps, como também são chamados) vieram para ficar. É o que se conclui quando se constata a importância do fator “comodidade” por boa parte dos consumidores. E o que poderia ser mais cômodo do que fazer compras em qualquer lugar e a qualquer hora com o celular?

Redes de franquias dos mais diversos segmentos estão atentas a isso. Para elas, os apps representam maior aproximação junto aos clientes e, por consequência, mais vendas.

Assim sendo, percebe-se que estar disponível é essencial. Hoje é impossível crescer sem estar onde o consumidor está. E no caso do celular, há pesquisas que indicam que eles são visualizados mais de 2 mil vezes ao dia. Nesse contexto, os aplicativos são um novo canal de vendas poderoso.

Tipos de aplicativos de franquias 

No setor de saúde, já existem aplicativos que permitem marcar consultas, verificar quais profissionais estão disponíveis, receber lembretes sobre os horários marcados e dar feedback sobre os atendimentos.

Franquias que possuem aplicativos como esses passam a contar com um valioso banco de dados. Ali está registrado o histórico de cada cliente, o que possibilita saber quais as suas necessidades. E, é claro, aumentar o faturamento.

Franqueados de escolas de inglês também possuem seus próprios apps, provando que a customização é de suma importância para as franquias. Existem aplicativos que disponibilizam aulas de inglês gratuitas, permitem fazer matrícula e até comprar material didático a distância.

No setor de alimentação, o delivery é a funcionalidade mais cobiçada, por razões óbvias. Na maioria dos aplicativos do setor é possível fazer pedidos dos mesmos produtos que existem nas lojas físicas.

E por falar nisso, quem preferir retirar seu pedido numa loja física pode contar com a geolocalização do celular para ser direcionado à loja mais próxima. E pela melhor rota.

Dentre as redes que obtiveram maior sucesso com o uso de apps estão nomes de peso como McDonalds, Bob’s, Pizza Hut, Lig Lig, Subway, Spoleto, Giraffas e Vivenda do Camarão.

E o aplicativo líder no país é o Ifood, que recebe em média 1,1 milhão de encomendas mensais.

aplicativos de franquias

Aplicativos de franquias em números

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) apresenta dados interessantes que englobam franquias.

Quando considerados os 12 meses anteriores ao estudo, foi revelado que seis em cada dez (61%) internautas fizeram alguma compra usando apps (ou aplicativos) de lojas.

De acordo com 52% dos entrevistados, a facilidade de acesso é fator decisivo para a compra, que pode ser feita pelo celular a partir de qualquer local. Praticidade e rapidez foram citados por 46%.

Quem ganha com tudo isso?

A resposta é: ambas as partes. Consumidores ganham praticidade, franquias conquistam novos clientes. É uma autêntica situação de ganha-ganha.

E sua franquia, já tem seu próprio aplicativo? Ou você está de olho em alguma para iniciar um novo empreendimento? Preste atenção não só na COF (Circular de oferta de franquia), mas também na tecnologia. Vale a pena saber se a franqueadora tem um aplicativo, como ele funciona e os resultados que ele tem trazido. Coloque isso na sua lista de verificações a serem feitas junto à franquia dos seus sonhos. E boa sorte!

Leia também:

Quais os cuidados que devem ser tomados para comprar uma franquia?

Visite o site da Associação Brasileira de Franchising 

Posts Relacionados

1 comment

5 microfranquias até 25 mil - Negócio e Franquia 20 de setembro de 2019 - 16:27

[…] Tendência: aplicativos de franquias […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×