A atração por óculos exótico e diferente não é uma novidade na vida da fundadora da Moon. Apesar de Lara Lima ter escolhido a fotografia como profissão, ela é uma designer gráfica de formação. A paixão por óculos veio bem cedo, Lara não se esquece de uma foto quando ainda era criança com um óculos arredondado de lentes azuis. A Moon teve incio em meados de 2011, até então a fotógrafa morava na Irlanda e sempre que tinha um tempo livre, gostava de visitar brechós. O start foi através de uma curadoria de óculos exótico para o uso próprio, para compor os próprios looks.
Ainda pulsando em seu DNA o desejo de desenhar, Lara desenhou o seu primeiro óculos. A sua primeira criação foi nomeada como “Bendito”, tinha lentes arredondadas, o que já era fora do padrão. A designer relata ainda que “Lá atrás, se você visse de um óculos arredondado, era da Moon. Na época, essa moda ainda não tinha voltado”. Dessa forma uniu a paixão pelo acessório e os conhecimentos adquiridos em sua formação como design gráfico.
A chegada no Brasil e o sucesso dos óculos exótico
Ao chegar no Brasil, Lara começou a sentir o tanto que seus óculos estavam sendo cobiçados por seus amigos. As pessoas mais próximas sempre manifestavam o interesse de ter um óculos exótico como os que Lara usava. Toda vez que viajava a fotógrafa sempre escolhia a dedo os óculos para comercializar. Quando Lara percebeu já estava imersa nesse universo comercial das lentes. Em 2013 a recente empreendedora descobriu uma fabrica situada a cerca de 100 km da capital mineira.
Ainda sem muitos recursos Lara topou o desafio e fez o primeiro óculos de desenho próprio e fabricado no Brasil da Moon. Após realizar esse grande feito e dar um passo enorme em seu negócio e com o aumento das demandas, jovem empreendedora sentiu a necessidade de se preparar. Paralelamente com os desafios do cotidiano, Lara procurou programas de estudos de viabilidade para entender como um negócio funcionava e que poderia ser rentável de verdade. Naquela altura, meados de 2014 nao tinha nenhuma marca conhecida que fosse fabricado no Brasil.
Crescimento em números e distribuição
Hoje, são mais de 70 modelos, entre femininos e masculinos, clássicos e exótico, todos com algum detalhe diferente. Lá em 2011 era só uma curadoria, em 2014 o nascimento do primeiro óculos. O pico dos desenhos e fabricações se deu em 2017, o que se mantém até hoje, alcançando uma produção de 350 óculos por mês. A distribuição dos óculos é feita de diversas maneiras, mas com um objetivo comum: disseminar o conceito. A Moon tem loja própria, e fornece a lojas parceiras que atuam no atacado, no varejo e até mesmo online. Um outro ponto importante é a participação em eventos e uma loja temporária chamada de Pop Up Store.
Grandes experiencias e conquistas
A Moon tem se aproximado cada vez mais das passarelas. No ano passado, a marca participou do desfile de abertura do Minas Trend e fez duas aparições na São Paulo fashion Week. ” Já tem cinco temporadas que faço São Paulo Fashion Week e nunca desfilei nada antigo. Isso me obriga a fazer modelos novos e comecei a usar os desfiles como catálogo”. Lara ainda destaca outra experiencia marcante na passarela com a estilista de roupas vegana Renata Buzzo, que integra o line- up da casa de Criadores, em São Paulo. Em uma iniciativa inédita, a Moon, acostumada a utilizar principalmente acetato, desenvolveu óculos a partir do caroço de algodão. O material se transforma em uma chapa resistente que fica com aparência de papel reciclado e tem melhor custo/benefício. O trabalho foi apresentado em fevereiro na Milão Fashion Week.
Agora é a vez do exótico e do diferente
Para o fortalecimento da marca, Lara vem utilizando algum de seus feitos e aparições como um catalogo de produtos. A ideia é transformar esse sucesso em um modelo de franquia e crescer a marca pelo Brasil. É uma prioridade e faz parte do processo de expansão, começar com algum modelo de inovador em shoppings.
A Moon é uma marca originalmente mineira que vem trilhando um caminho de sucesso. Fortalecendo seus conceitos e não exitando em tentar o novo. Lara Lima além de fotografa e designer é uma grande empreendedora e tem um grande negócio, e se é um bom negócio passa por aqui.