Home Brasil O ato heróico de empreender no Brasil. Por que a franquia pode ser um bom negócio para empreender?

O ato heróico de empreender no Brasil. Por que a franquia pode ser um bom negócio para empreender?

por Luiz Marcondes
empreender no Brasil

Empreender no Brasil não é fácil. A burocracia pesada pode fazer com que a atividade seja mesmo um ato de heroísmo. Além disso, criar um negócio do zero requer muito estudo de mercado e uma profunda avaliação das condições financeiras do empreendedor.

O Brasil está em 153º posição, com 51,4 pontos entre os 180 países avaliados no ranking de liberdade econômica da Fundação Heritage, publicado anualmente (dados de 2018).

Isso indica que é muito difícil fazer negócios por aqui.

A liberdade econômica está diretamente relacionada a uma baixa interferência estatal no ambiente de negócios, o que não é nosso caso. No Brasil o estado engessa a economia com burocracia e tributação elevadas.

Mesmo nesse ambiente desafiador, a franquia surge como opção vantajosa quando analisamos caso a caso tudo que ela oferece ao franqueado. Para começar, trata-se de um modelo de negócio que já foi testado e aprovado em uma ou mais regiões do país (ou fora dele). O franqueado se beneficia desse know-how, além de contar com treinamentos e suporte constante nas diversas fases do negócio.

De acordo com o Sebrae, a cada 100 franquias que abrem no Brasil, apenas cinco vêm a fechar suas portas no período de dois anos. Por outro lado, o índice de sobrevivência de empresas recém-abertas não franqueadas é bem menor: a cada cem que abertas, 23 encerram suas operações no mesmo período de dois anos.

Quer se animar mais ainda para empreender no Brasil apostando em franquias? Saiba que o mercado de franquias segue crescendo mesmo em tempos de crise. Só no segundo trimestre de 2018 o setor faturou R$ 40 bilhões e cresceu 8,4% em relação ao ano passado.

Confira a seguir mais motivos para optar por uma franquia:

Marca

Marcas conhecidas possuem departamentos de publicidade ou marketing, comunicação e outros para ajudar na divulgação do negócio.

Criatividade para empreender no Brasil

Lançar novos produtos não é difícil no franchising, pois as franqueadoras fazem pesquisas de mercado antes do lançamento do serviço ou produto. Além disso, as franqueadoras costumam estar numa busca constante por inovação e novas soluções.

Padronização

Ao investir em uma franquia, você conhecerá unidades da marca para conhecer a operação e entender como é o padrão adotado pela franqueadora. É muito mais simples manter um padrão que dá certo do que criar um inteiramente do zero e só depois testá-lo no mercado.

Expansão

A expansão é feita de forma mais ágil no franchising, uma vez que os modelos vêm prontos. Além disso as franqueadoras estão sempre estudando novos pontos estratégicos para ampliação da rede.

Segurança jurídica para empreender no Brasil

Tanto franqueador como franqueado ficam segurados juridicamente contra possíveis revisões contratuais. Esse fator gera muito mais segurança para o investidor trabalhar e para franquia continuar o aperfeiçoamento do negócio.

Gestão

Antes de abrir as portas você fará um treinamento de gestão da sua unidade. A franqueadora lhe ensinará passo a passo o controle do negócio. E mais: mesmo após a abertura, a marca continuará a acompanhar seus resultados. E pode até recomendar ações se for preciso.

Fornecedores

Os fornecedores que atuam no franchising são sempre homologados. Isso garante maior qualidade nos produtos e serviços oferecidos pelas franquias.

Negociação

A franquia negociará com fornecedores buscando preços mais baixos, já que a compra é para todas as unidades da rede.

Suporte para empreender no Brasil

Ao abrir uma franquia, você terá todo o suporte necessário como, por exemplo, orientação em temas como contabilidade, jurídico, tributário, etc.

Crescimento

O crescimento da marca será o seu crescimento também. Quando a franquia cresce, você cresce com ela.

Saiba mais: Como escolher uma franquia? O que deve ser analisado?

Associação Brasileira de Franchising 

Posts Relacionados

2 comentários

Reforma da previdência: o que melhora para o setor de franquias? - Negócio e Franquia 13 de agosto de 2019 - 13:31

[…] O ato heroico de empreender no Brasil. Por que a franquia pode ser um bom negócio para empreender? […]

Resposta
Quanto mais exótico melhor - Negócio e Franquia 26 de agosto de 2019 - 15:37

[…] os desafios do cotidiano, Lara procurou programas de estudos de viabilidade para entender como um negócio funcionava e que poderia ser rentável de verdade. Naquela altura, meados de 2014 nao tinha nenhuma marca […]

Resposta

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×