Home Franquia Franquia passa a ser opção com juros baixos

Franquia passa a ser opção com juros baixos

por Rodrigo Campelo
Franquias baratas será o boom do franchising

Franquia passa a ser opção com juros baixos. Muitos economistas acreditam que novo boom do franchising acontecerá no setor de franquias.

Uma coisa é certa: com os juros em baixa os investimentos que antes eram muito atraentes não trarão um retorno extraordinário e investir em franquias passa a ser uma opção interessante, palpável e que deve ser analisado com mais atenção.

Atualmente nada pode ser dito com certeza. Muitos dados e informações vem sendo gerados e alguns apontamentos sinalizam estar mais assertivos do que outros. Ao que tudo indica esse boom acontecerá no pós pandemia com a comercialização de franquias de investimentos baixos e de microfranquias.

O principal sinal aconteceu durante o período de isolamento social. A mudança no comportamento de consumo demonstrou que cada vez mais pessoas buscam segurança e rentabilidade. Além disso, alguns pontos econômicos ganharam repercussão e fortaleceram a tese de que franquias estão se posicionando como um bom negócio neste momento.

Ao reduzir a taxa Selic, o Banco Central estimula o nível de atividade comercial. O que fica mais evidente é que existe mais vantagens em colocar recursos em atividades comerciais do que deixar o dinheiro aplicado nos bancos. O resultado imediato dessa movimentação ocorreu nas últimas semanas, em que alguns indicadores apontaram para um princípio de recuperação da economia brasileira.

O que muda nesse cenário atual?

O Banco Central não “fechou a porta” para a possibilidade de novos cortes, embora eles só devam ocorrer se houver piora significativa da crise, e não estarão suscetíveis a pequenas oscilações da economia.

3 pontos importantes devem ser destacados com a decisão de redução da Selic:

  • Operações de crédito: ao baixar o juro básico, o BC estimula redução dos juros bancários e alta no crédito. No primeiro semestre, os bancos repassaram o corte do juro básico para suas linhas de crédito e os empréstimos subiram (também influenciados pelas linhas emergenciais do governo, para combater a pandemia do novo coronavírus).

  • Investimentos: uma eventual nova redução da Selic também afetará aplicações financeiras como a caderneta de poupança e os investimentos em renda fixa. Se o juro básico da economia recuar para 2% ao ano nesta semana, a correção da poupança seria de 70% desse valor – o equivalente a 1,4% ao ano, mais a Taxa Referencial.
  • Gastos com juros: em um momento de forte alta da dívida pública, por conta de gastos extraordinários com o combate à pandemia e reflexos do tombo da atividade na arrecadação federal, o processo de corte da taxa Selic diminui os gastos do governo com os juros da dívida pública, impedindo uma alta maior no endividamento.

Franquia passa a ser opção com juros baixos

Com os juros baixos os investimentos que antes eram atraentes não trarão um retorno extraordinário, o que torna a análise de franquias muito mais atraentes, interessantes e rentável.

O que muda no Setor de Franquias?

Captar recursos para implantar uma unidade de franquia ficará mais barata. O consumo retido ao longo desses últimos meses deve fazer diferença no mercado varejista quando as operações estiverem abertas novamente.

A transformação no modelo de franquias, chamado de Franquia 4.0 já vem sendo colocado em prática com a criação de modelos digitais com muita plataforma de gestão e comunicação devem ser implantadas e aplicadas nos modelos atuais e nos que serão desenvolvidos de agora em diante.

A proximidade do franqueador e franqueado também é um ponto que deve ter sua atenção. Cada vez mais o franqueador tem um papel importante para tomadas de decisões gerenciais e estratégicas dentro do negócio.

O Perfil do novo Franqueado

O novo franqueado vem com muitas características interessantes. Mesmo que tenha muito dinheiro guardado e os dados demonstrem que ele não vai ter ganhos extraordinários, dificilmente vai fazer investimentos altos. Optará para usar a mesma quantidade de recursos para abrir diversas unidades mais baratas e potencializar os seus ganhos.

O modelo de microfranquias tem demonstrado que está amadurecendo e que pode ser um bom negócio. Além disso, tem grande capacidade de personalização para atender diversos setores do varejo. Agora que você já percebeu que franquia passa a ser opção com juros baixos é preciso buscar mais informações e conhecimento para ser mais assertivo. Aproveite e visite nossa página. Tem muito conteúdo para te ajudar.

Você tem o canal aberto com o Portal Negócio e Franquia. Se quiser fale com a gente tire suas dúvidas e mande sugestões de temas que sejam de seu interesse.

========================================================

Acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×