Home Empreendedorismo Quais os motivos que me fazem ser lojistas de shopping

Quais os motivos que me fazem ser lojistas de shopping

Grande parte das lojas são criadas para expandir na rua. Por que devo pensar no formato de shopping?

por Rodrigo Campelo
0 comentário
Ser ou não ser lojista em shopping, eis a questão...

Instalar uma loja em um shopping center apresenta uma série de vantagens para os lojistas. Mas sempre existe dúvidas sobre ser ou não ser lojista de shopping. É importante analisar e entender bem, pois uma operação para atuar em shopping center é preciso estar pronta e com procedimentos muito bem definidos.

Primeiro, os shoppings centers oferecem algumas vantagens interessantes como a definição clara do público-alvo. Outro ponto relevante é a localização. Muitos empreendimentos estão localizados em áreas centrais o que facilita aos clientes chegarem até a sua loja. Dentro de um shopping, os lojistas podem se beneficiar da exposição adicional de seus produtos e serviços, pois os shoppings centers contam normalmente com a recorrência de visitantes. 

Outra vantagem de instalar uma loja em um shopping center é a segurança e o estacionamento  que ele oferece. Como diz um velho ditado americano, “no park, no business”. Os shoppings centers costumam ter seguranças em todos os níveis e vigilância 24 horas, o que ajuda a manter a segurança dos produtos e serviços que você oferece. No estacionamento contam com sinalizações, cancelas, vagas demarcadas, uma grande vantagem para quem vai até a sua loja.

Além disso, os shoppings centers também oferecem uma infraestrutura robusta e moderna para permitir aos lojistas configurarem seu negócio de forma eficaz. Pense num shopping como um apartamento. Cada loja é um apartamento. O síndico é responsável por cuidar da limpeza, manutenção, segurança das áreas em que todos convivem. E você cuida apenas da sua loja. Muitos shoppings centers oferecem serviços internet, promoções com prêmios interessantes que muitas vezes sozinho não teria condições de ofertar a seus clientes. Em alguns empreendimentos, são oferecidos serviços de delivery, o que facilita a operação da loja.

banner

Finalmente, os shoppings centers permitem aos lojistas se beneficiarem das campanhas de marketing que são criadas e com isso ajudam a atrair mais clientes. Instalar uma loja em um shopping center é uma ótima maneira de aumentar sua visibilidade e atrair mais clientes para o seu negócio.

Mas o principal ganho de ter uma loja dentro do shopping está ligado a capacidade de se beneficiar e fortalecer a relação com outros lojistas do mesmo segmento ou de segmentos diferentes. Isso Essa capacidade de ampliar networking que os shoppings proporcionam seria muito mais difícil conseguir sozinho.

Networking Ampliado entre lojistas

Quais os motivos que me fazem ser lojistas de shoppingA presença em um shopping center ajuda os lojistas a estabelecer relações com outros negócios e criar conexões que podem ajudar a expandir seu negócio. Somado a isso um operador de shopping tem a oportunidade de se conectar com um maior número de clientes.

Como os shoppings centers costumam ser grandes complexos comercias, eles são visitados por uma grande variedade de pessoas, o que permite que os lojistas atinjam um público muito maior do que seria possível em qualquer outro local.

Fique atento: Ter sua loja num shopping pode te ajudar a entender melhor o seu negócio e organizar sua atuação na divulgação de produtos, no marketing e publicidade. Lembre-se, por mais que alguns tentem dizer que os shoppings são os vilões, toda história tem 2 versões e muitos empreendimentos podem ajudar a promover seu negócio e aumentar suas vendas.

Uma novidade interessante que os shoppings estão implementando cada vez mais são o fortalecimento dos Concierges. Traduzindo são os porteiros e eles podem ajudar os clientes perdidos a chegar até a sua loja. E não para por ai. Os shoppings tem treinado toda equipe de segurança, para ajudá-la a chegar de forma rápida ao destino dentro do empreendimento.  Cada vez mais a busca pela capacitação dessas pessoas tem demonstrado a possibilidade do cliente não desistir de ir até você. Além disso, os shoppings centers costumam oferecer serviços de atendimento ao cliente, o que pode ajudar a melhorar a satisfação dos clientes. Instalar uma loja em um shopping center é uma excelente maneira de expandir o seu negócio, aumentar sua visibilidade e obter mais clientes. Ao instalar sua loja em um shopping center, você pode se beneficiar de todos os serviços e vantagens que ele oferece, o que o ajudará a alcançar o sucesso. Mas nem tudo são flores.

Desvantagens de ter uma loja em shopping

Embora existam muitas vantagens em ter uma loja em um shopping center, também existem algumas desvantagens que os lojistas devem considerar.

Primeiro, está ligada a pouca quantidade de franquias prontas para atuar dentro do modelo de shopping centers. De acordo com a ABF – Associação Brasileira de Franquias, pouco mais de 20% de todas franquias criadas no país tem potencial de atuação nos centros comerciais.

Outro ponto relevante são os custos de instalação que em média podem ser 30% mais caro do que a montagem na rua. Isso se dá por causa do horário de funcionamento das obras dentro dos empreendimentos. É preciso fazer contas e estudar todos os cenários.

Além disso, os shoppings centers também tendem a ter políticas e diretrizes mais rígidas para os lojistas, o que pode limitar a flexibilidade de operação de sua loja. Os shoppings centers tendem a ter regras e regulamentos estritos que os lojistas devem seguir.

Por fim, os shoppings centers podem ser mais propensos a flutuações nas tendências de consumo, pois os consumidores tendem a variar seus comportamentos de compra de acordo com a economia e as tendências de moda. Isso significa que os lojistas devem estar prontos para reagir às mudanças de comportamento dos consumidores mais rápido do que em outros locais. Embora os shoppings centers ofereçam muitas vantagens, os lojistas também devem considerar cuidadosamente as desvantagens e avaliar se os benefícios superam os custos antes de instalar uma loja em um shopping center.

=======================================================================================================Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Copyright @2024 – Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por 77Prime Labs

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais