Após perceber a carência e falta serviços de qualidade no segmento de Instituições de longa permanência para idosos (ILPI) na região de campinas, a Dra. Joyce Duarte motivada também pelos cuidados que seu avô precisava, idealizou seu empreendimento.
Pode-se dizer que um dos principais fatores que a levou a embarcar nesse projeto, além da vontade de fazer diferente e inovar neste segmento de serviços, foi também a possibilidade de proporcionar ao seu avô (atualmente hóspede do Terça da Serra) os melhores cuidados e o melhor atendimento. Com o auxilio da Dra. Luiza Piovesana e o economista Pedro Morais, a Terça da Serra se tornou uma franquia de sucesso, oferecendo serviços de qualidade e humanizados.
Funcionamento e expansão da marca
A cidade de Jaguariúna foi a escolhida como ponto de partida e lá teve início a primeira unidade do Residencial Sênior. O projeto, elaborado com muito amor e carinho, superou as expectativas da Dra. Joyce e despertou o interesse em inaugurar outra unidade na cidade de Campinas. Com o sucesso de ambas as unidades, os sócios foram motivados à expandir, percebendo principalmente a demanda por melhores cuidados no segmento e a demanda de investidores e empreendedores da área de saúde buscando por boas oportunidades de negócio com retorno e satisfação pessoal.
Após estudos e avaliações de empresas especializadas no assunto, optou-se por executar a expansão utilizando tanto o modelo de franquias quanto de expansão própria. A combinação dos dois formatos permite alcance nacional, de forma que diversas cidades do país tenham a oportunidade de, no médio prazo, usufruir dos serviços de qualidade e cuidados de alto padrão proporcionados por uma unidade Terça da Serra.
Hoje a Terça da Serra tem 45 unidades, sendo 20 em pleno funcionamento e 25 para implantação. A previsão é de que a maior parte seja inaugura ainda nesse ano de 2019. Com o uso de tecnologia inovadora, a Terça da Serra tem a ambição de expandir para o restante do país.
Serviços de qualidade e a visão humanística da marca
A missão da organização é oferecer hospedagem e cuidados de alto padrão para idosos, de forma humanizada, respeitando a individualidade de cada hóspede, e oferecendo a estes qualidade de vida e tranquilidade aos seus familiares. A terça da Serra conta ainda com valores intransponíveis que norteiam a instituição como um todo, são esses:
- Seguir o estatuto do Idoso.
- Respeitar a individualidade de cada hóspede.
- Respeitar a crença e a individualidade.
- Manter atividades de interação em grupo.
- Manter proximidade e bom relacionamento com os familiares.
- Promover atendimento completo para pacientes com qualquer grau de dependência.
Plano de investimento e operação
A adequação dessa operação é diferente de outros segmentos, as especificidades que envolvem uma montagem de uma ILPI requer um cuidado e uma atenção maior. O primeiro passo é a seleção do imóvel. A Terça da Serra sempre faz a seleção do imóvel, claro que a localização é um fator importante, e ao escolher o lugar para a operação a equipe da franqueadora consegue fazer uma previsão de orçamento da reforma, que é o fator que representa 60% do investimento total a ser realizado.
A preocupação da equipe vai além de quartos e banheiros adaptados, é necessário que se tenha áreas de convivência, como: sala de jantar, salão de jogos, cinema e etc. O Investimento total vária de 400 mil a 500 mil reais, com uma taxa de franquia de 90 mil reais. Os royalties são de 5%, além do valor de um salário minimo de investimento em marketing local. O franqueado atinge o seu ponto de equilíbrio com 8 idosos-hóspedes.
Com um retorno do investimento entre 24 meses e 36 meses,o faturamento médio é de 90 mil a 100 mil reais mensais, com um lucro liquido de 20% sobre o faturamento bruto.
De olho no amanhã com serviços de qualidade
A Terça da Serra tem como objetivo oferecer um serviço especializado e personalizado para atender as necessidade de cada hóspede de forma satisfatória. Os planos variam com a vontade da família e a demanda do residente, dentre as opções há suítes exclusivas, quartos duplos, triplos e quádruplos. A ideia é que seja acessível e não se torne uma instituição elitizada e que não atenda a todos.Os valores variam dependendo do grau de dependência e da acomodação escolhida, sendo que não estão inclusos as medicações e utensílios de higiene.
Ao se hospedar em uma instituição, o idoso tem a sua disposição terapia ocupacional e cuidados fisioterápicos, além de outras atividades ofertadas por aquela unidade da instituição.
O idoso tem total liberdade para sair da instituição desde que tenha sido previamente acordado por ele e pela família, assim como as portas do Terça da Serra estão sempre abertas a qualquer hora do dia para que um familiar possa visitar um ente querido.
Destruindo mitos
Existem muitos mitos sobre a hospedagem em ILPI´s, muitos filhos e parentes próximos tem o receio de hospedar um ente querido em instituições de longa permanência. O que deve ser levado em consideração é que a Terça da Serra oferece um serviço de qualidade de maneira personalizada, hospedar não é “abandonar”, as portas da Terça da Serra está aberta para todos os familiares 24 horas por dia, assim como o seu ente querido estará sendo bem cuidado 24 horas por dia.
Saiba mais acessando o Site da Terça da Serra.