Home BrasilNordeste Por uma empresa de “Pretos”

Por uma empresa de “Pretos”

por Luiz Villar

Embora prevaleça no País a ideia de que não existe preconceito contra os negros e os seus descendentes, fato é que esse assunto ainda não foi totalmente superado pelos brasileiros, pois, em diversas partes do Brasil, ainda presencia-se atitudes inaceitavelmente racistas.

Segundo alguns amigos “pretos”, ser negro no Brasil é conviver com a marca do passado, no qual o negro era visto como símbolo de algo inferior.

Como a sua empresa lida com o racismo? Quantos pretos ocupam cargos de decisão na sua empresa?

Fui ensinado por uma mulher preta, muito importante para mim, que ao entrar em uma empresa, eu deveria sempre olhar meu entorno e observar quantos pretos estão presentes e quais posições/cargos eles ocupam no ambiente. Normalmente, os cargos de liderança destas empresas não eram ocupados por negros, mas sim os cargos de atividades de baixa instrução. Segundo ela, observar o ambiente com este olhar seria muito importante para minha formação, pois, dessa forma, passaria a compreender melhor as pessoas que sofrem diariamente com o racismo.

Hoje, empresário, luto por uma sociedade mais igualitária.

Como eu, a Touareg Seguros nasceu na Bahia em meio a uma mistura de culturas. Seu nome faz homenagem a uma tribo nômade do norte da África.

 

Os Touaregues têm como meio de locomoção o camelo e como vestimenta característica o véu de azul índigo, com o qual cobrem toda a cabeça e a maior parte do rosto (com exceção dos olhos), para se protegerem do sol extremamente forte.

Em suas caravanas, romperam o deserto do Saara, dando origem ao princípio do seguro ao exercerem o mutualismo. Com a morte de cada camelo, a tribo se cotizava para restituir o animal à caravana, diluindo os prejuízos com todos.

Por uma empresa de Pretos

Somos uma empresa a favor da pluralidade, do respeito ao próximo, que busca em suas ações combater o racismo. Espero que a partir deste texto outros empresários adotem uma bandeira em favor da igualdade racial.

========================================================

Acompanhe a gente nas redes sociais. Siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×