Home Brasil O que está mudando no ambiente de franquia

O que está mudando no ambiente de franquia

por Rodrigo Campelo
O que está mudando no ambiente de franquia

A pandemia fez muitas coisas mudarem. Uma delas foi o setor de franquias. Você alguma vez parou para pensar no que está mudando no ambiente de franquias? Pois é, resolvemos trazer algumas novidades e com isso fortalecer ainda mais a sua possibilidade de empreender e começar um novo negócio nesse universo do varejo.

Quem atua no varejo sabe o verdadeiro significado da palavra resiliência. Ser forte é papel para quem empreende e não é diferente no mundo das franquias. Sobreviver às mais diferentes crises, mudanças de mercado que acertam em cheio os negócios de tempos em tempos. O empreendedor brasileiro não é um super herói, mas tem se demonstrado muito resistente.

Durante a pandemia, algumas mudanças no comportamento e na gestão fizeram toda diferença. E não foi diferente no ambiente de franquias. A cooperação se tornou a palavra chave e ficou mais claro que quando um ganha, todos podem ganhar também.

Mas o que mudou?

1) Tecnologia

A primeira grande estratégia de destaque que pode ser observada foi a aceleração da transformação digital. Franqueadores e franqueados de todos os setores de negócios aumentaram a velocidade na adoção de tecnologia para administrar os negócios. Tendências que foram vistas como experimentais antes da crise, como vendas on-line, marketing omnichannel e tecnologia móvel, por exemplo, agora se tornaram componentes essenciais para a operação de sucesso de uma empresa.

2) Colaboração

Proximidade entre franqueado e franqueador foi a principal mudança

A colaboração e a comunicação se tornaram mais difundidas e os relacionamentos se tornaram mais horizontais do que verticais. Ou seja, o trabalho em equipe entre franqueador e franqueados se tornou um tema central para o setor de franquias. Um exemplo disso foi a criação de comitês de crise por redes de franquias para considerar alternativas aos desafios criados pelo surto da covid-19. Uma tendência semelhante pode ser vista dentro das empresas, com as relações entre gerentes e funcionários também se tornando mais horizontais.

3 – Flexibilidade

A situação criada pela pandemia exige que as partes interessadas sejam mais proativas e adaptáveis. Além da necessidade de adaptar modelos de negócios, a flexibilidade é essencial nas consultas entre franqueadores e franqueados, nas negociações com fornecedores e proprietários e no diálogo com funcionários e clientes.

Mas não parou por ai. Algumas coisas ainda estão por vir. 

4- Expansão

O que está mudando no ambiente de franquia

Expansão em alta em 2021

A expansão agressiva que vimos em anos anteriores foram reduzidos até o meio de 2020, no segundo semestre pode-se perceber um grande movimento na aquisição de franquias e planos de aberturas. Modelos foram adequados para novos locais, como lojas que sempre estiveram em shopping center, se organizaram para atuar no formato de rua também.

Outro ponto importante foi que diversas franquias começaram a descobrir no ambiente de Street Center (Shoppings abertos) oportunidades de negócios com uma mistura de características. Um pouco do conceito de rua associado ao conceito de shopping. Isso tem transformado e ampliado o modelo de negócios que tem demonstrado resultados positivos acima do que foi projetado para 2021 no ambiente de shoppings centers.

5- A mudança que veio para ficar

Com a valorização do comércio regional foi o ponto de partida para a mudança do modelo de negócio dentro do mundo das franquias. Empresas que antes atuavam apenas no modelo tradicional, se reformularam e abriram modelos HomeBased, para que pudesse buscar franqueados que gostariam de trabalhar de dentro de casa. Outra mudança que não pode deixar de ser mencionada foi a inclusão de produtos e conceitos locais no formato global. Empresas abriram espaço para regionalizar e com isso melhorar a experiência do cliente no ponto de venda com algo que já está acostumado.

Tudo isso aconteceu sem descaracterizar e colocar em xeque a consistência da marca, mas com uma dosagem suficiente para fazer com que o consumidor local se sinta parte da cultura do negócio.

=======================================================================================================Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×