Home Empreendedorismo O empreendedorismo é tão importante?

O empreendedorismo é tão importante?

por Gabriela Ravazzi
O empreendedorismo é tão importante?

Você já parou para pensar por que o empreendedorismo é tão importante para a economia do Brasil? Por que empreender  tem papel fundamental no desenvolvimento de um país? Abrir uma empresa pode até parecer uma atitude isolada, mas envolve diversos fatores que influenciam todo o mercado.

O empreendedorismo é tão importante

O empreendedorismo é importante para a economia

O que dizem os números do empreendedorismo

O Brasil deve atingir neste ano o maior patamar de empreendedores iniciais dos últimos 20 anos, segundo levantamento da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) realizado no Brasil com apoio do Sebrae.

Estima-se que 53,4 milhões de brasileiros estejam à frente de alguma atividade empreendedora, seja dando início a novos empreendimentos, consolidando novos negócios ou trabalhando para manter algo já estabelecido. Em níveis comparativos, o Brasil apresenta a 4ª maior Taxa de Empreendedorismo Inicial – negócios de até 3,5 anos de existência – entre os países que participaram da pesquisa.

Inclusive, esse número é maior do que o registrado nos Estados Unidos, México, Colômbia, Alemanha e nos países do BRICS (Rússia, Índia, China e África do Sul).

O efeito pandemia

Era esperado que grande parte do recorde de novos empreendedores neste ano fosse gerado por conta da pandemia, o que podemos dar como consolidado já que muitos negócios surgiram como consequência da crise causada pela Covid-19.

Além disso, o levantamento também mostra que o Brasil está entre os dez países que consideram a falta de emprego como grande motivador para recorrer ao empreendedorismo.

Seja formalizando um hobby ou até mesmo o que antes era um bico para complementar a renda, o empreendedorismo ajudou muitos brasileiros a enfrentarem a crise.

Afinal, por que o empreender é tão importante?

Homem com dúvida

Dúvidas para empreender

Mesmo com todas as dificuldades que envolvem abrir uma empresa no Brasil, empreender contribui de diversas formas para o desenvolvimento do país, o que vale tanto para grandes empresas quanto para negócios de uma pessoa só.

Mas bons negócios não surgem apenas quando tudo vai bem. Inclusive, é durante crises econômicas que soluções inovadoras encontram terreno fértil para prosperar.

Enquanto muitas pessoas esperam a hora certa de agir, o empreendedor é aquele que enxerga novas oportunidades independentemente da situação. Já pensou se todo mundo deixasse de investir sempre que o mercado oferecesse riscos?

É por isso que o empreendedorismo é tão importante para nossa economia.

Quando tudo parece piorar, novas empresas surgem para colocar as coisas de volta nos eixos, impulsionando a recuperação econômica e trazendo resultados positivos para a sociedade como um todo.

Elencamos aqui algumas das principais influências do empreendedorismo para a economia do Brasil:

Geração de empregos formais

Direta ou indiretamente: seja com funcionários próprios ou terceirados, empresas de médio e grande porte, principalmente, dependem da participação de colaboradores;

Circulação de renda

Com mais pessoas empregadas a circulação de dinheiro no país tende a aumentar;

Inovação e tecnologia

Com demandas cada vez mais urgentes, os novos empreendimentos encontram na tecnologia o alicerce para oferecer serviços de qualidade de forma cada vez mais rápida e acessível;

Aumento da competitividade

A qualidade dos serviços oferecidos é tamanha que a concorrência precisa oferecer o mesmo nível ou dobrar a aposta para sobreviver no mercado;

Qualificação profissional

Com o mercado mais competitivo, é esperado dos colaboradores habilidades diferenciais cada vez mais atualizadas e específicas em suas respectivas áreas de atuação. Não parece fácil e realmente não é. Decidir empreender, além de ser uma aventura, é uma decisão importante que deve ser tomada com cuidado, especialmente no momento atual.

Lembre-se que o mercado está em recessão, os preços estão em alta e boas ideias podem não ser suficientes para fazer seu negócio decolar. Existem opções no mercado que permitem analisar o espírito empreendedor ao empreendedor investir seu dinheiro com segurança e ainda tendo controle dos resultados e a presença constante de uma grande marca auxiliando no desenvolvimento do negócio. Sim, isso é possível!

Quer saber mais? Clique aqui e descubra como o mercado de franquias pode te ajudar a ser dono do próprio negócio!

=======================================================================================================

Acompanhe o portal  Negócio e Franquia nas redes sociais. Pegue seu celular e siga a gente no Instagram e no Linkedin. Se inscreva no Canal do Youtube e assista nossos PodCasts na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

×

Powered by WhatsApp Chat

×