Home Franquia Gestão de negócios para franquias de farmácia

Gestão de negócios para franquias de farmácia

por Redação
Gestão de negócios para franquias de farmácia

O empresário que procura por um negócio estável e com baixíssima possibilidade de quedas nas vendas, pode se contentar com a abertura ou parceria de uma das franquias de farmácia existentes no Brasil. Esse tipo de comércio, inclusive, teve crescimento desde o ano de 2020, segundo o Guia da Farmácia. 

As franquias de farmácias no Brasil faturaram em 2017 R$ 5.413 bilhões, um recorde na época, mas não pararam de crescer de lá para cá.  Juntas elas somam mais de 4.780 unidades distribuídas em 44 redes. Esses dados são da Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Atualmente existem mais de 20 franquias de farmácias chamam muita atenção de quem busca investir no segmento. A Farma&Farma, Farmácia Artesanal, a Farmelhor, Drogaria Max com mais de 125 unidades, Farmácia Brasil Popular, com a primeira farmácia container  e também a mineira Otima Farma.

Durante o 4° trimestre daquele ano, a categoria responsável por produtos de saúde, beleza e bem estar foi a segunda que mais faturou. Neste campo, as farmácias compõem grande parte do lucro.

Contudo, não é porque existe uma facilidade na atração dos clientes, nem que as crises terão melhor enfrentamento, que o franqueado ou gestor de uma franquia de farmácia deve deixar de aplicar questões de marketing ou técnicas para aumentar os negócios.

Neste artigo, você irá conferir as melhores dicas e estratégias de gestão de negócios para franquias de farmácia. 

Dessa forma, você terá cada vez mais tranquilidade durante o atendimento ao cliente e contato com os funcionários.

As vantagens de uma franquia de farmácia

Gestão de negócios para franquias de farmácia

As farmácias são ótimos negócios para obter lucros com maior facilidade, já que sempre haverá alguém em busca de uma solução de saúde. 

Diferentementemente de locais  da área médica, como um hospital veterinário emergência, as farmácias possuem enormes facilidades para diversificar os produtos.

Além dos tradicionais remédios para qualquer problema, esses locais também podem disponibilizar produtos de beleza, como shampoos, condicionadores, perfumes e desodorantes.

 Uma farmácia também pode servir diferentes serviços. Configura alguns exemplos abaixo:

  • Aplicação de vacinas;
  • Participação em campanhas de prevenção e cuidado com a saúde;
  • Tratamento e acompanhamento de pacientes;
  • Medição de temperatura;
  • Furo da orelha;
  • Plantas medicinais.

Esses são alguns dos benefícios que envolvem o modelo de franquias de farmácia. De modo geral, começar um tipo de negócio já conhecido e estável é muito mais fácil de prever o resultado e crescimento. Assim, ter mais segurança quanto aos investimentos aplicados.

Regulamentos

Com essas vantagens, algumas obrigações também são inclusas. 

O ambiente deve estar inserido em legislações específicas, como Lei nº 13.021/2104 e a unidade deve estar em dia com o regulamento das farmácias, seja do estado ou município que está instalada.

Uma das obrigações é que a farmácia deve ter um farmacêutico presente durante todo o expediente do local. 

Você pode ser um franqueado sem ser um profissional com o registro, mas deve contratar um especialista para realizar todos os acompanhamentos.

Parceria entre os locais

Já no início do estabelecimento da franquia, é importante entender que o franqueado não é apenas um contratado para ampliar os serviços, e sim, um parceiro do trabalho. 

Quanto mais contatos acontecerem entre as duas partes, mais chance tem do serviço crescer como um todo.

Auxílio, tira-dúvidas, onde investir, como divulgar…Todas essas ações e muitas outras devem ser muito bem acordadas, seja para franquias de farmácia ou de uma loja de bike. Dessa forma, o padrão de cópia será muito bem estabelecido e pronto para funcionamento.

Uma das principais tarefas que nem sempre são discutidas é o marketing, ou seja, como aplicar o dinheiro do fundo de marketing, onde todo franqueado deve contribuir com um pagamento, etc. O dono da franquia deve saber orientar como e onde distribuir.

O marketing na franquia de farmácia

Antes de começar a trabalhar a publicidade da empresa, também é importante ter em mente, para todos os franqueados, quais são os valores, missão, posicionamento e objetivos da marca.

No fundo, são esses pontos que deverão ser obedecidos pela equipe de marketing. No caso, a franquia pode contratar uma empresa prestadora de serviços terceirizados especializada nessa atuação. 

Isso vai fazer muita diferença e pode ser sentido pelos clientes e empregados.

A empresa contratada irá criar um plano de marketing, com estratégias bem definidas, onde serão discutidos os pontos fortes, fracos, concorrentes e especialidade da franquia. O mesmo deve ser passado para os franqueados. 

Dessa forma, a participação de franquias de farmácia da sua marca em campanhas de saúde terá um desenho semelhante e bastante alinhado em cada cidade. Sem contar um dos mais importantes, a comunicação com o público.

O reconhecimento da marca

Na gestão da franquia de farmácias, é importante entender que já existem muitas concorrentes estabelecidas no mercado. 

Portanto, qual será o diferencial do seu comércio? Você irá aplicar as vantagens no preço, entrega do serviço ou produtos disponibilizados?

Seja qual for a ideia, elas devem ser discutidas e alinhadas com toda a equipe, para que possa ser aplicada em todas as unidades das franquias.

Isso porque um cliente insatisfeito com uma unidade, pode facilmente compreender que a mesma opinião valerá para todas.

O gerenciamento da marca também evita possíveis desvios nas vendas. 

Por exemplo, tendo a ideia da marca muito bem enxergada por todos os envolvidos, ações como vendas de produtos aleatórios como monitor de tensão, podem ser facilmente identificados por clientes e funcionários.

Criação de um manual

Mais do que uma conversa com os franqueados, a criação de um manual pode trazer muito mais resultados para um trabalho bem alinhado e correto de acordo com os ideais da franquia. 

Desentendimentos e discussões serão facilmente evitados com consultas no manual.

É lá que também ficarão estabelecidas regras do que pode ser vendido, anunciado ou como os preços devem ser aumentados ou diminuídos. 

Digamos que sua farmácia tenha aparelhos específicos, como um aparelho de endoscopia veterinário, é no manual que estará colocado essas diretrizes especiais. 

Ferramentas digitais

O profissional que está longe do seu cliente, sempre vai sair perdendo nos dias de hoje. A internet é justamente o local para o acompanhamento de perto do público. Hoje em dia, quem exerce esse papel fundamental, são as redes sociais.

É por meio de perfis no Instagram, Facebook, Twitter, que você fica lado a lado de quem está precisando tirar uma dúvida, se informar sobre um preço ou que ainda não sabe que precisa de uma farmácia, mas, por meio de pesquisas, acabou caindo no anúncio da sua franquia.

Também não fique somente nas plataformas das redes sociais. Tenha um site com todas as informações que você sabe que o seu público procura, como ofertas, promoções e artigos especializados. 

Usar campanhas de e-mail marketing também é uma excelente estratégia para o relacionamento.

A partir da compra e cadastro do cliente na farmácia, você pode usar o e-mail fornecido para enviar novos conteúdos, convites, lançamentos de novos produtos exclusivos, direto na caixa de e-mail e no smartphone da pessoa.

Use métricas durante a gestão

O trabalho acima de nada adianta se você não souber o quanto o público está engajando. Saiba as metas a serem alcançadas, quais os tipos de públicos e se eles estão recebendo os anúncios e interagindo com a marca.

O acompanhamento deve ser feito de forma simultânea, e diversos programas e sites permitem análises fáceis do engajamento nas redes sociais. 

Essa é uma das vantagens proporcionadas pelo mundo digital e que o franqueado só tem a ganhar usando ela.

O poder do marketing tradicional

Com muitos dos pontos discutidos até agora, passíveis de serem realizados pela internet, muitos também podem achar que o cara a cara deve ser esquecido. Muito pelo contrário, ainda mais se tratando de franquias de farmácias.

A instalação de banners que expliquem quais os produtos em oferta, modelos de pagamento ou serviços realizados no local terão um efeito significativo no cliente que estiver passando pela unidade naquele momento.

Alguns comércios se beneficiam muito disso, pois são bem amplos e gerais, atendendo necessidades básicas. 

Será difícil você encontrar anúncios com preço câmara fria para cerveja, justamente pela especificidade de quem usualmente compra esse tipo de equipamento. 

Saiba organizar suas contas

Ainda que uma farmácia seja comércio do tipo essencial, ela ainda é um estabelecimento privado e que precisa lidar com contas a pagar, seja para o franqueado, para o dono, para o aluguel ou funcionários.

Nesse sentido, é urgente a separação entre as contas da empresa e as contas pessoais. Estabelecer relatórios, novos pedidos, entender as demandas do público, negar pedidos, aumentar e abaixar valores, tudo isso entra nas questões financeiras da empresa.

Se necessário, contrate um contador para cuidar somente das movimentações financeiras da loja, tenha um escritório pronto para alugar e resolver esses assuntos, assim separando espacialmente todas as discussões.

Invista na segurança

Sabendo da importância do tipo de produto vendido no local, você não deve de forma alguma bobear na segurança de seus funcionários e do espaço como um todo. 

Contrate um seguro de qualidade, tenha um bom estoque e faça o mesmo com todos os franqueados.

A instalação de uma porta de aço de enrolar manual é uma boa opção para impedir possíveis furtos. Coloque também um alarme. Dessa forma, qualquer tipo de movimento será facilmente percebido por você, estando perto ou longe do local.

Aplique o plano de gestão e seja referência

Depois de todas essas dicas, está na hora de colocar em prática e sair da teoria. Se você cuida de uma rede de franquias, comece já a aplicar o modelo de marketing digital nela. E, se você cuida de uma das unidades, comece a discutir com o gestor para aplicar agora.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

=======================================================================================================Gostou deste conteúdo? Visite o portal, e descubra que existem muitas informações importantes que podem te ajudar a tomar a melhor decisão na hora de empreender.  Compartilhe com amigos e familiares e siga a gente nas redes sociais. A Negócio e Franquia está no Instagram, no Linkedin.  Você pode acompanhar no canal do Spotify e até mesmo baixar as músicas do Playlist do empreendedor. Se inscreva no Canal do Youtube e acompanhe a coluna independente na Rádio Super FM.

Posts Relacionados

Deixe um comentário

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais

Don`t copy text!
×

Hello!

Click one of our contacts below to chat on WhatsApp

×