Home Negócios/Gestão Escolhi errado a minha franquia. Como posso corrigir isso?

Escolhi errado a minha franquia. Como posso corrigir isso?

por Cleo Gomes
0 comentário
Escolhi errado a minha franquia, como posso corrigir?

Em uma coisa temos que concordar, quem nunca sonhou em ter um negócio próprio e não depender mais de patrão? Acredito que todo mundo, imagina quando a escolha é uma franquia errada? Como sair dessa situação?

Para isso, existe um modelo de negócio que já vem pronto, com produtos e serviços já testados e conhecido pelo público. Dessa forma, as franquias são opções tentadoras.

Quando o empresário faz o opção de montar um negócio. Partindo direto para uma franquia, as chances de sucesso são grandes.

Mas, quando o empresário entende que fez uma escolha errada ou notou que a marca não oferece o que foi prometido no momento do contrato. O mais correto é fazer uma análise do projeto escolhido e encontrar o melhor caminho.

banner

No post de hoje, iremos mostrar o caminho para aqueles empresários que estão arrependidos da escolha do tipo franquia.

Afinal, como evitar que a franquia seja um pesadelo?

A maioria das pessoas no momento de adquirir uma franquia, juntamente com o sonho de empreender. A maioria, pulam etapas, acabam escolhendo sem buscar um conhecimento prévio sobre o assunto.

Por isso, realizam o investimento sem realizar planejamentos, sem estudo de mercado. Aproveitam algumas modinhas passageiras, acabam sem investir em uma assessoria especializada sobre o assunto.

Assim também, no caso das franquias, as assessorias são fundamentais, além delas, também existem cursos na área, blog especializados como o Negócio e Franquia. Lá existe muito material necessário antes da aquisição de uma marca.

Mas, se a aquisição foi realizada e toda transação está concretizada. Mesmo assim o arrependimento continua, algumas decisões podem ser tomadas. Veja:

Principais cuidados na rescisão de uma franquia errada

Homem analisando

Quem nunca fez uma aquisição de um bem e depois veio arrependimento? No caso de um investimento em uma franquia, existe a necessidade de tomar algumas medidas para não amargar prejuízos.

Um dos problemas mais frequentes na escolha errada de uma franquia é a falta de conhecimento sobre aspectos contratuais de relevância jurídica.

Por isso, é importante saber que as leis que regulam as negociações entre o franqueador e o franqueado, faz cumprir as obrigações de um documento chamado COF(Circular de Oferta de Franquia).  Com esse informativo, o franqueado tem acesso a informações necessárias para a transação ser clara.

Porém, após a assinatura do contrato , caso o empreendedor note aspectos diferentes do que consta no contrato. Como a falta de suporte, comunicação totalmente inferior ao acordado.

Ou qualquer detalhe que fuja do que foi oferecido , pode ser um excelente ponto de partida para encerrar a franquia, se esse for o caso.

Por isso, é necessário um olhar minucioso de cada cláusula antes da assinatura do contrato, para não ser pego de surpresa, evitando arrependimento na hora de fechar o acordo, isso evita uma multa.

Apoio de uma Assessoria

Se a ideia é encerrar a franquia ou realizar uma transição para outro ramo, o mais coerente a fazer é consultar uma assessoria especializada no assunto. Tenha em mãos um bom negociador e um jurídico de confiança.  Não vá para essa batalha sem um bom suporte. Pode ser prejudicial para você.

Mesmo com toda a burocracia existente nesse processo, essa é a melhor solução. Encerrar a franquia e começar uma nova, no ramo de interesse. Desta vez, adquirindo conhecimento e auxilio para quem entende sobre o assunto no mercado.

Viu como é preciso ter calma para não investir na franquia errada? Caso tenha interesse em saber mais sobre o assunto, busque quem mais entende sobre esse mercado. a Prosper Negócios com um assessoria especializada, ela vai te mostrar o caminho.

Conte conosco e bons negócios!

 

 

 

 

Posts Relacionados

A riqueza do varejo brasileiro, as tendências, as melhores práticas do mercado você só encontraca na Negócio e Franquia, descubra tudo sobre FRANQUIAS, SHOPPING CENTERS, EMPREENDEDORISMO, GESTÃO, NEGÓCIOS, CULTURA, TECNOLOGIA, INOVAÇÃO E CONHEÇA AS POLÍTICAS PÚBLICAS para o mundo dos negócios.

Newsletter

Assine nossa newsletter para novos conteúdos especializados. Mantenha-se atualizado.

©2023 Negócio e Franquia. Todos os Direitos Reservados. 

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Assumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar, se desejar. Aceitar Ler mais